Não há como negar: viver em uma cidade grande deixa qualquer um estressado. Para isso, existem trilhas no litoral de São Paulo que levam a praias paradisíacas e pouco conhecidas, ideais para fugir da rotina e esquecer os problemas – e o celular também!
Quem não gosta de entrar em contato com a natureza e deixar todos os problemas de lado? As trilhas de dificuldade fácil e média são ideais para quem gosta de uma boa aventura e de praias de tirar o fôlego! A melhor parte é que elas ficam no litoral de São Paulo, ou seja, oportunidade perfeita para um passeio diferente no final de semana ou feriado!
Confira na galeria abaixo a lista que o Guia da Semana preparou com 9 trilhas que levam a praias paradisíacas no litoral de São Paulo:
PRAINHA BRANCA, GUARUJÁ
A Prainha Branca, localizada entre Guarujá e Bertioga, é uma praia bastante conhecida por quem gosta de viajar para um ambiente tranquilo sem ir muito longe de São Paulo. Por lá, é possível encontrar uma boa infraestrutura, com pequenas pousadas e campings a beira-mar, bem como almoçar na pequena vila de pescadores do local. A trilha para chegar até a praia sai do lado da Balsa do Guarujá, sendo ela de nível médio e bem sinalizada. Ao todo são 30 minutos de caminhada para chegar até o local.
NÍVEL DE DIFICULDADE: fácil/médio
TEMPO DE TRILHA: 30 minutos
PRAIA PRETA, GUARUJÁ
A Praia Preta é aquele destino que quase ninguém conhece, mas deveria conhecer. Isso por que fica localizada no Guarujá, ou seja, muito perto da capital. Ela é o passeio perfeito para quem gosta de curtir lugares novos e quase desertos. Com apenas 200 metros de extensão e uma areia mais escura, ela é indicada para quem gosta de ondas mais agitadas e de quebra curtir um surf - por que não?! A trilha para chegar até lá sai da Prainha Branca.
PRAIA DO SANGAVA, GUARUJÁ
A Praia do Sangava, que em tupi-guarani significa "alagado", fica escondida em meio a pedras e árvores, o que dificulta o seu acesso e torna a caminhada mais emocionante. A trilha de nível médio a difícil dura cerca de uma hora e meia e o acesso se dá pelo Bairro Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá. Com subidas e descidas, a caminhada se destaca pelos pássaros e borboletas entre as árvores. Todo esforço vale a pena já que a praia é praticamente deserta - os poucos visitantes aparecem mais aos finais de semana e feriados. Quem se aventura não se arrepende ao encontrar uma praia com 90 metros de extensão de água clara, calma e cercada por muito verde.
NÍVEL DE DIFICULDADE: médio/difícil
TEMPO DE TRILHA: 1 hora e 30 minutos
PRAIA BRAVA, SÃO SEBASTIÃO
A Praia Brava fica localizada entre Boiçuganga e Maresias e é uma das praias preferidas dos surfistas por suas ondas. Para alcançar esse paraíso, é necessário percorrer uma trilha de aproximadamente 2 km - cerca de 1 hora de caminhada - que possui trechos de subidas íngremes. A entrada para a trilha fica no km 162 da Rio – Santos. A praia pertence a uma área protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar, considerado um dos corredores biológicos restantes da Mata Atlântica. Escondida e isolada da civilização, é o refúgio ideal para quem gosta de aventura.
NÍVEL DE DIFICULDADE: médio
TEMPO DE TRILHA: 1 hora
PRAIA BRAVA DE GUAECÁ, SÃO SEBASTIÃO
A Praia Brava de Guaecá fica há uns 15 minutos do centro de São Sebastião e é necessária uma pequena trilha para acessá-la - mas nada que tire a beleza do passeio. Chegando lá, o visitante encontra areias branquinhas e um mar cristalino, ideal para passar o dia admirando a paisagem. Próximo às pedras, se tiver sorte, é possível encontrar animais marinhos como tartarugas. No final da praia, uma incrível piscina natural se forma. A dica é levar repelente já que lá existem muitos borrachudos.
CALHETAS, SÃO SEBASTIÃO
A Praia de Calhetas é super reservada e fica próxima à Maresias, entre as praias de Toque Toque Grande. Localizada em um condomínio fechado, só é permitido o acesso para pedestres, ou seja, é necessário fazer uma caminhada de, aproximadamente, 10 minutos para conseguir chegar até ela. A trilha é considerada fácil e todo esforço vale a pena pelo visual e clima quase deserto, exótico e encantador da praia. A praia não tem infraestrutura e é recomendável levar lanche para quem vai passar o dia e lembrar de levar seu lixo embora.
PRAIA DA JUSTA, UBATUBA
Localizada ao lado da praia de Ubatumirim, em Ubatuba, a Praia da Justa é procurada principalmente para quem quer curtir um ambiente tranquilo com águas calmas e cristalinas. Seu acesso é bem fácil, o que facilita para quem não está acostumado a fazer trilhas longas - uma caminhada de 10 minutos saindo de Ubatumirim revela o paraíso. Para os aventureiros, é possível fazer o trajeto pelo mar quando a maré está baixa (a água não passa da cintura).
NÍVEL DE DIFICULDADE: fácil
TEMPO DE TRILHA: menos de 10 minutos
PRAIA DO BONETE, ILHABELA
Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Bonete fica no sul de Ilhabela e é o passeio perfeito para quem quer se aventurar. Para chegar nela, é preciso seguir uma trilha de 12 km de extensão, que se inicia na Ponta de Sepituba e passa pelo Parque Estadual de Ilhabela, atravessando três cachoeiras com águas cristalinas. A caminhada dura de três a seis horas - dependendo do ritmo e preparo da pessoa. Por aí você vê que é meio difícil de chegar no Bonete, mas quando se deparar com a paisagem e a praia deserta, não vai nem lembrar do percurso de ida e de volta! Lá existem alguns campings e uma pequena vila de pescadores - sendo uma boa oportunidade para quem quer dormir por lá.
NÍVEL DE DIFICULDADE: difícil
TEMPO DE TRILHA: 3 a 6 horas
PRAIA DE CASTELHANOS, ILHABELA
Outra praia que entra para a lista de uma das mais bonitas do Brasil é a a Praia de Castelhanos que é também a favorita para quem gosta de fazer uma trilha com aventura. Isso porque o acesso principal é por uma estrada de 22km que corta a Ilha e que passa em meio a Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela. Por esse motivo, só é permitida a entrada de veículos 4×4, motos ou bicicletas. O início da trilha se dá na Praia do Perequê, mas para quem prefere ir com guia turístico, as agências da cidade disponibilizam o passeio por um preço acessível. A recompensa é uma praia com cerca de 1,5 km de extensão e águas cristalinas de cor azuladas.
NÍVEL DE DIFICULDADE: médio
TEMPO DE TRILHA: 1h a 2h horas (dependendo do transporte escolhido)
Por Juliana Sartori
Atualizado em 5 Jul 2018.