Muito sol, dunas de areia, lagoas de águas doce e praias paradisíacas. Com essas características só poderíamos estar falando de uma região do Brasil: o Nordeste, é claro. O Rio Grande do Norte é a verdadeira definição de um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na hora de pensar nas férias dos sonhos.
Com grandes redes de hotéis e uma infraestrutura bem montada, conhecer o Rio Grande do Norte é a certeza de curtir um destino com um bom custo benefício e voltar para casa com experiências únicas. Afinal, diante da diversidade de atrações, não tem como não gostar!
Seja para uma viagem romântica, em família ou até mesmo sozinho(a), você vai se apaixonar pelo destino! Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma galeria com 10 lugares para conhecer no Rio Grande do Norte! Confira:
NATAL
Natal é o ponto de partida para qualquer um que queira explorar o Rio Grande do Norte. A principal cidade do estado abriga arranha-céus, shoppings, grandes estradas e todas as características de uma cidade grande. Em contraposição, o destino é um ótimo roteiro de verão para quem quer conhecer o nordeste sem abrir mão de uma boa localização.
Com praias, dunas e atrações badaladas, Ponta Negra é o melhor lugar para quem quer passar as férias em Natal. Observar o dia passar em uma cadeira na beira-mar ou se aventurar nos passeios de buggy pelas dunas são os programas preferidos dos turistas.
LAGOA DE PITANGUI
A 30 km de Natal está uma das lagoas mais badaladas do estado: a Lagoa de Pitangui. Por possuir vários quiosques ao seu redor e espaço para sentar e curtir o dia, muitas famílias escolhem o local como roteiro certo de férias. Independente da época visitada, é possível curtir a beleza do lugar – fora da alta temporada, o turista encontrar o lugar mais tranquilo e reservado.
LAGOA DO CARCARÁ
Outra lagoa que vale a visita no Nordeste é a Lagoa do Carcará. Localizada a 35 km de Natal, é uma das mais bonitas do Rio Grande do Norte. Com águas cristalinas esverdeadas e areias branquinhas, o destino exibe um cenário digno de um quadro de tão surpreendente. O acesso ao local não é tão fácil, por isso costuma ser mais vazia, mas toda dificuldade para alcançá-lo vale a pena!
GENIPABU
Um dos passeios bate e volta mais procurados de Natal é a visita à Praia de Genipabu, um verdadeiro oásis em meio ao Rio Grande do Norte. A paisagem ecológica natural do local chama a atenção de todos os turistas que visitam a região, já que o destino está localizado em meio ao deserto e dunas de areia.
Os roteiros de buggy adoram o lugar já que é possível fazer um passeio dois em um: conhecer a praia de águas cristalinas azuis e ainda se aventurar em uma lagoa, que recebe o mesmo nome da praia, em meio às areias branquinhas. É um daqueles passeios mais do que obrigatórios!
PIPA
A 80 km de Natal está o famoso vilarejo de Pipa, um destino paradisíaco no Rio Grande do Norte. Dizem que o local é a versão "gourmet" do Nordeste, já que abriga hotéis famosos, restaurantes badalados e todo aquele agito que só um vilarejo do Nordeste pode oferecer.
Durante todo o ano, a cidadezinha recebe turistas brasileiros e estrangeiros, por isso, por lá não existe baixa-temporada, mas vale a pena buscar uma data onde os preços estão mais em conta. Para quem gosta de praias paradisíacas, a Praia do Amor é o principal cartão-postal de lá: lindas falésias avermelhadas se contrapõem ao azul do mar.
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
A 100 km de Natal, virando a "esquina" no Mapa do Brasil, São Miguel do Gostoso é o roteiro ideal para descansar com muita sombra e água fresca! O lugar foi descoberto pelos turistas nos últimos anos e motivos para incluir o paraíso em seu roteiro de férias não faltam.
Gostoso não ostenta grandes redes de hotéis, tampouco badalados restaurantes, mas a aventura mega vale a pena. Parte de seu charme está exatamente na falta de atrativos famosos, já que o destino é bastante sossegado. O destino ainda tem uma abundância de vento, fator que o torna famoso pelos praticantes de esportes de vento como kitsurf, por exemplo.
TOURINHOS
A cerca de 7 km de Gostoso está um dos lugares mais bonitos da região: Praia de Tourinhos. Com uma paisagem paradisíaca, Tourinhos recebe esse nome por conta dos seus corais petrificados há mais de dois mil anos, que se parecem com um rebanho de touros.
Com uma larga faixa de areia, o passeio é um dos roteiros preferidos dos turistas pela região, principalmente porque é possível andar de quadriciclo ao longo da grande enseada. A sensação é de que o turista está em uma verdadeira praia deserta.
GALINHOS
Você já ouviu falar em Galinhos? Trata-se de um destino quase desconhecido no Rio Grande do Norte onde os turistas encontram praias paradisíacas e um clima tranquilo sem igual. A 170 km de Natal, a pequena cidade é o roteiro certo de quem quer fugir das multidões e curtir um cenário natural com ares de praia deserta.
Um dos cartões-postais do destino é o seu Farol, que foi erguido em 1931. Além de orientar as navegações no litoral da região, a construção está em uma posição estratégica que permite que o turista aprecie o mais belo pôr do sol de Galinhos! Vale a visita!
MOSSORÓ
Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, é uma cidade de muitos títulos. Conhecida por sua quantidade de poços de petróleo, águas termais e pelas suas festas juninas, o destino é o roteiro certo de quem quer conhecer a cultura do estado. Localizada a cerca de 290 km de Natal, Mossoró encanta por sua simplicidade e sua rica história.
O mês de junho é a melhor época para conhecer a cidade. É que nesse período acontecem as famosas festas, que reúnem mais de um milhão de pessoas todos os anos. Outro lugar que vale a visita são as Salinas de Mossoró, responsáveis por grande parte da produção de sal do nosso país.
MARACAJAÚ
Um pedaço do Caribe no Nordeste brasileiro: essa é a definição dos turistas ao conhecerem Maracajaú, no Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pequena vila de pescadores a 60 km de Natal, que oferece piscinas naturais e grandes barreiras de corais.
Seus parrachos, espécie de corais e banco de areia, aparecem na maré baixa, sendo o cenário perfeito para nadar com peixinhos ou simplesmente curtir um mar tranquilo. O visual se assemelha bastante com Maragogi, em Alagoas.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 20 Set 2018.