Que tal passar suas férias de verão em um local charmoso com praias paradisíacas? Os vilarejos rústicos estão fazendo muito sucesso entre os turistas do mundo inteiro, já que oferecem o melhor, só que de uma maneira mais descomplicada. Com ruas sem carros, restaurantes e bares pé na areia, esses lugares conseguem unir o rústico com o charmoso, transformando essas vilas em destinos perfeitos para passar férias inesquecíveis.
Alguns desses lugares são mais badalados que outros, sendo possível encontrar o roteiro certo para seu estilo de vida! Para te inspirar, o Guia da Semana fez uma lista com 10 vilarejos rústicos para conhecer no Brasil! Confira:
POUSO DA CAJAÍBA, RIO DE JANEIRO
Se você quer conhecer lugares quase desconhecidos precisa visitar Pouso do Cajaíba, no litoral sul de Paraty. A Enseada do Pouso, a cerca de 2 horas de barco de Paraty, possui belas praias e uma região totalmente preservada por uma Reserva Ecológica.
Dentre essas praias destaca-se a Praia do Pouso da Cajaíba, que possui mais infraestrutura, apesar de ser uma das menores com pouco mais de 300 metros de extensão. Habitada por uma pequena vila de pescadores, a praia tem seu acesso restrito (apenas por barco), o que faz do lugar o perfeito refúgio para quem busca tranquilidade e um belo visual. O mar de águas verdes e calmas também oferece boas opções para prática do mergulho.
PRAIA DO SONO, RIO DE JANEIRO
A belíssima e deserta Praia do Sono, em Paraty, atrai aventureiros e fãs de uma praia paradisíaca. Por estar localizada longe das estradas, essa praia é uma das mais bem cuidadas e bonitas do litoral da Rio-Santos. Para chegar a esse paraíso escondido é necessário pegar uma trilha de 3 km (a pé) desde o Condomínio Laranjeiras (Rio-Santos) ou pegar um barco em Paraty - empresas realizam esse trajeto.
Por lá, é possível encontrar alguns campings e pousadas rústicas, além de restaurantes e bares. Partindo do final da Praia do Sono, logo após o rio, começa a trilha para a Praia dos Antigos - são cerca de 2 km de caminhada que revela uma outra praia deserta e praticamente intocada. Indo um pouco mais além, fica a Praia do Antiguinhos, igualmente bonita e reservada. Também é possível fazer o passeio para a Cachoeira do Saco Bravo, que fica a 4,2 km da Vila.
ARRAIAL D'AJUDA, BAHIA
Arraial D'ajuda está localizado no Sul da Bahia, mais precisamente na Costa do Descobrimento, bem pertinho de Porto Seguro. O vilarejo, que fica badalado durante a alta temporada, é um daqueles lugares super charmosos que agradam o turista que procura lugares tranquilos e calmos com paisagens paradisíacas.
Muitas pessoas costumam dizer que o destino se resume em uma pequena cidade e as praias, mas, para quem conhece ao menos um pouco de um vilarejo baiano, sabe que muitas surpresas podem surgir diante de lugares aparentemente comuns.
MORRO DE SÃO PAULO, BAHIA
Morro de São Paulo, na Bahia, é um destino de férias perfeito para visitar em qualquer época do ano, fator que o faz atrair turistas de todos os cantos do mundo durante o ano todo. Localizado na Costa do Dendê, mais precisamente na Ilha de Tinharé, o lugar é a verdadeira definição de paraíso: praias de águas cristalinas, muita natureza e uma pegada rústica.
Com ruelas que não passam carros, as pousadas de charme, lojinhas e restaurantes com música ao vivo fazem o agito de lá. Parte de tanto sucesso se dá por sua localização: é preciso pegar um barco ou avião monomotor para se chegar a Morro de São Paulo. Quem embarca nessa aventura não se arrepende e conhece um dos lugares mais bonitos do Brasil.
CARAÍVA, BAHIA
Você já deve ter ouvido falar de Caraíva, uma pequena vila de pescadores localizada na Costa do Descobrimento, no litoral da Bahia. O que você provavelmente não sabe é que o lugar - até então desconhecido por grande parte dos turistas - está atraindo cada vez mais fãs, tudo isso por conta de seu charme irresistível, rusticidade e belezas únicas.
