Cansado (a) de ir sempre para as mesmas praias quando você viaja para litoral de São Paulo? Maresias, Juquehy, Cambury, Praia do Curral e Riviera de São Lourenço são opções incríveis, mas super batidas e que acabam ficando muito cheias durante a alta temporada. Por isso, é sempre bom ter outras opções de praias para quem quer curtir um visual diferente e de quebra conhecer lugares novos!
Mas sabia que existem praias que provavelmente você nunca ouviu falar? Super charmosos e selvagens, os destinos valem MUITO a pena. Confira a lista que o Guia da Semana fez com 9 praias no litoral de São Paulo que você não conhece, mas deveria:
PRAIA PRETA, GUARUJÁ
A Praia Preta é aquele destino que quase ninguém conhece, mas deveria conhecer. Isso porque, ela fica localizada no Guarujá, ou seja, muito perto da capital. O destino é passeio perfeito para quem gosta de curtir lugares novos e quase desertos. Com apenas 200 metros de extensão e uma areia mais escura, ela é indicada para quem gosta de ondas mais agitadas e de quebra curtir um surf - por que não?! A trilha para chegar até lá sai da Prainha Branca.
BORACEIA, BERTIOGA
Para quem quer conhecer uma praia mais urbanizada e de fácil acesso, Boraceia é a pedida ideal. Com quase 5 km de extensão e uma larga faixa de areia, é a pedida para quem quer ter bastante espaço - sem tumultos - e de quebra curtir uma praia não tão isolada. Por ser muito extensa, é possível encontrar pontos mais desertos em algumas partes do local, por isso, é indicado levar água e lanche para não passar aperto - lembrando sempre de levar seu lixo embora.
CALHETAS, SÃO SEBASTIÃO
A Praia de Calhetas é super reservada e fica próxima à Maresias, entre as praias de Toque Toque Grande. Localizada em um condomínio fechado, só é permitido o acesso para pedestres, ou seja, é necessário fazer uma caminhada de, aproximadamente, 10 minutos para conseguir chegar até ela. A trilha é considerada fácil e todo esforço vale a pena - o clima é quase deserto, exótico e encantador. A praia não tem infraestrutura e é recomendável levar lanche para quem vai passar o dia.
SANTIAGO, SÃO SEBASTIÃO
A Praia de Santiago fica a uma distância de aproximadamente 4 km de Maresias, depois da Praia de Paúba. Costuma ser bem sossegada, perfeita para um banho de mar regado a muita areia fofinha. Ela costuma ser procurada por casais e aventureiros que buscam uma praia de águas cristalinas, sem precisar dividir espaço com a massa turística. Leve seu lanche e água já que não é sempre que encontramos quiosques por lá. Lembrando sempre de levar seu lixo embora com você!
PRAIA BRAVA DE GUAECÁ, SÃO SEBASTIÃO
A Praia Brava de Guaecá fica a uns 15 minutos do centro de São Sebastião e é necessário realizar uma pequena trilha para acessá-la, mas nada que tire a beleza do passeio. Chegando lá, o visitante encontra areias branquinhas e um mar cristalino, ideal para passar o dia admirando a paisagem. Próximo às pedras, se tiver sorte, é possível encontrar animais marinhos como tartarugas. No final da praia, uma incrível piscina natural se forma. A dica é levar repelente já que lá existem muitos borrachudos.
PRAIA DA FOME, ILHABELA
Ao norte de IlhaBela, entre as praias do Jabaquara e do Poço, encontra-se um paraíso quase intocado: estamos falando da Praia da Fome. Ela é o passeio perfeito para quem gosta de lugares mais tranquilos e vazios, sem deixar de lado a beleza da paisagem. Com mar calmo e muitas árvores, é ideal para quem gosta de mergulhar e curtir o dia sem preocupações. Por ser mais escondida, ela costuma ser mais frequentada por moradores locais.
Curiosidade: o nome "Praia da Fome" vem da história de que ali os escravos eram alimentados depois da longa e precária viagem da África, para depois serem vendidos conforme seu peso.
MASSAGUASSU, CARAGUATATUBA
A Praia de Massaguaçu não é muito conhecida, embora seja incrivelmente limpa e bonita. Suas águas cristalinas atraem golfinhos e baleias – quem tiver sorte, consegue ver! Ela fica localizada em Caraguatatuba, sentido Ubatuba. Em alguns pontos, a praia é totalmente isolada, sem restaurantes e bares, mas no comecinho dela é possível encontrar alguma infraestrutura – no geral, bem simples. Ideal para quem quer um passeio diferente longe do agito, mas sem se isolar tanto.
PRAIA DA FAZENDA, UBATUBA
Cenário de minisséries como "A Casa das Sete Mulheres" e "Ilha do Castelo Rá Tim Bum", a deserta Praia da Fazenda, em Ubatuba, fica numa área de preservação ambiental, sem hotéis, restaurantes e pousadas próximos, ou seja, é a pedida certa para quem quer curtir um lugar mais reservado. Com 3,5 km de areias, o grande destaque fica para o encontro da Mata Atlântica com o Oceano - é um espetáculo. A entrada da praia se dá pela Rio-Santos, mais especificamente na Sede Administrativa da Serra do Mar (Núcleo Picinguaba).
SACO DA MÃE MARIA, UBATUBA
A Praia Saco da Mãe Maria, em Ubatuba, é pouco conhecida e, por isso, quase sempre deserta. Com areia fofa e muitas pedras por toda a orla, ela tem um cenário incrível e selvagem. Para acessá-la, o ideal é fazer uma trilha a partir do lado direito da Praia Vermelha do Norte. A caminhada dura cerca de 10 minutos, dependendo do passo, e tem como destino uma praia para chamar de sua. Vale lembrar que por não ter infraestrutura, é necessário levar água e lanche – e claro, sempre levar seu lixo embora.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 19 Jun 2019.