O Litoral de São Paulo costuma ser subestimado por quem é de fora – dizem que é cheio de gente e com excesso de lixo. É verdade que algumas de nossas praias estão em péssimas condições, mas é possível se surpreender e encontrar lugares incríveis sem precisar sair de São Paulo.
Praias desertas, trilhas e mirantes são apenas algumas das surpresas que encontramos ao percorrer o litoral paulista. Para te inspirar a explorar ao máximo a região, o Guia da Semana fez uma lista com 12 lugares incríveis para descobrir no Litoral de São Paulo. Confira:
PRAIA DAS CONCHAS, GUARUJÁ
Em um condomínio do Guarujá encontra-se a passagem 'quase secreta' para três praias incríveis: Iporanga, Praia de São Pedro e Praia das Conchas. Essa última merece um destaque especial, já que além de não ser muito conhecida, possui uma piscina natural refrescante, perfeita para quem está com crianças!
O roteiro é ideal para quem quer fugir das praias agitadas da região, principalmente na alta temporada. A dica é chegar cedo para ir ao local, já que o condomínio estipula um número limitado de visitantes por dia. O acesso às praias é feito por pequenas trilhas dentro do condomínio, cercadas por muito verde!
TRILHA DAS RUÍNAS, GUARUJÁ
A Trilha das Ruínas, no Guarujá, é um daqueles passeios que quase ninguém conhece, mas que guarda um rico passado histórico, além de belas paisagens. Em meio à Mata Atlântica está os resquícios de uma das primeiras igrejas do Brasil, a Igreja Ermida do Guaibê, construída no século XVI. Dizem que foi nela que o Padre Anchieta catequizou os índios. O trajeto pode ser feito sem o auxílio de um guia turístico, embora o passeio fica mais interessante com um, já que é possível descobrir as histórias e curiosidades.
O início da trilha se dá na Balsa que leva à Bertioga e, além das ruínas, o trajeto leva a praias quase desertas, sendo elas a Prainha Branca, Praia Preta e Camburi. O trajeto ao todo demora cerca de 40 minutos e deve ser feito durante o dia.
MIRANTE DO MORRO DO MALUF, GUARUJÁ
Para quem quer admirar o mar do Guarujá de um outro ângulo, a dica é ir até o Mirante do Morro do Maluf, que fica entre as Praias de Pitangueiras e Enseada. Para quem for de carro, é possível cortar uma boa parte da caminhada, embora ainda precise andar um pouco mais para alcançar o pico. De lá saem aventureiros que voam de paraglider.
Por se tratar de um local com o acesso um pouco mais difícil e isolado do restante da cidade, a dica é não ir durante a noite ou sozinho, a fim de evitar qualquer tipo de transtorno que possa estragar o passeio!
PRAIA DO SANGAVA, GUARUJÁ
Para quem vai ao Guarujá e quer curtir um lugar mais sossegado, saiba que essa raridade pode ser encontrada na Praia do Sangava. Mas tamanho sossego tem seu preço: uma trilha de aproximadamente uma hora para chegar em uma pequena praia deserta com águas cristalinas, longe de todo barulho e caos. A trilha sai do Bairro Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá. Também pode ser acessada pela Praia do Góes, em Santos.
PRAIA CHEIRA LIMÃO, GUARUJÁ
Você já ouviu falar na Praia Cheira Limão, no Guarujá? Considerada a menor praia da cidade, ela recebe esse nome por estar aos pés do Morro dos Limões. Por ter águas cristalinas e bem calmas, o local costuma ser frequentado por quem busca tranquilidade.
Localizada entre as Praias do Sangava e Góes, para chegar até esse pedacinho de paraíso é necessário alugar um barco, já que não existe trilha. Por não haver infraestrutura, a dica é levar água e recolher seu lixo sempre!
PISCINAS NATURAIS DE ITAGUARÉ, BERTIOGA
Vizinha da famosa Riviera de São Lourenço, a Praia de Itaguaré é pouco conhecida - o que faz com que ela seja mais preservada e ideal para relaxar. Suas águas cristalinas são ótimas para quem quer surfar ou apenas admirar a paisagem. Além disso, um rio deságua na areia formando incríveis piscinas naturais. Para chegar até lá, basta entrar pela Riviera de São Lourenço e caminhar até o final da praia e na última rua pegar uma trilha de 5 minutos.
