Sim, nós já estamos no segundo semestre do ano! E se você está pensando em planejar as próximas férias ou um feriado prolongado, esse roteiro é para você ;)
O Guia da Semana reuniu 6 destinos nacionais para você visitar no segundo semestre de 2022. Confira:
Julho: Anavilhanas, no Amazonas
Localizado no Rio Negro, no Amazonas, o Parque Nacional de Anavilhanas é um destino muito procurado em julho. Isso porque a região tem duas estações, sendo a estação seca e a chuvosa. A estação chuvosa acontece entre março e agosto, e neste período os rios sobem, permitindo que os turistas conheçam os igapós, trilhas alagadas em meio a mata da floresta Amazônica, que podem ser atravessadas de barco e são famosas por serem uma das sete maravilhas do mundo. Além disso, o turismo de interação com botos-vermelhos é um dos principais atrativos do Parque.
Agosto: Gramado, no Rio Grande do Sul
Se o inverno é sua estação preferida do ano, esse destino é para você! Gramado é conhecida por suas baixas temperaturas e durante o mês de agosto acontece o ápice da estação na cidade, com isso, as roupas quentes e elegantes fazem parte do vestuário de quem caminha pela cidade. As lareiras se acendem, as cervejas geladas perdem a vez para um delicioso chocolate quente e os petiscos viram fondues. Além disso, no mês de agosto, a Serra Gaúcha recebe o Festival de Cinema de Gramado, um dos principais eventos da cidade.
Setembro: Jalapão, no Tocantins
O Jalapão também possui duas estações marcantes durante o ano, sendo uma seca e uma chuvosa. Se você pretende visitar a região tocantinense, setembro é uma excelente opção para evitar dias chuvosos no roteiro. Na seca, as temperaturas são muito elevadas durante o dia e baixas durante a noite. Praticamente não chove, o que significa que os famosos fervedouros, os rios e as cachoeiras ficam com aquela famosa tonalidade azul esverdeada cristalina. Devido ao seu difícil acesso, o Jalapão é um dos melhores destinos do Brasil para quem ama ecoturismo.
Outubro: Blumenau, em Santa Catarina
Se você procura um destino animado, com festas e muita cerveja, Blumenau é a escolha certa no mês de outubro. É conhecido por sediar o maior evento cervejeiro do país, a Oktoberfest, festa que mostra ao mundo a riqueza cultural alemã, com dança, música, desfiles, costumes e principalmente gastronomia. A cidade de origem alemã recebe turistas de todos os cantos do país! Sua localização, em um vale, permite um clima ameno boa parte do ano, com temperaturas altas durante o verão.
Novembro: Alter do Chão, Pará
O verão amazônico vai de agosto a dezembro, quando é possível ver as famosas praias de rio, já que o volume de água dos rios diminui e as praias de areia branca e fina surgem na paisagem. Apenas durante o mês de novembro é possível chegar andando à Ilha do Amor, cartão-postal da cidade. Por isso, a época se torna uma das melhores para visitar o destino.
Dezembro: Pipa, Rio Grande do Norte
A Praia de Pipa é um dos lugares mais requisitados do Nordeste! Localizada no Rio Grande do Norte, a região é conhecida por suas lindas praias, centrinho agitado, boa gastronomia e tem se tornado um dos melhores destinos para passar o Réveillon. Quando estiver por lá, não deixe de visitar a Praia do Centro, a Praia do Amor, a Baía dos Golfinhos, a Praia do Madeiro e Cacimbinhas!
Por Amanda Matos
Atualizado em 24 Out 2022.