Sem dúvidas, em algum momento da vida você já se deparou com fotos da Chapada dos Veadeiros e se encantou. Sim, esse é o poder que o atrativo turístico, localizado em Goiás, tem: afinal, com tanta beleza e uma energia única, é impossível não ficar apaixonado.
Além do visual incrível, a Chapada também oferece uma pegada esotérica, o que é um prato cheio para quem gosta de viagens nesse estilo, tendo em vista que, entre suas belezas naturais, encontram-se dezenas de cachoeiras, muito verde e paredões rochosos. Por se tratar de uma área bem extensa, abrigando diversas cidades menores, muitas vezes é necessário o uso de carros para chegar nos pontos turísticos - uma boa alternativa é combinar os passeios com agências de turismo das cidades, assim dá para curtir tudo sem preocupações.
Para quem quer conhecer melhor esse paraíso, o Guia da Semana fez uma lista dos principais passeios e de tudo o que você tem que saber antes de ir para lá. Confira:
QUANDO IR, ONDE FICAR E COMO CHEGAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS
A melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros é durante a seca, período em que as chances de chuva são bem menores, o que significa que vai dar para percorrer as trilhas e conhecer as cachoeiras sem preocupações. Por isso, a dica é ir durante os meses de maio a setembro.
As atrações da Chapada dos Veadeiros estão espalhadas por três cidades da região: Alto Paraíso de Goiás (229 km de Brasília), São Jorge (265 km de Brasília) e Cavalcante (308 km da capital federal). Seja qual for sua escolha, qualquer uma dessas cidades oferece uma boa infraestrutura com opções de hotéis e agências de turismo. Provavelmente você vai precisar se deslocar de uma cidade para a outra se quiser conhecer os principais passeios da região, por isso, vale a pena conferir os melhores preços de pousadas e ver qual o melhor custo-benefício para você.
Chegar até a Chapada não é muito simples, mas todo esforço vale a pena. O aeroporto mais próximo do local é o de Brasília, por isso a dica para quem é de outros Estados é alugar um carro particular no aeroporto e percorrer os 230 km de separam Brasília da Chapada dos Veadeiros.
ENTENDENDO A CHAPADA DOS VEADEIROS
A Chapada dos Veadeiros é formada por três cidades, onde estão os principais passeios da região. A dica é reservar pelo menos 5 dias para conhecer tudo. Caso não tenha disponibilidade, selecione os passeios que mais quer realizar e trace a rota - como eles estão distantes uns dos outros (algumas cachoeiras costumam ficar mais de 30 km afastadas da cidade, por exemplo), tempo e planejamento são essenciais para quem vai visitar o destino.
Alto Paraíso de Goiás, 229 km de Brasília
A porta de entrada para a Chapada dos Veadeiros é Alto Paraíso de Goiás e geralmente é a principal escolha dos turistas para fazer a base e começar a explorar a região. Por lá, encontramos uma boa estrutura com opções de pousadas, restaurantes e caixas eletrônicos. É uma boa pedida para quem quer tranquilidade, já que o local não possui uma vida noturna agitada. Os principais passeios da cidade são: Cataratas dos Couros, Cachoeira das Loquinhas, Cachoeiras do rio Macaquinhos, Cachoeira dos Anjos e povoado do Moinho.
Cavalcante, 308 km de Brasília
Menor que a cidade anterior, Cavalcante é uma vila charmosa onde encontramos pousadas, restaurantes e caixas eletrônicos. O diferencial de lá é que, aos finais de semana, costuma rolar uma feira de artesanato e música ao vivo. Os atrativos naturais da cidade são: Cachoeira da Capivara, Cachoeira Santa Bárbara e Cachoeira Rio da Prata.
São Jorge, 265 km de Brasília
Com cerca de 600 habitantes, a cidade de São Jorge - colada com Alto Paraíso - é outra opção de hospedagem que os visitantes costumam escolher. Além de toda infraestrutura que encontramos nas outras cidades, São Jorge abriga a principal atração da Chapada: o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. Outros passeios são o Vale da Lua e o Encontro das Águas.
CACHOEIRA LOQUINHAS (ALTO PARAÍSO)
A Cachoeira Loquinhas é a que fica mais próxima a Alto Paraíso e uma das únicas onde é possível alcançar por trilha. O fácil acesso e sua boa estrutura não tiram a beleza de um dos lugares mais visitados da Chapada. Com águas cristalinas em tom esverdeado, é impossível não se apaixonar pela cachoeira. Um banho refrescante em seus poços já é motivo o suficiente para visitar esse lugar. Pra andar por lá não tem segredo: o mesmo caminho leva a duas cachoeiras - a Loquinhas e a Violeta, com seis poços de mergulho. O trajeto é feito em chão de madeira e com cordas de segurança. Paga-se R$ 20 para entrar.
CATARATA DOS COUROS (ALTO PARAÍSO)
No sentido Brasília, a Cataratas dos Couros é outro passeio imperdível para quem passa por Alto Paraíso. O local é um dos poucos onde o acesso é gratuito e não exige a presença de um guia turístico, mas indica-se a contratação do serviço para saber chegar ao local, já que passa por vários quilômetros de estrada de terra onde não existe nenhuma sinalização. Chegando ao local, enormes quedas d'água de uma beleza sem igual podem ser apreciadas - dependendo da época do ano, a quantidade de água é tão grande que se assemelha a Foz do Iguaçu, só que bem menor. Alguns pontos são mais tranquilos revelam piscinas naturais de águas sossegadas e cristalinas.
CACHOEIRA SANTA BÁRBARA (CAVALCANTI)
Uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada dos Veadeiros - e do Brasil - é a Cachoeira Santa Bárbara. Não é à toa que a atração é uma das mais procuradas pelos turistas que gostam de uma boa trilha e de conhecer lugares absurdamente bonitos. Chegar até esse paraíso natural não é fácil, mas todo esforço vale a pena ao mergulhar em suas águas turquesas. Para chegar até Santa Bárbara é preciso percorrer 25 km até a comunidade Kalunga Engenho II (maior reserva de quilombolas do Brasil) e ir até o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) para contratar um guia que vai te levar até o local. Da comunidade até a cachoeira são mais 6 km de distância, onde 5 km são feitos a pé em uma trilha de dificuldade média.
VALE DA LUA (SÃO JORGE)
O Vale da Lua certamente é um dos destinos mais misteriosos e diferentes da Chapada dos Veadeiros. Isso porque o atrativo abriga várias formações rochosas que foram esculpidas por milhares de anos pela força das águas do Rio São Miguel. As crateras de cores acinzentadas fazem lembrar o território lunar com grandes círculos assimétricos. A trilha curta para chegar ao local por si só já vale a pena: piscinas naturais e outras formações exóticas são apresentadas ao turista.
PARQUE NACIONAL CHAPADA DOS VEADEIROS (SÃO JORGE)
Reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros é o lugar perfeito para quem ama natureza e atrações naturais. Recheado de trilhas das mais diversas intensidades, com cachoeiras, mirantes e paisagens impecáveis, o local costuma atrair quem ama caminhar em meio à natureza e se deparar com atrativos naturais. O parque tem entrada gratuita e, por lá, é possível contratar guias turísticos por um valor a combinar, embora existam algumas trilhas que podem ser percorridas sem a presença deles.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 23 Jan 2018.