Como não se apaixonar por cada cantinho do nosso país? O Brasil é recheado de cidades incríveis e que são muito mais do que destinos turísticos: são verdadeiras obras de arte! Conhecê-las é como andar em um museu a céu aberto, uma vez que cada esquina guarda uma construção importante ou conta uma história diferente.
Para te inspirar a desbravar o Brasil e conhecer lugares surpreendentes, o Guia da Semana fez uma galeria com 10 lugares no Brasil que são verdadeiros museus a céu aberto. Esses destinos fazem parte da história do nosso país e fazem o turista voltar para casa com uma bagagem cultural imensa. Confira:
PARQUE HISTÓRICO DO CARAMBEÍ [PARANÁ]
O Brasil possui cada lugar único e especial que fica difícil não se apaixonar pelo país e seus cantinhos charmosos. O Parque Histórico de Carambeí é um desses lugares impressionantes e que muita gente ainda não conhece. O local retrata fielmente a antiga colônia de imigrantes holandeses, que originou a cidade de Carambeí, no Paraná.
Com o objetivo de preservar a história e espalhar a informação para os turistas que visitam a região, foi criado um dos maiores museus a céu aberto do país, onde o turista encontra casas típicas, museus e igrejas construídas em tamanho real. Tudo para que o visitante consiga ver de perto e com detalhes como era a vida desses imigrantes. Além disso, para deixar a experiência ainda melhor, é possível comprar e saborear algumas comidinhas e doces típicos da Holanda.
ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM CARAMBEÍ.
Foto: Reprodução/Facebook Parque Histórico do Carambeí
OURO PRETO [MINAS GERAIS]
Parada obrigatória para entender sobre a história do Brasil, Ouro Preto é um dos destinos mais charmosos de Minas Gerais. Com um clima interiorano, o destino foi palco de um dos momentos mais importantes do nosso país: a Inconfidência Mineira - luta pelo fim do domínio português e o período da escravidão. Os principais artistas barrocos deixaram suas marcas e obras pela cidade, fator que faz com que Ouro Preto seja um verdadeiro museu a céu aberto, recheado de atrações e pontos turísticos históricos.
Um dos lugares mais incríveis da cidade, e um dos melhores para entender a história da região, é o Museu da Inconfidência Mineira. Por lá, o visitante encontra objetos e importantes documentos que demonstram a importância do movimento que buscava ir contra o domínio português. Além disso, o prédio que abriga o museu é um dos mais bonitos e icônicos da cidade!
SÃO JOÃO DEL REI [MINAS GERAIS]
São João Del Rei é uma das mais importantes e antigas cidades mineiras quando falamos sobre a época da colonização. O local nasceu em 1702, às margens do rio das Mortes, pelas mãos de bandeirantes paulistas. Embora guarde o agito de uma cidade interiorana mineira, o destino ainda consegue manter suas raízes e revelar aos turistas incríveis construções históricas.
A melhor forma de conhecer São João Del Rei em sua essência é percorrer suas ruas de paralelepípedos, sem pressa. Estando lá, não deixe de visitar a Igreja São Francisco de Assis, que foi tombada pelo IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]. O local conta com características barrocas, com uma grande quantidade de detalhes! Outro passeio imperdível é o roteiro de Maria Fumaça, fundado por Dom Pedro II, que tem como destino a cidade de Tiradentes.
TIRADENTES [MINAS GERAIS]
Recebendo o nome de um dos personagens principais da Inconfidência Mineira, Tiradentes une o melhor de todas as cidades de Minas Gerais e é um daqueles lugares recheados de história. O destino, que é bem famoso por seu Carnaval de rua, abriga igrejas e casarões bem conservados ao longo das ladeiras com o tradicional calçamento de pedra do Brasil colonial.
O principal ponto da cidade é o Centro Histórico, que abriga incríveis igrejas, em especial a Igreja Matriz de Santo Antônio. Sua localização privilegiada, no alto de uma montanha, garante uma bela vista da região, principalmente no pôr do sol, quando a luz dourada parece cobrir de ouro os casarões. Se a fachada já impressionada, o interior do espaço revela uma grande quantidade de ouro utilizada na decoração. A dica é conhecer a cidade com um Guia Turístico, já que este pode revelar outras curiosidades.
