Quem gosta de fazer trilhas sabe que a melhor sensação é encontrar lugares paradisíacos e que façam a caminhada valer a pena. Às vezes tudo que precisamos é nos desligar do agito e nos conectar com a natureza - conhecendo lugares novos e bonitos!
Nossa sorte é que o Brasil possui muitas trilhas e roteiros que vale a pena desbravar, deixando todo e qualquer preconceito de lado! Na melhor das hipóteses, que tal chamar um grupo de amigos e se aventurar em algumas dessas trilhas? A atividade pode ser muito mais estimulante quando é feita em grupo!
São muitas opções de trilhas e diversos destinos: praias, montanhas e cachoeiras. A dica é escolher qual destino se adapta melhor ao seu perfil e se jogar! Gostou da ideia? Então confira 10 trilhas no Brasil que você tem que conhecer antes de morrer:
PEDRA DA MACELA, CUNHA
Cunha é um dos tesouros de São Paulo pela quantidade de passeios e lugares charmosos que possui. A Pedra da Macela é um desses. A impressionante vista do alto da pedra alcança a Ilha Grande e as baías de Paraty e Angra dos Reis com uma visão única.
A maior parte do percurso é feita de carro e depois 2 km de caminhada até o topo (são quase 1.900 metros de altura) - o esforço vale a pena nos dias ensolarados, quando é possível ter uma visão igual a da foto! De tirar o fôlego né?
PEDRA DO BAÚ, CAMPOS DO JORDÃO
Com altitude de 1.950 metros, Complexo do Baú é uma enorme formação rochosa que compõe um dos principais cartões-postais de Campos do Jordão. O diferencial dessa trilha é que é possível fazê-la de carro até a Pedra do Bauzinho. Para os mais aventureiros, é possível subir ao topo da pedra maior, por outra trilha que demora, em média, uma hora e meia de caminhada na mata. O
melhor acesso se dá por Campos do Jordão, onde milhares de turistas seguem para conhecer esta maravilhosa atração turística. Por ser um famoso ponto turístico, existe uma melhor infraestrutura no local, sendo muito bem sinalizada e de fácil acesso.
BONETE, ILHABELA
O Bonete é um dos tesouros de Ilhabela. A praia é considerada uma das mais bonitas do país. O passeio é indicado para quem gosta de clima mais rústico e selvagem. Com 15 km de extensão de trilha bem sinalizada, o visitante tem que estar preparado para enfrentar 3 a 5 horas de caminhada, que é compensada pela paisagem paradisíaca.
O legal do Bonete é que, além da praia belíssima, é possível realizar uma trilha para visitar a Cachoeira da Lage, trilhas para outras praias próximas e um mirante incrível do lado direito, onde se tem visão das praias ao redor.
PRAIA DO SONO, PARATY
A Praia do Sono próxima a Paraty, é incrivelmente bonita, mas é difícil chegar - o que torna o passeio ainda mais interessante. Por estar localizada longe das estradas, essa praia é uma das mais bem cuidadas do litoral da Rio-Santos. Com estilo simples e pouca infraestrutura, o ideal é reservar um final de semana para ir acampar.
Para chegar a esse paraíso escondido, é necessário pegar uma trilha de 2 horas (a pé) desde o Condomínio Laranjeiras na estrada de Trindade ou pegar um barco em Paraty (ou Trindade) que leve até a praia - empresas realizam esse trajeto! Seja para passar o dia ou pernoitar, a experiência será incrível e única.
PRAIA DO SONO, ILHA GRANDE
Ilha Grande é um dos locais mais paradisíacos do Brasil por conta de suas praias (que deixam qualquer um apaixonado). É o que acontece com a Praia do Aventureiro. O cartão-postal da Ilha possui um coqueiro tombado, areias brancas e águas de cor turquesa.
Para chegar até lá de trilha, é necessário pegar a rota T9, que conecta Provetá ao Aventureiro. O trajeto dura, aproximadamente 3 horas, sendo indicado para quem tem bom preparo físico.
MORRO DOIS IRMÃOS, RIO DE JANEIRO
Uma das trilhas mais buscadas por quem viaja para o Rio de Janeiro é a Trilha do Morro Dois Irmãos. A aventura vale a pena já que a visão é unica: dá para ter um panorama 360º de toda a cidade e suas praias paradisíacas. Ao todo são 1.6 km de extensão que podem ser percorridos em 2 horas, dependendo do ritmo de cada aventureiro.
A dica é fazer a trilha com alguém que conhece bem o caminho ou pesquisar bastante antes de ir, já que faltam sinalizações adequadas. Todo esforço vale a pena ao se chegar ao topo da montanha! Vale a pena fazer o passeio nos dias de sol, assim, a paisagem ficará mais bonita.
CACHOEIRA SANTA BÁRBARA, CHAPADA DOS VEADEIROS
Um dos inúmeros pontos incríveis da Chapada dos Veadeiros é a Cachoeira Santa Bárbara. Suas águas cristalinas possuem fundo de areia branca: criando um cenário paradisíaco e realçando mais ainda a cor da água. O trajeto é de 6 km, que podem ser percorridos a pé ou em carros 4x4.
Para quem quiser se aventurar, a trilha é feita apenas com guia turístico (R$10 por pessoa) e demora cerca de 2 horas. Quem já foi garante que é um dos lugares mais bonitos do Brasil!
CACHOEIRA FUMACINHA, CHAPADA DIAMANTINA
A Cachoeira da Fumacinha é uma das mais incríveis da região da Chapada Diamantina e para visitá-la, é necessário ter disposição e bom físico. Por estar em meio a um cânion estreito e de difícil acesso, a trilha é feita apenas com a presença de um guia turístico.
O trajeto é composto por duas partes: uma trilha que cerca as grandes formações rochosas e outra que atravessa rios pulando pelas pedras - nada que um pouco de equilíbrio não resolva. A chegada faz com que todo o esforço seja compensado, já que a vista em meio aos cânios gigantes é de tirar o fôlego.
CACHOEIRA VÉU DA NOIVA, CHAPADA DOS GUIMARÃES
A Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, reserva muitas atrações naturais aos visitantes - principalmente para aqueles que gostam de trilhas e cachoeiras. Uma das mais bonitas do local é a Cachoeira Véu da Noiva. Para chegar até ela, não é necessário acompanhamento de guia turístico. O trajeto é curto (cerca de 600 metros) e leva a um mirante que tem uma visão privilegiada da imensa queda d'água.
LAGOINHA LESTE, SANTA CATARINA
A praia Lagoinha Leste em Santa Catarina não deixa a desejar quando o assunto é sossego. Com águas esverdeadas e praticamente inexploradas, o local é um verdadeiro colírio para os olhos. Seu acesso é dificil, sendo possível apenas por trilha de 1h30 em meio à mata.
A caminhada começa ao sul da Praia do Matadeiro. Quem se aventurou garante que o esforço vale a pena ao chegar ao local e ter bastante privacidade.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 25 Mai 2018.