Para chegar até as piscinas naturais é necessário fazer uma caminhada de 30 minutos até o final da praia. O local revela um incrível encontro de águas: o Rio Itaguaré deságua no oceano, transformando a paisagem em uma lagoa imensa!
FORTE SÃO JOÃO, BERTIOGA
Para fugir um pouco do roteiro de praias, que tal se aventurar em um lugar histórico? O Forte São João, em Bertioga, é um desses lugares bem bacanas e que quase ninguém conhece. Construído pelos portugueses em 1532, trata-se da primeira fortaleza erguida no Brasil.
Com entrada gratuita, por lá o visitante pode observar armaduras, canhões, sem mencionar a vista privilegiada da praia. O forte está localizado na ponta da Praia de Bertioga, ao lado do canal e próximo à balsa.
ESTAÇÃO ECOLÓGICA JURÉIA-ITATINS, PERUÍBE
A Estação Ecológica de Juréia-Itatins foi instituída em 1986 após um longo processo de mobilização da opinião pública em favor da preservação de suas praias e área verde. Hoje, é um incrível destino para se ter contato com a natureza em sua verdadeira essência, fazer trilhas e curtir praias mais vazias.
Distribuídas pelas cidades de Iguape, Itariri, Miracatu e Peruíbe, sua entrada é feita pela Dr. Dalmar da Costa, em Peruíbe. Lá, o turista consegue pegar um mapa informativo e dicas de lugares para se visitar. Por ser uma região extensa e sem infraestrutura, é indicado estar com o tanque cheio e com comida para não ter nenhuma preocupação. Dentre os pontos imperdíveis estão a Cachoeira do Paraíso, que conta com águas calmas e bem cristalinas, e a Praia do Guaraú.
TRILHA DAS PRAIAS DESERTAS, UBATUBA
Para quem está em Ubatuba e quer fazer um roteiro incrível, a dica é conhecer a Trilha das Praias Desertas, que, como diz o nome, é um percurso de dificuldade média de aproximadamente 10 km, que percorre a Serra do Mar e passa por sete praias incrivelmente paradisíacas!
A trilha parte da Praia da Fortaleza e termina na Praia da Lagoinha. A dica é, ao final do percurso, contratar um barco (taxi boat) para fazer o caminho de volta, caso não queira percorrer os outros 10 km.
ILHA ANCHIETA, UBATUBA
A Ilha Anchieta, em Ubatuba, é muito mais do que um ponto turístico para se admirar belas praias. Isso porque a Ilha, no passado, serviu como prisão e hoje em dia é uma reserva natural. Para quem quer conhecer praias bonitas, bem preservadas e curtir a natureza, o local é uma ótima pedida. Já para quem se interessa por história, é possível visitar as ruínas do antigo presídio, que tomou conta do local nos anos 50.
Para chegar até o local é possível optar pelos passeios de escuna que saem da Enseada e do píer do Saco da Ribeira, ou alugando um barco com tripulação de lá.
BONETE, ILHABELA
Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Bonete fica no sul de Ilhabela e é o passeio perfeito para quem quer se aventurar. Para chegar nela é preciso seguir uma trilha de 12 km de extensão, que se inicia na Ponta de Sepituba e passa pelo Parque Estadual de Ilhabela, atravessando três cachoeiras com águas cristalinas.
A caminhada dura de três a seis horas - dependendo do ritmo e preparo da pessoa. Por aí você vê que é meio difícil de chegar ao Bonete, mas quando você se deparar com a paisagem e a praia deserta, não vai nem lembrar do percurso de ida e de volta! Por lá, existem alguns campings e uma pequena vila de pescadores, sendo uma boa oportunidade para quem quer passar a noite.
CACHOEIRA DO PAQUETÁ, ILHABELA
A Cachoeira do Paquetá está localiza ao sul de IlhaBela, no bairro bexiga, e é uma opção de passeio refrescante para quem quer fugir dos tradicionais pontos turísticos e conhecer lugares novos. Para chegar até ela é preciso pegar uma trilha de alguns minutos caminhando pela mata até chegar ao ponto mais alto, que rende belas fotos. Sem contar a energia e calmaria do local, que em dias de semana o acesso é mais fácil.
O nome Paquetá é de origem tupi, já que o local abriga muitas pacas. O acesso é feito pelo final da Rua José Batista dos Santos, onde há um espaço para estacionar, que pode ser cobrado pelo período de permanência.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 20 Ago 2018.