O feriado da Páscoa 2024 está se aproximando e, para quem quer fugir da capital, há diversas viagens perto de São Paulo para curtir os dias de folga. Seja em família, em casal ou entre amigos, há opções de cidades para todos os gostos e bolsos.
Pensando nisso, Guia da Semana indica 20 viagens perto de São Paulo para um bate e volta no feriado de Páscoa 2024. Confia!
Foto: windwalk/Shutterstock
Ubatuba
A pouco mais de 200 km de São Paulo, Ubatuba é conhecida por suas praias paradisíacas, referência quando o assunto são águas cristalinas e esverdeadas. Entre as praias mais famosas da região, estão a Praia da Lagoinha, a Praia da Fortaleza e Praia Grande.
Foto: wtondossantos/Shutterstock
Embu das Artes
A 30 km de São Paulo, Embu das Artes atrai turistas pelas feiras de artesanato e arte, que acontecem aos finais de semana e feriado, sempre das 9h às 18h. Além de garimpar, boa pedida é conhecer os charmosos restaurantes e cafés da cidade.
Foto: Paulo Nabas/Shutterstock
Brotas
Aproveitar o contato com a natureza e praticar ecoturismo são duas características fortes da cidade de Brotas, a cerca de 250 km da capital. Além dos passeios radicais, como rafting e tirolesa, a viagem ainda oferece cachoeiras e trilhas para apreciar de perto as belezas da região.
Foto: Ferreira-Pereira/Shutterstock
Monte Verde
A 164 km da capital, o charmoso destino mineiro encanta por suas pousadas rústicas e a diversidade de atividades – ideal para apaixonados e aventureiros. Entre as paradas obrigatórias, estão o Parque Verner Grinberg, a Trilha do Pinheiro Velho, a Galeria Suíça e a Mega Tirolesa.
Foto: Wagner Vilas/Shutterstock
Boituva
A 120 km de São Paulo, Boituva é conhecida por ter muitas empresas que realizam saltos de paraquedas, mas você sabia que lá também é possível fazer voo de balão? Para aqueles que buscam uma atividade diferente (seja de casal ou com os amigos), se aventurar de balão é uma ótima pedida!
Foto: ADVTP/Shutterstock
Guarujá
Uma das cidades mais procuradas do litoral paulista, Guarujá encanta seus os visitantes com suas 27 praias espalhadas por 22 km de orla. É um ótimo destino para curtir dias de sol e mar - seja na Praia da Enseada, ou as mais distantes e preservadas, como a Praia do Éden.
Foto: rafaelnlins/Shutterstock
São Sebastião
A 197 km de São Paulo, São Sebastião é outra boa pedida no litoral norte. Há diversas opções de praias: Juquehy, para quem busca um destino agitado; Praia da Baleia e Praia da Jureia, ideal para surfe; Barra do Sahy e Barra do Una, para viagens em casal ou família.
Foto: Paulo Nabas/Shutterstock
Holambra
Conhecida como Cidade das Flores, Holambra é um destino charmoso a apenas 130 km de São Paulo. Com ar europeu, a cidade oferece museus, moinhos e feiras. Não deixe de visitar o Parque Van Gogh, o Deck do Amor e o Boulevard Holandês.
Foto: Andrea Cirillo Lopes/Shutterstock
Monte Alegre do Sul
Entre montanhas e cachoeiras, Monte Alegre do Sul é destino imperdível no Circuito das Águas Paulista. A cidade é um charmoso reduto onde é possível admirar a preservada arquitetura colonial do século 19 e a natureza que a contorna.
Foto: InaeMiranda/Shutterstock
Cunha
Um dos destaques de Cunha é o lavandário, que relembra os bucólicos campos de lavanda franceses - mas a tranquila cidade a 241 km da capital também tem outras atrações, como rios, cachoeiras, parques e trilhas.
Foto: Erika Cristina Manno/Shutterstock
São Francisco Xavier
A 170 km de São Paulo, São Francisco Xavier está entre o verde da Serra da Mantiqueira, oferecendo belas paisagens entre grutas, cachoeiras, picos e trilhas. O turismo rural é outra atração, seja nos ranchos, passeios a cavalo e na culinária típica.
Foto: Andrea Cirillo Lopes/Shutterstock
Serra Negra
A aproximadamente 152 km de São Paulo, Serra Negra reúne famílias em busca de atividades de lazer. O final de semana pode ser tranquilo em hotéis fazenda ou mais animado em parques com fontes de água mineral e passeios de teleférico.
Foto: GTFotografia/Shutterstock
Cabreúva
Pertinho de São Paulo, a cerca de 90 km, Cabreúva é uma pequena cidade com belas paisagens naturais, entre trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. É ótima para passar o dia ou o fim de semana tanto no frio como no calor.
Foto: Mateus Fiuza/Shutterstock
São Roque
A 70 km da capital, São Roque é conhecida por sua Rota do Vinho, onde é possível conhecer as belas vinícolas da região, com direito a conhecer e processo de produção e à deliciosas degustações.
Foto: Moacyr Teixeira/Shutterstock
Socorro
Águas termais, fazendas e artesanato local são algumas das atrações de Socorro, que também oferece boas opções de turismo de aventura, como rafting, tirolesa, arborismo, rapel. Não deixe de visitar o Mirante do Cristo, o Pico da Cascavel e a Cachoeira do Monjolinho.
Foto: Zezzo Photography/Shutterstock
Itapecerica da Serra
A apenas 44 km de São Paulo, Itapecerica da Serra é ótimo destino popular para quem busca contato com a natureza. Além disso, a cidade abriga o Parque Turístico Nacional Vale dos Templos, um complexo de templos budistas, hindus e xintoístas.
Foto: Marcelo F Junior/Shutterstock
Ilhabela
Arquipélago com mais de 365 ilhas, Ilhabela é um paraíso para quem gosta de praias, das mais tranquilas às mais agitadas. Não deixe de visitar a Praia do Curral, a Trilha da Lagoa da Cocaia e o Centro Histórico de Ilhabela.
Foto: Isandreacarlaph/Shutterstock
Santo Antônio do Pinhal
Alternativa mais tranquila a Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal é conhecida por suas belezas naturais, incluindo montanhas, florestas e cachoeiras. Não deixe de visitar o Jardim dos Pinhais Ecco Parque, a Cachoeira do Lageado e a Cervejaria Araukarien.
Foto: Mateus Fiuza/Shutterstock
Campos do Jordão
A cidade mais alta do Brasil é conhecida por seu clima frio e suas paisagens montanhosas. É um ótimo destino para quem quer relaxar e aproveitar a natureza. Não deixe de visitar o Palácio Boa Vista, o Parque Amantikir e o Morro do Elefante.
Foto: JFDIORIO/Shutterstock
Iporanga
Iporanga, pequena cidade de menos de cinco mil habitantes, é um dos paraísos naturais do estado de São Paulo. Por lá, vale conhecer o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), uma vasta área de cachoeiras e mais de 300 cavernas. O local, inclusive, foi considerado pela UNESCO como patrimônio da humanidade.Atualizado em 28 Mar 2024.