Salvador é uma daquelas cidades que os brasileiros se orgulham de dizer que faz parte do país: recheada de história, pontos turísticos famosos e praias paradisíacas, a capital da Bahia só tem coisas boas a oferecer para quem visita. Seja para desfrutar de sua rica gastronomia ou quem sabe para sentir o calor do povo hospitaleiro, o destino precisa fazer parte do seu roteiro de viagem nas próximas férias.
Dividida entre parte Alta e Baixa, a cidade é um daqueles lugares em que o turista nunca se cansa de explorar. Afinal, a cada esquina é possível encontrar uma atração digna de fotografia. Para te inspirar a conhecer um dos lugares mais incríveis do nosso país, o Guia da Semana fez uma lista com tudo o que você precisa conhecer em Salvador, na Bahia:
PELOURINHO
Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Pelourinho é um dos lugares mais conhecidos de Salvador. Recheado de casarões coloniais das mais diversas cores, andar por suas ruas de paralelepípedos e tirar algumas fotografias é um daqueles programas obrigatórios de quem visita a cidade.
Curiosidade: foi no Pelourinho que Michael Jackson gravou o clipe 'They Don’t Care About Us'.
ELEVADOR LACERDA
O Elevador Lacerda é um dos cartões-postais de Salvador e um meio de transporte utilizado pelos moradores e turistas para irem da parte Alta a parte Baixa da cidade. O transporte é super baratinho, cerca de R$ 0,15 centavos, por isso, muitas pessoas escolhem utilizá-lo e de quebra ver a linda paisagem que ele proporciona: uma vista panorâmica da Baia de Todos os Santos. Para deixar o passeio ainda melhor, a dica é ir na sorveteria A Cubana, uma das mais antigas da cidade.
MERCADO MODELO
Para quem gosta mesmo é de comprar lembrancinhas quando viaja, o Mercado Modelo é o lugar certo. Ao todo são mais de 260 lojinhas divididas em dois andares, onde o turista pode encontrar desde cerâmicas a berimbau. Para esticar o passeio, a dica é fazer uma boquinha nos dois restaurantes que encontram-se no segundo andar: além de provar a deliciosa culinária baiana, é possível ter uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos.
PALÁCIO RIO BRANCO
Um imponente edifício se destaca na paisagem azul de Salvador: trata-se do Palácio Rio Branco, local que já foi Governo Geral do Brasil entre 1549 e 1763, e hoje é um incrível ponto turístico para quem gosta de descobrir mais sobre a história da cidade. Uma boa opção para fazer esse passeio, é contratar um tour guiado, dessa forma, é possível conhecer por dentro do edifício e saber mais sobre suas curiosidades.
IGREJA DO SENHOR DO BONFIM
A Basílica do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, também conhecida como Igreja do Bonfim, é uma das igrejas mais conhecidas e visitadas de toda a cidade. Sua construção é datada de 1746, aproximadamente, e foi construída para abrigar a imagem do Nosso Senhor do Bonfim, trazida de Portugal em 1745. O santo é o padroeiro da Bahia e a devoção do povo baiano ao santo é muito forte, por isso, é um dos lugares mais respeitados e visitados de toda a cidade. É lá que estão as centenas de fitinhas coloridas do bonfim.
FAROL DA BARRA
O Farol da Barra é um dos muitos pontos turísticos tem-que-ir em Salvador e motivos é o que não faltam para explicar o porquê. Banhado pelas águas da Baía de Todos os Santos, é lá que está o melhor por do sol da Bahia e também é uma ótima opção de passeio ao ar livre - principalmente para quem gosta de fazer piquenique, por exemplo.
ILHA DE ITAPARICA
Para quem gosta de praias bonitas e quer fazer um passeio bate e volta, a dica é conhecer a Ilha de Itaparica, bem próxima a costa de Salvador. Trata-se da maior e mais famosa ilha da Baía de Todos os Santos, com mais de 40 quilômetros de praias e areias branquinhas. Para quem quer fugir das praias lotadas da cidade e conhecer o melhor do litoral baiano, o passeio é a pedida certa!
DIQUE DO TORORÓ
As oito grandes esculturas de orixás sobre o espelho d´água fizeram do Dique de Tororó outro cartão-postal incrível de Salvador. Ao fundo, outro local que merece uma visita: a Arena Fonte Nova, principal estádio da cidade que recebeu os jogos da Copa do Mundo.
Atualizado em 18 Mai 2018.