Belo Horizonte é uma daquelas cidades grandes que ainda guardam o charme mineiro que todo mundo gosta. O destino está cada vez mais caindo nas graças dos turistas, uma vez que conta com diversos passeios culturais e paisagens exuberantes, mas sem abrir mão de uma boa infraestrutura.
Para todas as idades, BH revela-se um destino de charme para quem quer conhecer uma das maiores capitais do Brasil. Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com passeios imperdíveis para fazer em Belo Horizonte. Confira:
PAMPULHA
Cartão postal de BH, a Pampulha atrai turistas pela sua zona verde e riqueza cultural, vide o Museu de Arte Moderna e a Casa do Baile. A arquitetura de Oscar Niemeyer é embelezada pela pintura de afrescos e azulejos de Cândido Portinari - sem contar o lago, habitat de capivaras e até de jacarés! A região conta com edifícios como a Igreja São Francisco de Assis (ou Igreja da Pampulha), cujas curvas remetem às montanhas de Minas Gerais.
MERCADO CENTRAL
Inaugurado em 1929, o Mercado Central ocupa o centro de Belo Horizonte com mais de 400 lojas que vendem produtos típicos como os queijos e doces mineiros, passando pelo artesanato, ervas e raízes. Afinal, não dá para voltar para a casa sem alguma delícia mineira na mala, não é mesmo?!
PALÁCIO DA LIBERDADE
Quer conhecer a história de Belo Horizonte? O circuito Praça da Liberdade é uma das paradas obrigatórias. Por lá, encontram-se mais de dez equipamentos culturais, entre museus e centros culturais e, é claro, o Palácio da Liberdade, local de trabalho do Governador de Minas Gerais. É famosa praça que se concentra o Carnaval de BH, um dos mais queridos do país.
PARQUE MUNICIPAL DAS MANGABEIRAS
A maior área verde da cidade, com 2,3 milhões de metros quadrados de matas nativas, conta com trilhas, mirantes, cascatas e uma fauna rica. O Parque Municipal das Mangabeiras atrai um público vasto e de todas as idades: lugar para descanso, cultura, lazer e esportes, cerca de 30 mil pessoas passam pelo espaço todo mês. O projeto paisagístico é assinado por Burle Marx, e as áreas de convivência pedem uma cesta de piquenique durante a primavera.
PARQUE MUNICIPAL RENNÉ GIANNETTI
Antes da inauguração de Belo Horizonte, o Parque Municipal foi fundado em 1897 e se tornou reduto de tranquilidade e de contato com a natureza e com a cultura na capital mineira. Com suas roseiras e coreto, o parque teve sua concepção inspirada nos parques franceses da Belle Époque. A localização central, a grande área verde, os três lagos e o parque de diversões tornam o parque um favorito entre os belo-horizontinos. O espaço é também casa do Teatro Francisco Nunes e do Palácio das Artes, e abriga diversos eventos culturais da cidade.
BÔNUS: INHOTIM
Uma dica de passeio bate e volta próximo a Belo Horizonte é a visita ao Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto do mundo. A melhor parte é que o ponto turístico foge dos museus tradicionais, já que, inseridas em meio à natureza, as imensas esculturas interagem com o público.
Localizado em Brumadinho, a cerca de 60 km de Belo Horizonte (Minas Gerais), o local é a pedida certa para um passeio diferente e divertido. Com jardins projetados por Burle Max e mais de 500 obras, Inhotim é apaixonante.
Veja mais dicas incríveis de viagens pelo Brasil:
+ 10 destinos românticos para conhecer em Minas Gerais
+ 10 destinos nacionais para uma lua de mel inesquecível
+ 10 destinos mais em conta para curtir uma viagem de casal pelo Brasil
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 21 Nov 2019.