O Brasil é enorme e incrivelmente bonito. A boa notícia é que há muitos destinos incríveis para serem explorados – desde praias e ilhas a cidades históricas, que guardam uma herança colonial rica e muito valiosa.
Ouro Preto, por exemplo, é um destino mineiro que conta muito sobre a história do Brasil, principalmente sobre o período da Inconfidência Mineira, luta pelo fim do domínio português e o período da escravidão no país. Os principais artistas barrocos deixaram suas marcas e obras pela cidade, fator que faz com que Ouro Preto seja um verdadeiro museu a céu aberto, recheado de atrações e pontos turísticos históricos.
Para quem quer fugir um pouco dos roteiros óbvios e descobrir um pouco mais sobre a história de Minas Gerais, o Guia da Semana fez um roteiro com atrações imperdíveis em Ouro Preto e suas cidades vizinhas! Confira:
MUSEU DA INCONFIÊNCIA
Um dos lugares mais incríveis de Ouro Preto, e um dos melhores para entender a história da região, é o Museu da Inconfidência Mineira. Por lá, o visitante encontra objetos e importantes documentos que demonstram a importância do movimento que buscava ir contra o domínio português. Além disso, o prédio que abriga o museu é um dos mais bonitos e icônicos da cidade.
NOSSA SENHORA DO PILAR
A Igreja Nossa Senhora do Pilar é considerada a segunda igreja mais rica do Brasil por conter em seu interior esculturas feitas em ouro maciço – além de pinturas feitas pelo pai de Aleijadinho. A igreja é um dos símbolos do catolicismo.
IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
A Igreja São Francisco de Assis é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo! Ela foi construída em uma época em que o ouro não era tão abundante, por isso sua decoração não tem tantos enfeites e riquezas – mas esse detalhe não tira sua beleza e importância.
AS RUAS DE OURO PRETO
As ruas e ladeiras de paralelepípedos de Ouro Preto atraem fãs e amantes de uma arquitetura única e belíssima. Por lá, todos os restaurantes e conveniências possuem esse charme mineiro mesclado com as raízes coloniais. O forte da cidade são os artesanatos em Pedra Sabão e trabalhos manuais.
MINA DE PASSAGEM
Maior mina de ouro aberta para visitantes em todo o mundo, a Mina de Passagem está no caminho entre as cidades de Ouro Preto e Mariana. O passeio se inicia com uma explicação sobre a antiga mina e a situação dos escravos e trabalhadores. Em seguida, os visitantes sobem em um carrinho e andam sob os mesmos trilhos utilizados pelos escavadores. Visitar o local é como fazer uma verdadeira viagem no tempo e voltar a 1800, época em que mais de 35 toneladas eram extraídas de lá.
A CIDADE DE MARIANA
Embora tenha sido alvo de uma enorme catástrofe ambiental em 2015, a cidade de Mariana guarda incríveis lembranças do passado colonial e uma rica cultura deixada pelos Portugueses. Descoberta em 1617, a cidade mineira foi a primeira vila criada na Capitania de Minas Gerais. Dizem que a cidade consegue manter suas raízes mineiras mais fortes do que a sua vizinha, Ouro Preto. Por lá é possível apreciar igrejas históricas, museus e restaurantes incríveis.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 20 Dez 2018.