Há quem diga que os lugares paradisíacos são aqueles que possuem praias e um mar bem azul. Acontece que a Região Centro-Oeste do Brasil, que abriga Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tá aí para comprovar que é possível conhecer lugares maravilhosos e paradisíacos mesmo estando bem longe do litoral.
Para quem gosta de descobrir lugares novos e se surpreender com suas belezas, essa lista é uma ótima dica de roteiro e uma incrível inspiração para as próximas viagens. Dentre os locais estão cachoeiras com águas cristalinas, praias de água doce, rios com peixes coloridos e muito mais. Confira:
CHAPADA DOS GUIMARÃES, MATO GROSSO
A imponência natural da Chapada dos Guimarães fez com que, em 1989, fosse criado um parque nacional que leva seu nome. Na área de conservação e em seus arredores ficam a maior gruta de arenito do Brasil, cachoeiras como a emblemática Véu de Noiva, uma das maiores do Brasil, além de uma diversidade de paredões de pedra alaranjados e belos rios.
NOBRES, MATO GROSSO
Você conhece Nobres? O destino no Mato Grosso é uma ótima opção para quem quer nadar com peixinhos coloridos. O Aquário Encantado é a principal atração de lá já que permite ao turista praticar o snorkelling – é possível observar diversas espécies de peixes diferentes.
PANTANAL, MATO GROSSO
O Pantanal, em Mato Grosso, é propício para o turismo ecológico, ideal para quem quer se sentir junto da natureza. O bioma tem 150 mil quilômetros quadrados e se estende por alguns municípios do estado, transformando a paisagem a cada local explorado. Por lá, é possível encontrar uma grande diversidade de animais em seu habitat natural, além de conhecer de perto um dos ecossistemas mais importantes do Brasil.
ARAGUAIA, GOIÁS
O Rio Araguaia é uma das principais atrações turísticas de Goiás, principalmente no mês de julho, quando a água fica em um nível mais baixo e surgem longos bancos de areia, formando as famosas praias de rio. As praias de água doce atraem milhares de brasileiros e, inclusive, estrangeiros. Algumas barracas se foram na areia, tornando o ambiente ideal para curtir o dia.
PARQUE ESTADUAL SERRA RONCA, GOIÁS
A 641 km de Goiânia, na região Nordeste de Goiás, está o melhor destino para quem ama cavernas: o Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR). O espaço abrange uma área de 57 mil hectares e é considerado uma das maiores concentrações de cavernas da América Latina. A porta de entrada para esse paraíso é a cidade de São Domingos, sendo uma boa opção para montar 'base' e sair explorando a região.
PIRENÓPOLIS, GOIÁS
Misturando o charme de uma cidade histórica com atrações naturais incríveis, Pirenópolis é aquele lugar que todo mundo deveria visitar uma vez na vida. Localizado a cerca de 130 km de Goiânia, o local foi descoberto em 1727 por um grupo de bandeirantes e recebeu este nome por causa de sua localização, aos pés das Serras dos Pirineus. Com uma grande quantidade de ouro, a cidade foi muito explorada, mas em 1900 se iniciou um processo de conservação que tornou possível preservar a maior parte de suas características originais.
CACHOEIRA SANTA BÁRBARA, GOIÁS
Os amantes de natureza e trilhas já devem conhecer a Chapada dos Veadeiros. O local é um verdadeiro paraíso em meio ao estado de Goiás. Cada paisagem encanta mais do que a outra e fica difícil escolher um lugar preferido. Para quem gosta de águas cristalinas, a dica é visitar a Cachoeira Santa Bárbara. Ela encanta por suas águas cor turquesa e um fundo de areia branca. Para alcançá-la, é necessário pegar uma trilha de cerca de 5 km, mas todo esforço vale a pena.
VALE DA LUA, GOIÁS
O Vale da Lua é o atrativo mais conhecido da Chapada de Veadeiros, junto com o Parque Nacional. No local, o Rio São Miguel percorre enormes pedras de granito esculpidas pela água por mais de 600 milhões de anos, moldando formas que se parecem com crateras lunares.
RIO QUENTE RESORTS, GOIÁS
Um destino tranquilo e paradisíaco, mas ao mesmo tempo divertido e surpreendente. Talvez essa seja a melhor definição para o Rio Quente Resorts, em Goiás. Ideal para todos os tipos de viajantes, o local possui águas cristalinas incríveis e uma área verde impecável, quebrando todos os pré-conceitos do cerrado.
RIO SUCURI, MATO GROSSO DO SUL
Ele está entre os 10 rios com águas mais cristalinas do mundo e é um dos passeios mais buscados por quem visita Bonito. Estamos falando do Rio Sucuri, principal local para praticar snorkelling e nadar com peixinhos coloridos. A prática pode ser feita por adultos e crianças e não precisa de treinamento e nem muita prática já que consiste em uma verdadeira "flutuação" nas águas com o auxílio de snorkelling, colete de salva-vidas e roupa especial.
PRAIA DA FIGUEIRA, MATO GROSSO DO SUL
A Praia da Figueira é o passeio ideal em Bonito para quem busca tranqüilidade e sossego, sendo um dos passeios mais procurados por famílias com crianças. O local é formado por uma lagoa de água doce e cristalina, dando a impressão de ser uma verdadeira praia em meio à natureza.
GRUTA AZUL, MATO GROSSO DO SUL
A Gruta do Lago Azul possui em seu interior um lago natural de cor azul, dando origem ao nome do local. O chão e o teto são tomados por estalactites e estalagmites, que encantam os turistas. O tombamento como monumento natural, feito pelo IPHAN em 1978, garantiu a preservação do principal cartão-postal de Bonito. É preciso ficar atento, pois a atração tem o número de visitantes diários controlado.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 15 Mar 2019.