O Brasil é um país famoso por suas maravilhas naturais e sua cultura popular, mas também guarda um conjunto impressionante de museus de arte, de ciências ou históricos. Desde uma coleção de armaduras medievais no nordeste até espaços interativos de ponta no sul, passando por importantes acervos de arte no caminho, nosso país tem museus para todos os gostos.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 museu imperdíveis para você conhecer no Brasil. Confira:
MASP | São Paulo, SP
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand, ou MASP, museu que se consagrou como cartão postal de São Paulo, comporta uma coleção considerada a mais importante do Hemisfério Sul. Em seu acervo estão obras assinadas por artistas como Renoir, Rembrant, Botticelli, Velázquez, Ticiano, Degas e Manet em exposições permanentes, além das temporárias que são sempre muito interessantes. O próprio prédio é uma obra de arte – projetado pela renomada arquiteta italiana Lina Bo Bardi.
Pinacoteca do Estado de São Paulo | São Paulo, SP
Outro museu de São Paulo que merece destaque é a Pinacoteca do Estado. Considerado o museu de arte mais antigo da cidade, o museu foi projetado por Ramos de Azevedo – também responsável pelo Teatro Municiapl – em 1897, e inaugurado anos depois, com apenas 26 obras, todas telas. Hoje, o acervo conta com quase 10 mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Enquanto o segundo andar abriga o acervo fixo do museu, o espaço do primeiro andar do prédio é reservado para exposições temporárias, que ocorrem periodicamente.
Museu de Arte Contemporânea | Niterói, RJ
O prédio idealizado por Oscar Niemeyer, em Niterói, que hoje faz parte do cartão postal do Rio de Janeiro abriga o Museu de Arte Contemporânea. O museu foi inaugurado em 1996 e, apesar do acervo consideravelmente pequeno, com menos de duas mil obras, conta com obras de artistas importantes como Amílcar de Castro e Lygia Clark, e o próprio prédio é uma obra por si só que certamente vale a visita – também pela vista.
Museu Imperial | Petrópolis, RJ
O Museu Imperial guarda um dos mais importantes acervos de obras, livros e documentos relacionados ao período imperial do Brasil. Localizado em Petrópolis, no edifício que um dia funcionou como Palácio de Verão da família do Imperador Dom Pedro II, conta com um grande número de joias, moveis, objetos pessoais e obras de arte da Família Real. Ao seu redor, um maravilhoso jardim ajuda a compor uma bela imagem.
Museu Nacional de Belas Artes | Rio de Janeiro, RJ
O Museu Nacional de Belas Artes, localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, é um dos principais museus do gênero no país. Conta com um importante acervo que versa sobre a história das artes plásticas desde seus primórdios até a contemporaneidade. O prédio, projetado em 1908, conta com um espaço de mais de 17 mil km² repleto de trabalhos de artistas renomados como Debret, Taunay, Montigny e Pradier.
Museu Oscar Niemeyer | Curitiba, PR
Falando em Oscar Niemeyer, não se pode deixar de citar o museu que leva seu nome na capital paranaense. Comumente conhecido como o Museu do Olho, o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, foi originalmente projetado pelo arquiteto em 1967, e só ganhou o famoso anexo que ficou conhecido como Olho em 2002, quando foi inaugurado como museu. O complexo tem salas dedicadas a fotografia, esculturas e, claro, ao arquiteto que dá nome ao museu. Ao todo são mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva.
Instituto Inhotim | Brumadinho, MG
O Inhotim nasceu em 2004 como um espaço para abrigar a coleção particular do empresário Bernardo Paz, e foi aberto par ao público em 2006. Hoje, conta com um dos acervos de arte contemporânea mais importantes do mundo, com obras de artistas como Hélio Oiticica, e é considerado o maior espaço expositivo de arte a céu aberto da América Latina. Além disso, possui uma importante coleção botânica que reúne espécies raras de todos os continentes. Mais recentemente, foi locação da série brasileira internacional da Netflix 3%. O espaço fica na pequena cidade de Brumadinho, a apenas 60 km da capital, Belo Horizonte.
Museu da Gente Sergipana | Aracaju, SE
O Museu da Gente Sergipana, localizado na capital de Sergipe, Aracaju, foi inaugurado em 2011 e já se consagrou como um dos museus mais importantes do país. É o primeiro museu de multimídia interativo das regiões Norte e Nordeste e sua tecnologia é comparável a espaços paulistanos como o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa, no qual se inspirou para sua concepção artística. As instalações permanentes e temporárias incentivam a participação do visitante na descoberta e exploração da história de Sergipe e da gente sergipana.
Foto: Reprodução/Facebook Museu da Gente Sergipana
Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS | Porto Alegre, RS
Outro museu interativo que ganhou destaque no país foi o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Com o intuito de tornar o aprender mais divertido, o espaço conta com centenas de experimentos de tecnologia que versam sobre áreas do conhecimento como física, química e biologia, e incentivam a participação ativa dos visitantes. Ao contrário do que você pode pensar, as atividades são pensadas para pessoas de todas as idades.
Foto: Reprodução/Facebook Museu de Ciências e Tecnologia - PUCRS
Instituto Ricardo Brennand | Recife, PE
O Instituto Ricardo Brennand foi inaugurado em 2012 na capital pernambucana, Recife, e possui uma verdadeira fortaleza medieval em meio a um parque. Seu acervo conta com obras de artistas como Taunay e Debret, além de esculturas nos jardins, cerâmicas, e mais de 20 armaduras medievais acompanhadas de mais e três mil armas medievais como lanças ou espadas. O espaço tem um dos acervos mais importantes do país e é reconhecido internacionalmente.
Atualizado em 23 Jun 2018.