O Maranhão, no Nordeste do Brasil, é considerado um dos maiores estados do nosso país, bem como um lugar privilegiado por abrigar cidades charmosas, construções importantes, praias paradisíacas e cenários dignos de cartões-postais.
Para te inspirar a conhecer um dos melhores lugares do Nordeste, o Guia da Semana fez uma lista com lugares imperdíveis para conhecer no Maranhão:
SÃO LUIS
Fundada em 1612 pelos Franceses, a cidade de São Luis, capital do Maranhão, foi deixada como herança colonial com mais de três mil construções. Suas ruas são cercadas por casas e palacetes antigos, que contam séculos de história. É possível observar na sua arquitetura um passado que remete a prosperidade e ostentação. Hoje, as antigas construções abrigam espaços culturais, museus e lojas - sem mencionar seu Carnaval de rua, que costuma ser bem animado.
PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES
Os Lençóis Maranhenses são um dos principais destinos turísticos do Maranhão – está localizado no noroeste do estado e a 250 km da capital São Luís, ocupando uma área de 155 mil hectares. A região é composta por dunas de areia, mangues, rios e lagoas formadas pela água da chuva que, juntas, formam um cenário surreal - como se fossem verdadeiros 'lençóis de água' em meio à imensidão de um deserto. Dentro desse espaço está o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde estão as mais belas lagoas da região.
CHAPADA DAS MESAS
Para quem quer conhecer um lugar novo e de quebra descobrir um dos paraísos 'escondidos' no Brasil, a Chapada das Mesas é um prato cheio. Com muitas trilhas, muito verde, cachoeiras e piscinas naturais impressionantes, o local é uma daquelas surpresas agradáveis que todo mundo gosta de ter.
Assim como nas demais Chapadas, as distâncias entre os pontos turísticos são bem grandes. Por isso, a melhor coisa é ter um carro 4x4 ou reservar os passeios com uma agência de turismo. Dentre os grandes destaques estão o Poço Azul, a Cachoeira de Santa Bárbara e o Santuário da Pedra Caída.
ALCÂNTARA
Ideal para fazer um bate e volta saindo de São Luís, Alcântara já foi uma das cidades mais ricas do Maranhão entre os séculos 18 e 19. Hoje em dia não encontramos sua arquitetura muito bem conservada, mas ainda é possível observar algumas obras, como os sobrados coloniais cobertos por azulejos portugueses, e as ruínas do mercado de escravos Palácio Negro e do prédio da prefeitura, onde funcionou uma cadeia pública no século 18.
BARREIRINHAS
Você já ouviu falar em Barreirinhas? A cidade é a porta de entrada para os famosos Lençóis Maranhenses, mas não é só isso que o destino tem a oferecer. Localizada a 250 km de São Luis, ela é cortada pelo Rio Preguiças, formando diversas praias de água doce com faixas de areia, onde os moradores e turistas conseguem se refrescar do calor que faz na região.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 8 Jan 2019.