Praias exuberantes, vida noturna eclética e agitada, opções culturais para ninguém colocar defeito e paisagens de tirar o fôlego – assim é o Rio de Janeiro. E para você que quer curtir a Cidade Maravilhosa sem pesar no bolso, o Guia da Semana preparou um roteiro com 24 passeios imperdíveis e gratuitos para fazer no Rio de Janeiro.
Confira!
Aplaudir o pôr-do-sol no Arpoador
Um dos maiores clichês cariocas, o pôr-do-sol na Praia do Arpoador é de uma beleza tão singular que, não à toa, é motivo para muito cartão postal. É bem difícil não aplaudir.
Passear no Bosque da Barra
Com uma área equivalente a 50 campos de futebol, o Bosque da Barra é uma paisagem incrível em plena Barra da Tijuca. É ideal para piqueniques e passeios a pé.
Onde? Avenida das Américas, 6.000 - Barra da Tijuca
Aproveitar a programação gratuita do CCBB
Localizado na Candelária, o Centro Cultural Banco do Brasil tem linhas neoclássicas projetadas por Francisco Joaquim Bittencourt da Silva em 1880. Além de uma livraria irresistível, o lugar abriga espetáculos, exposições, festas e shows - a maioria deles 100% gratuitos!
Onde? Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Caminhar na Pista Claudio Coutinho
O local, que tem o nome do ex-treinador do Flamengo e da Seleção Brasileira, é ideal para quem pratica exercícios físicos, para dar uma corrida, caminhada, ou simplesmente usufruir daquele contato com a natureza. A entrada pela Praia Vermelha garante um passeio pelo costão do Pão de Açúcar e depois pela Mata Atlântica.
Onde? via Praia Vermelha, s/n - Urca
Conversar com Carlos Drummond de Andrade
"No mar estava escrita uma cidade". A frase está gravada no banco onde está sentada a famosa estátua do poeta. Localizada na Praia de Copacabana, é o segundo monumento mais visitado da Cidade Maravilhosa, perdendo apenas para o Cristo Redentor.
Onde? Avenida Atlântica, s/n - Copacabana
Dançar forró na Feira de São Cristóvão
Oficialmente Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, o local é um pedaço da cultura nordestina em plena Zona Norte do Rio de Janeiro. São diversas atrações gastronômicas e artesanatos dessa região tão rica em cultura. Tem uma programação cultural gratuita muito diversa também e um forró bem procurado.
Onde? Campo de São Cristóvão, s/n - São Cristóvão
Visitar a Floresta da Tijuca
A maior floresta urbana - replantada pelo homem - no mundo, oficialmente Parque Nacional da Tijuca, abriga espécies da fauna e flora brasileira originalmente vistos apenas na Mata Atlântica. São várias atrações como Cascatinha Taunay, Capela Mayrink, Mirante Excelsior, Barracão, Gruta de Paulo e Virgínia, Lago das Fadas, Vista Chinesa e o Açude da Solidão.
Onde? Estrada da Cascatinha, 850 - Floresta da Tijuca
Ler no Real Gabinete Português de Leitura
Com a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal, o Real Gabinete abre apenas em horário comercial (e com entrada gratuita!) e foi inaugurada pela Princesa Isabel, em 1887. Também foi cenário do filme "O Xangô de Baker Street". São mais de 350.000 títulos, alguns bem raros.
Onde? Rua Luiz de Camões, 30 - Centro
Visitar os Arcos da Lapa
O bairro mais boêmio do Rio de Janeiro é historicamente ligado ao samba, mas há opções culturais para todos os gostos. Com muitos bares e casas de show, que cabem em diferentes orçamentos, a Lapa é imperdível não só à noite, afinal não dá para voltar do Rio sem tirar uma foto por lá!
Dar a volta completa na Lagoa Rodrigo de Freitas
Com pouco mais de 7km de extensão, o percurso - a pé ou de bicicleta - é bastante agradável. Há diversas opções de lazer, área para exercícios físicos, o Parque dos Patins, bares e quiosques. No fim do ano, ganha a famosa Árvore de Natal.
Onde? Avenida Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros, s/n
Visitar o clássico Mercadão de Madureira
É considerado o mais completo shopping popular do Rio. Localizado na Zona Norte, símbolo do bairro de Madureira, o Mercadão tem uma variedade incrível de produtos a preços baixos, como ervas, frutas e legumes, artigos religiosos, doces e brinquedos. Se não for comprar, vale pela experiência!