Por lá, a sensação é de que o tempo parou: ruas de areia, pequenas pousadas e restaurantes rústicos embalam o clima praiano que, embora tenha recebido uma certa infraestrutura, não deixou de lado as raízes da pequena vila de pescadores. Parte de sua tranquilidade e calma pode ser explicada pelo fato de que carros não entram.
TRANCOSO, BAHIA
Você provavelmente já ouviu falar de Trancoso: um charmoso vilarejo no sul da Bahia que se torna point absoluto durante a temporada de verão. Acontece que a vila vai muito mais além do que um destino de sucesso: ela abriga uma das praias mais bonitas do Brasil, além de pousadas charmosas, que deixam a experiência ainda mais rica.
A parte central e que reúne todo o agito de Trancoso é a região conhecida como O Quadrado. Por lá, o turista encontra restaurantes a céu aberto com música ao vivo, lojinhas de roupas e acessórios e um clima rústico sem igual. Para quem quiser curtir o sossego, vale a pena ir na baixa temporada.
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, RIO GRANDE DO NORTE
São Miguel do Gostoso foi descoberto pelos turistas nos últimos anos e motivos para incluir o paraíso em seu roteiro de férias não faltam. Trata-se de uma charmosa cidade no Rio Grande do Norte que oferece tranquilidade e cenários paradisíacos em um mesmo lugar. A 100 km de Natal, virando a "esquina" no Mapa do Brasil, Gostoso é o roteiro ideal para descansar com muita sombra e água fresca!
O lugar não ostenta grandes redes de hotéis, tampouco badalados restaurantes, mas vale a aventura. Parte do seu charme está exatamente na falta de atrativos famosos, já que o destino é bastante sossegado. Gostoso tem uma abundância de vento, fator que o torna famoso pelos praticantes de esportes de vento como kitsurf, por exemplo.
PIPA, RIO GRANDE DO NORTE
A 80 km de Natal está o famoso vilarejo de Pipa, um destino paradisíaco no Rio Grande do Norte. Dizem que o local é a versão "gourmet" do Nordeste, já que abriga hotéis famosos, restaurantes badalados e todo aquele agito que só um vilarejo do Nordeste pode oferecer.
Durante todo o ano, a cidadezinha recebe turistas brasileiros e estrangeiros, por isso, por lá não existe baixa-temporada, mas vale a pena buscar uma data onde os preços estão mais em conta. Para quem gosta de praias paradisíacas, a Praia do Amor é o principal cartão-postal de lá: lindas falésias avermelhadas se contrapõem ao azul do mar.
ICARAÍ DE AMONTADA, CEARÁ
No badalado litoral do Ceará ainda existe um lugar quase intocado e paradisíaco: a Praia de Icaraí de Amontada, a 220 km de Fortaleza, conta com belas enseadas desérticas, onde se formam piscinas naturais na maré baixa. Ventos fortes tornaram o local um dos principais points do kite-surf - espécie de esporte aquático que conta com a ajuda do vento.
Por lá, não existe sinal de celular, mas algumas pousadas contam com wi-fi. Restaurantes e bares a beira-mar completam o vilarejo. Próximo de lá, em Moitas, a praia mais agitada da região, passeios de barco partem para explorar a região e seus mangues. Quem está de buggy ou de carro com tração 4x4 pode ainda se aventurar pelas dunas para conhecer a bela Lagoa de Sabiaguaba e os chamados Lençóis Cearenses, que ficam com as lagoas cheias na época das chuvas.
JERICOACOARA, CEARÁ
Localizado a 300 km de Fortaleza, Jijoca de Jericoacora, Vila de Jeri ou apenas Jeri se tornou point turístico nos últimos tempos. Suas belezas naturais e o sol o ano inteiro fazem de lá o ambiente aconchegante com ar rústico mais badalado do Brasil. Amantes de praias bonitas e lagoas de água doce encontram lá a verdadeira definição de paraíso.
A infraestrutura do local se resume em pousadas boutiques e hotéis de charme. Na Vila de Jeri, o turista encontra restaurantes e bares embalados com forró que atraem todo tipo de público – desde aqueles que buscam tranquilidade até os fãs de balada. É possível encontrar barracas de caipifrutas, assim como bares com música e dança ao vivo.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 27 Nov 2018.