Para quem gosta de curtir uma praia, nada melhor do que variar o destino e conhecer lugares novos! O Litoral de São Paulo possui opções para todos os estilos de viajantes: desde aqueles que gostam de uma badalação até àqueles que só precisam de paz e sossego! Com mais de 600 km de praias, é possível encontrar paraísos quase intocados sem sair de São Paulo - e alguns deles estão próximos a capital!
Seja para tirar férias para explorar o litoral ou até mesmo fazer um bate e volta, o Guia da Semana selecionou algumas praias quase desertas em São Paulo para quem quer curtir o sossego! Confira na galeria abaixo:
*Essas praias não costumam ter infraestrutura, por isso é indicado levar água e lembrar sempre de levar seu lixo embora. Assim, ajudamos a manter as praias de SP limpas.
SANGAVA, GUARUJÁ
O Guarujá é conhecido pela diversidade de praias, ponto esse que costuma atrair uma multidão de paulistanos durante as férias e feriados. Para quem vai para lá e quer curtir um lugar mais sossegado, saiba que essa raridade pode ser encontrada na Praia do Sangava. Mas tamanho sossego tem seu preço: uma trilha de aproximadamente uma hora para chegar em uma pequena praia deserta com águas cristalinas, longe de todo barulho e caos. A trilha sai do Bairro Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá, ou também pode ser acessada pela Praia do Góes, em Santos.
Reserve seu hotel no Guarujá clicando AQUI.
ITAGUARÉ, BERTIOGA
Vizinha da famosa Riviera de São Lourenço, a Praia de Itaguaré é pouco conhecida - o que faz com que ela seja mais preservada e ideal para relaxar. Suas águas cristalinas são ótimas para quem quer surfar ou apenas admirar a paisagem. Além disso, um rio deságua na areia formando incríveis piscinas naturais. Para chegar até lá, basta entrar pela Riviera de São Lourenço e caminhar até o final da praia e na última rua pegar uma trilha de 5 minutos até a praia de Itaguaré.
Para reservar seu hotel clique AQUI.
MASSAGUAÇU, CARAGUATATUBA
A Praia de Massaguaçu não é muito conhecida, embora seja incrivelmente limpa e bonita. Suas águas cristalinas atraem golfinhos e baleias – quem tiver sorte, consegue ver! Ela fica localizada em Caraguatatuba, sentido Ubatuba. Em alguns pontos, a praia é totalmente isolada, sem restaurantes e bares, mas no comecinho dela é possível encontrar alguma infraestrutura – no geral, bem simples. Ideal para quem quer um passeio diferente longe do agito, mas sem se isolar tanto.
Para reservar seu hotel clique AQUI.
PAÚBA, SÃO SEBASTIÃO
Paúba, a cerca de 170 km de São Paulo, é uma daquelas praias incríveis que quem conhece se apaixona. Por ficar um pouco mais afastado da rodovia, o local costuma ser um pouco mais preservado, embora no verão atraia muitos turistas – principalmente surfistas. É pequena e tem areias claras. No canto esquerdo tem um rio de águas rasas que desemboca no mar. É também onde os pescadores saem com suas canoas.
Para reservar seu hotel clique AQUI.
BONETE, ILHABELA
Considerada uma das mais bonitas do Brasil, a Praia do Bonete fica no sul de Ilhabela. Para chegar nela, é preciso seguir uma trilha de 12 km de extensão, que se inicia na Ponta de Sepituba, passa pelo Parque Estadual de Ilhabela e atravessa três cachoeiras com água cristalina. A caminhada dura de três a seis horas – dependendo do ritmo e preparo da pessoa. Por aí você vê que é meio difícil de chegar no Bonete, mas quando se deparar com a paisagem, não vai nem lembrar do percurso de ida e de volta.
Para reservar seu hotel clique AQUI.
CASTELHANOS, ILHABELA
Considerada uma das praias mais belas do Brasil, a Praia de Castelhanos é também a favorita da turma off road. Isso porque o acesso principal é por uma estrada de 22 km e só veículos 4×4, motos ou bicicletas são permitidos. Mas a aventura vale a pena ao chegar: águas azuis, cristalinas em uma paisagem praticamente intocada. De lá saem trilhas para praias próximas, como a da Figueira, e para a Cachoeira do Gato, uma das maiores da Ilha.
Reserve seu hotel clicando AQUI.
ILHA ANCHIETA, UBATUBA
Se você não conhece a Ilha Anchieta, não sabe o que está perdendo! Recheada de belas praias e uma natureza intocada, ela revela o melhor de Ubatuba. O passeio até lá é feito apenas de barco, diretamente com agências de turismo de Ubatuba. A Ilha, que no passado serviu como prisão, hoje em dia é uma reserva natural de pesca e possui trilhas de ecoturismo com educação ambiental. Para quem quer conhecer praias bonitas, bem preservadas e curtir a natureza, o local é uma ótima pedida. Quem se interessa por história pode visitar as ruínas do antigo presídio que tomou conta do local nos anos 50.
Reserve seu hotel clicando AQUI.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 25 Set 2017.