Sabe aquela velha história de que não vale a viagem ao Rio de Janeiro sem visitar o Cristo Redentor? Pois ela é bem verdade, principalmente porque o ponto turístico é um dos lugares mais visitados de todo o Brasil.
Lugares clichês são muitas vezes deixados de lado em um roteiro turístico justamente por serem clichês, mas toda a fama vale a pena. Afinal, se todo mundo visita, é porque algo de especial o local tem, né?
Pensando nisso, o Guia da Semana resolveu fazer uma lista com 10 paradas obrigatórias para todos os turistas que vão para o Rio de Janeiro. Confira:
SUBIR NO CRISTO REDENTOR
Uma das Sete Maravilhas é parada mais do que obrigatória para quem vai ao Rio de Janeiro. Não se trata apenas de conhecer um dos lugares mais famosos do mundo, mas também de poder entender o tamanho da grandeza do Cristo Redentor no alto do Morro do Corcovado, uma das montanhas mais altas da cidade carioca. De lá de cima, o turista consegue ter uma visão panorâmica do Rio de Janeiro, sem contar que consegue tirar excelentes fotografias.
MERGULHAR NA PRAIA DE COPACABANA
A Praia de Copacabana é um dos lugares mais famosos do mundo todo e motivos para tanta fama não faltam. O lugar abriga de tudo um pouco e por isso é o roteiro certo para todos os turistas: bicicletários, ciclovia, quiosques, hotéis, bares e restaurantes. Tamanho fascínio também se dá pelo belíssimo calçadão da Avenida Atlântica em pedras portuguesas brancas e pretas, que formam um lindo mosaico no formato de ondas! É lá que está a icônica estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade - sem falar que passar pela orla e parar para tirar uma foto já virou tradição.
PÔR DO SOL NO ARPOADOR
O melhor lugar para observar o entardecer no Rio de Janeiro é o Arpoador. Trata-se de uma pedra a beira-mar entre as praias de Copacabana e Ipanema, em que os turistas e cariocas da gema aproveitam para aplaudir o belíssimo espetáculo da natureza. Não tem como não se arrepiar: cada dia o pôr do sol se torna único, fechando com chave de ouro a experiência de viver o melhor do Rio de Janeiro.
CONHECER O FORTE DE COPACABANA
O Forte de Copacabana é um daqueles lugares históricos que não dá para não conhecer. Localizado no final da Praia de Copacabana, o local abriga o Museu do Exército e já serviu como antiga prisão. Hoje em dia, é programa ideal para visitar as antigas instalações, ver de perto armas histórias e admirar a belíssima paisagem. Aproveite para esticar o passeio e curtir a Confeitaria Colombo, que tem uma lojinha dentro do espaço.
ANDAR NO BONDE DE SANTA TERESA
Os tradicionais bondinhos amarelos se tornaram parte da paisagem e história do Rio de Janeiro e, por isso, é passeio obrigatório. O Bonde de Santa Teresa liga a região central do Rio de Janeiro com o bairro de Santa Teresa, passando por um dos lugares mais impressionantes da cidade: os famosos Arcos da Lapa. A experiência é bem bacana, principalmente por que apresenta o "Lado B" da cidade carioca, entrando pelos bairros e mostrando lugares que geralmente passariam batido em um roteiro tradicional.
TIRAR UMA FOTO NA PEDRA DO TELÉGRAFO
Você provavelmente já viu essa foto em algum lugar: uma pessoa pendurada em uma pedra com o cenário paradisíaco no Rio de Janeiro ao fundo. Trata-se da Pedra do Telégrafo, localizada dentro do Parque Estadual da Pedra Branca. Ao contrário do que pensam, ela não deixa ninguém 'no abismo' - tudo é uma questão de óptica. De qualquer forma, o passeio é a pedida certa para quem quer ver um mirante incrível com vista para a Baia de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro.
VISITA AO MORRO DA URCA
O Morro da Urca é um outro cartão-postal da cidade maravilhosa e conta com nada menos que 220 metros de altura! Além da visão única que o turista tem ao subir até seu pico, de lá é que sai o bondinho em direção ao Pão de Açúcar, outro passeio obrigatório para quem visita o Rio de Janeiro. Uma super trilha (indicada para todos) leva o visitante por praias incríveis e tem seu final no alto do morro. Vale a caminhada de 40 minutos!
SE AVENTURAR NO PARQUE DA LAGE
Aos pés do Morro do Corcovado, o Parque Lage encanta com seus 52 hectares de puro verde, programas culturais e arte. Originário de um antigo engenho de açúcar, o parque faz parte da memória histórica da cidade e é um dos passeios mais bacanas no Rio de Janeiro. Em 1957, o local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico e cultural da cidade!
CURTIR O AGITO DA LAPA
Conhecida pela noite agitada e lado boêmio, a Lapa é o lugar certo para quem quer conhecer o melhor da cidade maravilhosa. O lugar atrai moradores do Rio e turistas nacionais e estrangeiros em busca de cerveja gelada, clima carioca e muita música boa. Isso porque é lá que estão os barzinhos, restaurantes e lugares badalados. É a pedida certa também para quem gosta de arte de rua, já que em cada cantinho do bairro é possível encontrar um lugar digno de fotografia.
EXPLORAR O JARDIM BOTÂNICO
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é considerado um dos mais ricos e importantes do mundo. Fundado em 1808 por Dom João VI, o local é um importante ponto turístico da cidade e amplamente visitado. O espaço é o roteiro certo para curtir paisagens bonitas e diferentes, afinal, é um verdadeiro jardim repleto de plantas e flores incríveis!
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 22 Out 2018.