Novo Airão é um município a 180 quilômetros de Manaus, no estado do Amazonas. É ali que se encontra o Arquipélago e Parque Nacional Anavilhanas, com 400 ilhas – é o segundo maior do mundo! O destino é muito procurado por quem busca avistar os botos-cor-de-rosa e apreciar a paisagem deslumbrante da Floresta Amazônica.
Novo Airão é um bom local para se hospedar e visitar os parques e unidades de preservação locais. Além disso, o destino possui muita história, cultura e natureza.
Quer saber mais? O Guia da Semana indica alguns passeios imperdíveis para fazer na cidade de Novo Airão. Confira:
Parque Nacional de Anavilhanas
O Parque Nacional de Anavilhanas é o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, com 400 ilhas, diversos lagos, rios e iguapós, além de uma variedade de fauna e flora impressionantes. Um passeio interessante no parque é alugar um barco movido a motor para viajar pelo labirinto de rios, entre as ilhas, e chegar até o Rio Negro – em sua vazante, existem praias incríveis. Na época das cheias, é impressionante observar as florestas inundadas, quando o nível da água chega à copa das árvores.
Flutuante com botos
O flutuante da Dona Marilda já está conhecido como ponto turístico de Novo Airão. A senhora começou alimentando os botos como passatempo, e até hoje eles voltam para interagir com os turistas. O passeio custa R$10 e o visitante vai ter uma experiência diferente ao ver de perto estas criaturas tão bonitas.
Parque Nacional do Jaú
De Novo Airão, o visitante consegue acessar o Parque Nacional do Jaú, sendo o segundo maior parque nacional do Brasil, com área superior ao Estado do Sergipe e tombado como Patrimônio Natural da Humanidade. Também através do Rio Negro, é possível viajar pelo parque. No caminho, o visitante vai se deparar com praias próprias para banho. Ou ainda, o turista pode se aventurar nas correntezas do Rio Carabinani até chegar na parte em que piscinas naturais e cachoeiras são reveladas.
Centro de Novo Airão
O Centro de Novo Airão é onde se encontram as melhores hospedagens, restaurantes e centros turísticos para marcar os passeios pelos parques de Anavilhanas e Jaú. No passeio pelo centro, aproveite para conferir as lojas de artesanato locais, em que são confeccionados objetos como esteiras, conhecidas como tupés, cestos, balaios, bolsas, luminárias, cadeiras revestidas de fibra e peças utilitárias com matéria-prima da flora local.
Praias na época da seca
Não deixe de visitar as praias locais, de água cristalina e areia branquinha. Muitas se formam na época da seca, em que o nível das águas é menor. Assim, são formadas áreas com bancos de areia, perfeitas para curtir à tarde e se refrescar nos rios de Anavilhanas e Jaú. Recomenda-se conhecer as praias do Meio, Baranoá, Camaleão, Aracari, Jauari, Mirapinima e Camutiran. São praias paradisíacas, em meio à floresta e desertas. Perfeitas para você descansar e aproveitar a paisagem deslumbrante.
Ruínas de Velho Airão
Não deixe de visitar a cidade fantasma de Velho Airão, fundada no ano de 1694 e que servia como ponto comercial de borracha, extraídas da região do Médio e Alto do Rio Negro. Segundo a lenda local, a cidade foi tomada por formigas de fogo, e os habitantes foram forçados a sair da cidade e formar a Novo Airão. Por lá, é possível visitar as ruínas de casarões que hoje se misturam com a floresta, formando assim uma paisagem impressionante.
Cachoeira do São Domingo e Grutas do Madadá
O passeio pela cachoeira do São Domingo e pelas Grutas do Madadá só pode ser acessado de barco, saindo de Novo Airão – são aproximadamente 2 horas de viagem. A cachoeira do São Domingo surge no período de vazante dos rios, entre setembro e fevereiro, e é preciso atravessar uma trilha incrível pela Floresta Amazônica para chegar; próximo dali está a gruta Madadá. No caminho, o visitante vai se deparar com as praias desertas do Rio Negro e pode até descansar depois do esforço para encontrar a cachoeira e a gruta.
E aí, ficou com vontade de conhecer Novo Airão?
Atualizado em 1 Nov 2019.