CONGONHAS [MINAS GERAIS]
A cidade de Congonhas, assim como muitas outras de Minas Gerais, nasceu da exploração do ouro para abastecer a economia na época do Brasil Colônia. O destino é um considerado um museu a céu aberto, já que é possível observar diversas construções importantes e entender ainda mais da história do nosso país.
Entretanto, mesmo com muitos lugares para serem vistos, o grande destaque da cidade é a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que constitui um dos mais famosos e belos conjuntos arquitetônicos do Brasil. Localizado em cima de uma montanha, os visitantes são recebidos com estátuas dos 12 profetas esculpidos em pedra-sabão. O autor desses tesouros da arte barroca foi Aleijadinho, entre 1800 e 1805. O local é considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade.
INHOTIM [MINAS GERAIS]
Inhotim é um daqueles lugares que todo mundo precisa conhecer antes de morrer. Idealizado em meados da década de 1980, transformou-se com o tempo, tornando-se o maior museu a céu aberto do mundo. A melhor parte é que o ponto turístico foge dos museus tradicionais, já que, inseridas em meio à natureza, as imensas esculturas interagem com o público!
Localizado em Brumadinho, a cerca de 60 km de Belo Horizonte (Minas Gerais), o local é a pedida certa para um passeio diferente e divertido. Com jardins projetados por Burle Max e mais de 500 obras, quem conhece Inhotim se apaixona.
PARATY [RIO DE JANEIRO]
A cidade de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, é um incrível destino de férias ou até mesmo de final de semana. Percorrer suas vielas de paralelepípedos é como voltar no tempo: casinhas coloridas, feirinhas de artesanatos e muitos restaurantes charmosos. Como se não bastasse tantas atrações, a cidade é rodeada por águas cristalinas de um azul sem igual, o que nos proporciona diversas praias e ilhas paradisíacas para visitar.
O Centro Histórico de Paraty é um dos lugares mais bacanas para se visitar. Graças ao tombamento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, por lá nada mudou desde os anos 1800, fazendo com que o passeio seja uma experiência única e incrível.
PETRÓPOLIS [RIO DE JANEIRO]
Petrópolis, destino serrano no Estado do Rio de Janeiro, é um dos roteiros preferidos dos paulistas e cariocas que querem curtir o charme da serra e conhecer uma cidade cheia de história. A cidade imperial, como é conhecida, é formada por diversas construções históricas e lugares perfeitos para curtir as baixas temperaturas.
O Museu Imperial é um daqueles roteiros imperdíveis para todos que visitam Petrópolis pela primeira vez. Trata-se da residência de verão da família imperial e que se transformou em um museu repleto de curiosidades. A construção por si só já vale a visita – ela foi construída em 1862 quando Dom Pedro se apaixonou pela região serrana do Rio e decidiu ter uma casa por lá.
PORTO SEGURO [BAHIA]
Você já ouviu falar na Costa do Descobrimento? A região, localizada no Sul da Bahia, é o local onde os portugueses desembarcaram junto com Pedro Álvares Cabral em 1500. Ela é conhecida por abrigar diversas riquezas naturais e principalmente cenários paradisíacos. Para quem gosta de conhecer lugares que misturam história e paisagens surpreendentes, o destino é a aposta certa.
Porto Seguro é um desses destinos imperdíveis quando se trata de história do Brasil. Dizem que foi lá que a frota de Pedro Álvares Cabral desceu em 1500. Para observar um pouco da herança colonial na cidade, a Cidade Histórica é o lugar perfeito para conhecer. Marco do descobrimento que simboliza o poder da coroa portuguesa, o local abriga a Igreja Nossa Senhora da Pena, que guarda imagens sacras dos séculos 16 e 17.
SÃO LUIS [MARANHÃO]
Fundada em 1612 pelos Franceses, a cidade de São Luis, no Maranhão, foi deixada como herança colonial com mais de três mil construções. Suas ruas são cercadas por casas e palacetes antigos, que contam séculos de história. Quem conhece a cidade, além de ter como plano de fundo um oceano com águas cristalinas, consegue conhecer o charme de uma cidade histórica do nordeste.
É possível observar na sua arquitetura um passado que remete a prosperidade e ostentação. Hoje as antigas construções abrigam espaços culturais, museus e lojas - sem mencionar seu carnaval de rua que costuma ser bem animado.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 1 Out 2018.