Viajar durante o inverno nem sempre significa viajar para curtir temperaturas baixas! É possível se aventurar pelo Brasil e curtir a baixa temporada em lugares que geralmente costumam ser bem procurados durante o verão, por exemplo.
Além de preços mais em conta, é uma possibilidade de curtir a época de secas, fugindo das famosas chuvas de verão – e até encontrar temperaturas mais amenas.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 9 destinos incríveis pelo Brasil que vale a pena conhecer mesmo durante o inverno:
JALAPÃO, TOCANTINS
Localizado na região Norte do Brasil, o Tocantins é aquele destino perfeito para quem gosta de conhecer paisagens naturais, praticamente intocadas pelo homem. É lá que está um dos tesouros mais incríveis do país: o Parque Estadual do Jalapão.
O lugar é formado por paisagens de tirar o fôlego, que incluem fervedouros em meio à natureza, cachoeiras de águas cristalinas e dunas de areias que mais parecem o deserto. Vale a pena a aventura, principalmente para quem ama natureza e suas belezas.
CHAPADA DOS VEADEIROS, GOIÁS
Sem dúvidas, em algum momento da vida você já se deparou com fotos da Chapada dos Veadeiros e se encantou. Sim, esse é o poder que o atrativo turístico, localizado em Goiás, tem: afinal, com tanta beleza e uma energia única, é impossível não ficar apaixonado.
Além do visual incrível, a Chapada também oferece uma pegada esotérica, o que é um prato cheio para quem gosta de viagens nesse estilo, tendo em vista que, entre suas belezas naturais, encontram-se dezenas de cachoeiras, muito verde e paredões rochosos. Por se tratar de uma área bem extensa, abrigando diversas cidades menores, muitas vezes é necessário o uso de carros para chegar nos pontos turísticos.
PIRENÓPOLIS, GOIÁS
Misturando o charme de uma cidade histórica com atrações naturais incríveis, Pirenópolis é aquele lugar que todo mundo deveria visitar uma vez na vida. Localizada a cerca de 130 km de Goiânia, o local foi descoberto em 1727 por um grupo de bandeirantes e recebeu este nome por causa de sua localização, aos pés das Serras dos Pirineus.
Por isso, conhecer a cidade é como voltar no tempo onde ruas de paralelepípedos e construções históricas formavam a paisagem. Para deixar tudo ainda melhor, cachoeiras e rios de águas cristalinas esperam o visitante. São mais de 82 cachoeiras para ninguém colocar defeito.
CHAPADA DIAMANTINA, BAHIA
Nem só de praia é formada a paisagem da Bahia: no coração do estado está um dos mais belos cenários do país, salpicado de cachoeiras, grutas, cânions e vales. O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem atrações para todos os gostos, que se espalham por vilarejos que tiveram seu apogeu no final do século 19, quando a região era famosa somente pelas jazidas de diamantes.
Considerado um dos maiores parques de preservação ambiental do país, esse paraíso é guardião de muitas riquezas naturais, ocupando cerca de 152 mil hectares! São incríveis trilhas, cachoeiras, rios, grutas e cânions que vão fazer você se apaixonar.
ALTER DO CHÃO, PARÁ
Alter do Chão não costuma fazer parte do roteiro badalado pelo litoral brasileiro e tampouco estampa capas de revistas de viagem. E motivos para divulgar esse belíssimo tesouro do Brasil não faltam: praias de água doce, paisagem incríveis e um destino rústico que encanta qualquer um.
O cartão-postal de Alter do Chão é a Ilha do Amor: um banco de areia que surge em meio ao Rio Tapajós durante os meses de agosto a dezembro. Apenas uma estreita faixa de água separa o continente da pequena ilha, onde os visitantes precisam pegar um barco a remo para alcançar o pedacinho de paraíso.
CUMBUCO, CEARÁ
Considerada uma das mais belas e populares praias do litoral oeste do Ceará, a Praia do Cumbuco é um dos melhores lugares do Brasil para praticar esportes de vento, como o Kit Surf. Por lá, é muito comum ver os coloridos dos corta-ventos no ar transformando uma praia aparentemente deserta em um lugar badalado.
O destino faz parte dos roteiros de buggy para quem está em Fortaleza, mas é possível ficar hospedado em algum resort a beira-mar da cidade. É a pedida certa para quem gosta de tranquilidade e paisagens bonitas.
JERICOACOARA, CEARÁ
Localizado a 300 km de Fortaleza, Jijoca de Jericoacora, Vila de Jeri ou apenas Jeri, se tornou point turístico nos últimos tempos. Suas belezas naturais e o sol o ano inteiro fazem de lá o ambiente aconchegante com ar rústico mais badalado do Brasil.
Um dos cartões-postais de Jeri são suas lagoas incríveis, como é o caso da Lagoa do Paraíso, a mais famosa de lá. Suas águas de cor turquesa são um ótimo convite para um banho refrescante. Além disso, o local oferece toda a infraestrutura necessária para ter uma experiência incrível.
CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO, SERGIPE
Canindé de São Francisco, no Sergipe, é um daqueles destinos surpreendentes que quase nunca aparece no roteiro de viagem dos brasileiros. Acontece que o lugar é mais surpreendente do que se imagina e conta com diversos atrativos que fazem valer a aventura. Marcado pela história do cangaço, Canindé de São Francisco possui belas paisagens e formações rochosas envolvidas por um dos rios mais famosos do Brasil: o Rio São Francisco.
A região, que já foi cenário de novelas e filmes, é famosa por ser um roteiro de ecoturismo fora do óbvio. Seja para explorar uma cultura nova ou se deparar com paisagens espetaculares, colocar esse pedacinho do Sergipe no roteiro de férias vale muito a pena.
VALE DOS VINHEDOS, RIO GRANDE DO SUL
Os apaixonados por vinho já possuem um destino incrível de viagem no Brasil: a 120 km de Porto Alegre, está localizado o Vale dos Vinhedos, região que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX e que é considerada a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil. São inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então a Rota do Vinho.
A melhor forma de aproveitar a região para conhecer todas as propriedades (e vinhedos) é alugar um carro para percorrer, sem pressa, a pequena distância entre as três cidades. Por lá, os visitantes encontram roteiros personalizados para atender da melhor forma quem quer conhecer o passo a passo da produção de vinhos, degustar rótulos recém-saídos do barril e, de quebra, admirar lindas paisagens.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 9 Abr 2019.