Onde? Avenida Ministro Edgar Romero, 239 - Madureira
Tirar uma foto do Mirante Dona Marta
A mais de 350 metros de altura, o Dona Marta é um dos locais mais procurados do Rio. Também pudera, sua vista panorâmica contempla diversos cartões-postais da Cidade, como o Corcovado, Pão de Açúcar, Lagoa e a Baía de Guanabara.
Onde? Estrada Mirante Dona Marta - Cosme Velho
Curtir uma tarde na Mureta da Urca
É tradição carioca passar uma tarde na Mureta da Urca, curtindo aquela paisagem maravilhosa. Ninguém vê o tempo passar quando se está por lá!
Onde? Rua Cândido Gaffrèe, 205 - Urca
Sentar para beber com Noel Rosa
Em Vila Isabel, há uma estátua de bronze homenageando um de seus mais ilustres moradores. O sambista Noel Rosa convida para beber com ele na cadeira vaga ao seu lado.
Onde? Rua São Francisco Xavier, s/n - Vila Isabel
Admirar a vista do Parque das Ruínas
Hoje um importante centro cultural em Santa Teresa, o Parque das Ruínas foi residência Laurinda Santos Lobo, importante ativista pelos direitos da mulher. A vista panorâmica rende fotos de diversos pontos do Rio, como a Baía de Guanabara e o Centro da Cidade. O melhor? A entrada é gratuita!
Onde? Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa
Fazer um piquenique no Parque Lage
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Parque Lage tem entrada gratuita e fica aos pés do Corcovado e tem um palacete que abriga a Escola de Artes Visuais. Seu extenso gramado é um cenário sempre procurado para o piquenique.
Onde? Rua Jardim Botânico, 414
Curtir uma roda de samba na Pedra do Sal
Este é o lugar onde, de fato, nasceu o samba. A região era habitada por nomes como Heitor dos Prazeres e João da Baiana, precursores do ritmo mais carioca que existe. Todas as segundas, a partir das 19h, rola a tradicional roda de samba, no meio da rua, no meio do povo.
Onde? Rua Argemiro Bulcão, 1 - Saúde
Aventurar-se pelas ruas Saara
O popular mercado a céu aberto da Saara (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega) surgiu na década de 60 como um projeto de união dos comerciantes da região. Por lá, encontra-se produtos como tecidos, temperos, roupas e artesanato a preços de atacado e varejo. Parada obrigatória para quem pretende desbravar o Rio, mesmo que não planeje fazer compras. ;)
Onde? Rua da Alfândega, s/n - Centro
Subir a Escadaria Selarón
Foi criada pelo ceramista chileno Jorge Selarón e já foi cenário, inclusive, de clipes internacionais e uma edição da Playboy norte-americana. Com seus mosaicos coloridos e entorno vermelho, a escadaria liga a Lapa a Santa Teresa.
Onde? Rua Joaquim Silva, 87 - Lapa
Andar no Trem do Samba
Há 20 anos, todo dia 6 de dezembro, o trem sai da Central do Brasil até Oswaldo Cruz, refazendo o percurso de Paulo da Portela. Grupos, blocos e sambistas animam os 36 vagões, além de shows com grandes nomes do samba nas duas paradas - tudo de graça!
Onde? Central do Brasil e Praça Paulo da Portela - Oswaldo Cruz
Namorar na Vista Chinesa
Quem assistiu à animação "Rio", lembrará de quando a arara Blu escolheu a Vista Chinesa para passar a primeira noite com sua amada. Diferente do cinema, é mais legal ir ao local durante o dia e conferir a vista no Alto.
Onde? Estrada da Vista Chinesa - Parque Nacional da Tijuca
Visitar 5 praias desertas em Barra de Guaratiba
Distante das badaladas praias da Zona Sul, para quem busca sossego, o ideal é visitar as paradisíacas praias da Barra de Guaratiba, na Zona Oeste: dos Búzios, do Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno. São diferentes níveis de dificuldade no acesso a elas e recompensas encantadoras.
Tomar banho de cachoeira no Horto
É a mais famosa do Rio e está localizada na região do Jardim Botânico. Tem uma queda d'água de 20 metros, que depois forma uma pequena piscina. É uma das belas cachoeiras originadas pelo Riacho Pai Ricardo.
Onde? Rua Pacheco Leão, Estrada Dona Castorina. A trilha é logo depois do Portão dos Macacos
Seguir o Bola Preta no Carnaval
O mais tradicional bloco de carnaval do Rio, o Cordão da Bola Preta é também o que reúne o maior número de foliões, arrastando mais de um milhão de pessoas pelo Centro do Rio. Frequentado historicamente por grandes expoentes da MPB, a madrinha é a cantora Maria Rita e a porta-estandarte, a atriz Leandra Leal.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 24 Out 2017.