IlhaBela, no Litoral Norte de São Paulo, é um dos roteiros preferidos dos aventureiros de plantão. Afinal, são mais de 40 praias paradisíacas e 40 cachoeiras refrescantes para ninguém colocar defeito. Com fama de abrigar os melhores lugares para curtir a natureza, todo mundo que conhece IlhaBela se apaixona.
Na Ilha existem inúmeras atrações com fácil acesso, mas, ainda sim, é possível encontrar recantos escondidos e acessíveis apenas por trilha. Curtir a natureza e conhecer um lugar longe da massa turística pode ser uma ótima opção de roteiro diferente por lá.
Para te inspirar, o Guia da Semana fez uma galeria com 5 trilhas imperdíveis para fazer em Ilha Bela:
BONETE
Um dos destinos mais bonitos do Litoral Norte e um dos mais difíceis de se chegar é o Bonete, no Sul de Ilha Bela. Para chegar até lá, existem apenas duas maneiras: por trilha ou barco. Os aventureiros apostam no percurso de 12 km de extensão, que passa por três cachoeiras, sendo a mais famosa a da Lage, além de mirantes imperdíveis.
Por lá, nada de comércio ou condomínios: apenas uma pacata vila de pescadores e uma praia praticamente deserta. Para quem gosta de acampar, a enseada oferece campings com toda a infraestrutura necessária!
CASTELHANOS
Outra praia paradisíaca em Ilha Bela que é acessível apenas por trilha é a Praia Mansa, próxima a Castelhanos. O destino é um dos roteiros preferidos da turma off road, pois o acesso principal até a primeira praia se dá por uma estrada de 22 km, que corta a Ilha, sendo que só veículos 4×4 conseguem enfrentar o caminho de terra.
Chegando lá, pega-se uma segunda trilha ao final da praia, que tem cerca de 1,5 km e, por fim, a Praia Mansa aparece diante de muito verde. Trata-se de uma pequena enseada com um pouco mais de 20 metros de extensão, onde as águas são muito calmas, sendo perfeito para quem não gosta de ondas! Vale a aventura.
TRILHA DO BAEPI
O Pico do Baepi aparece ao fundo da Praia do Perequê, em Ilha Bela, e é uma aventura para quem está acostumado a andar longas distâncias. O destino final é um incrível mirante de onde é possível ver de camarote a região das praias da Ilha e todos os seus contornos. Para isso, é necessário enfrentar uma caminhada de 3,7 km de subida, que se inicia ao final da Rua Morro da Cruz (altura do número 949). Vale ressaltar que, por passar em meio à mata nativa, é possível encontrar animais peçonhentos. Por isso, vá preparado(a) e sempre esteja atento(a) aonde pisa.
CACHOEIRA DO GATO
A Trilha da Cachoeira do Gato, no Parque Estadual de Ilhabela, tem um percurso de 4 km, ida e volta, e leva aproximadamente uma hora e 30 minutos para ser percorrido. O nível de dificuldade é médio e a recompensa é a bela Cachoeira do Gato, com seus 40 metros de altura.
O visitante começa a trilha no canto do ribeirão da Praia de Castelhanos em um lugar chamado Canto do Gato, que fica do lado voltado para mar aberto da ilha. No caminho, o turista encontra algumas pontes sobre riachos, que servem de refresco nos dias mais quentes, e muita Mata Atlântica.
CACHOEIRA PAQUETÁ
A Cachoeira do Paquetá está localiza ao sul de IlhaBela, no bairro Bexiga, e é uma opção de passeio refrescante para quem quer fugir dos tradicionais pontos turísticos e conhecer lugares novos. Para chegar até ela é preciso pegar uma trilha de alguns minutos caminhando pela mata até chegar ao ponto mais alto, que rende belas fotos - durante a semana o acesso é mais fácil. O nome Paquetá é de origem tupi, já que o local abriga muitas pacas. O acesso é feito pelo final da Rua José Batista dos Santos, onde há um espaço para estacionar, que pode ser cobrado pelo período de permanência.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 11 Dez 2018.