Localizada no Rio Grande do Sul, mais precisamente a 980 metros de altura, a cidade de Cambará do Sul se destaca por conta de seu valioso tesouro nacional: imponentes e belíssimos cânions. Cenário de inúmeras novelas brasileiras, o local está caindo no gosto dos turistas que buscam uma viagem incrível em meio a um lugar ainda desconhecido por muitas pessoas. Com parques nacionais, cachoeiras e imensos cânions, a viagem surpreende até os mais céticos.
Seja para fugir do tradicional roteiro pelo Rio Grande do Sul ou quem sabe para ter uma verdadeira imersão na natureza, Cambará do Sul pode ser o destino certo para suas próximas férias. Para deixar tudo ainda melhor, a região conta com pousadas super charmosas que fazem da viagem uma experiência única.
Para te inspirar a conhecer as belezas naturais do Sul do Brasil, o Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa conhecer em Cambará do Sul. Confira:
PARQUE NACIONAL APARADOS DA SERRA
Localizado na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Parque Nacional de Aparados da Serra é um daqueles passeios obrigatórios para quem visita Cambará do Sul. Seu nome no tupi significa pedra cortada, se assimilando ao formato das pedras, que parecem ter sido aparadas com faca!
Parte do seu charme se dá pelo fato do local abrigar um dos cânions mais famosos do Brasil: o Itaimbezinho. Ao todo são mais de 13 mil hectares de áreas verdes com diversas trilhas e cachoeiras - sem mencionar o visual indescritível do cânion visto lá de cima.
Curiosidade: a parte superior do planalto está no Rio Grande do Sul, enquanto o fundo do vale e o solo estão em Santa Catarina.
CÂNION ITAIMBEZINHO
Considerado um dos cânions mais famosos do Brasil, o Itaimbezinho não só atrai por sua beleza como por conta de seu tamanho sem igual: belos paredões de 720 metros de altura e seis quilômetros de extensão. Pensando na preservação do local, são abertas ao público apenas três trilhas que se diferenciam pela extensão e dificuldade, sendo elas: Vértice (1,5 km ida e volta), Cotovelo (6 km ida e volta) e Rio do Boi (8 km ida e volta), esta última é a única trilha em que é obrigatório a presença de um guia turístico já que demanda um grande esforço físico.
Uma das trilhas mais fáceis, e nem por isso menos bonita, é a Trilha do Vértice, que percorre a borda do cânion, levando a um mirante estrategicamente localizado, de onde é possível avistar as cachoeiras Andorinhas e Véu da Noiva.
PARQUE NACIONAL SERRA GERAL
Vizinho ao Aparados da Serra, o Parque Nacional Serra Geral conta com muitas opções de cânions tão bonitos quanto o de Itaimbezinho na mesma região. Em uma área de mais de 23 mil hectares, os amantes de cachoeiras, trilhas e muito verde precisam conhecer o local.
Espalhados por três municípios, o Parque é composto, basicamente, por montanhas e vales, sendo uma verdadeira imersão na natureza para os aventureiros. A cidade mais próxima ao local é a de Cambará do Sul. Dentre as atrações mais procuradas no parque estão seus cânions, em especial o Cânion da Fortaleza e o Cânion Malacara, além da Cachoeira Tigre Preto.
Curiosidade: o Parque está localizado em cima da divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Suas atrações são divididas entre os dois estados.
CÂNION FORTALEZA
Um dos passeios obrigatórios no Parque Nacional Serra Geral é a visita ao Cânion Fortaleza que, embora se assemelhe com os demais, a vista e sensação de estar em sua borda faz com que a surpresa e o fascínio sejam únicos. O que mais chama a atenção neste cânion é sua magnitude e beleza, já que são mais de 7 km de extensão com uma fenda sem fim – fica quase impossível enxergar o chão!
Em uma trilha de 1,7 km aproximadamente, é possível chegar ao topo do morro de onde se tem uma visão privilegiada do paredão – sem mencionar que nos dias mais claros é possível ver o mar que fica a cerca de 50 km de distância.
CÂNION MALACARA
O Cânion Malacara é uma das formações onde é possível percorrer por baixo, conhecendo assim a fenda por dentro e passando por lugares inusitados. Para visitar os cânions percorrendo sua borda, a entrada é feita pelo Rio Grande do Sul, já para os aventureiros que desejam percorrer por baixo, é necessário entrar por Santa Catarina – lembrando que o parque fica na divisa entre os estados.
A trilha com 4 horas de duração exige a presença de um guia turístico e passa por pontos selvagens e praticamente intocados. Por lá, é possível atravessar um rio com água pela cintura, admirar de pertinho as rochas que formam o cânion e se deparar com incríveis piscinas naturais de águas bem geladas.
CACHOEIRA DO TIGRE PRETO
Com três quedas d’água, a Cachoeira do Tigre Preto possui cerca de 3 km (ida e volta) e é uma ótima opção de passeio para quem quer conhecer uma cachoeira da região e, de quebra, admirar o visual dos cânions.
Seguindo a mesma trilha da Cachoeira do Tigre, é possível chegar na Pedra do Segredo – um bloco monolítico pesando toneladas equilibrado em cima de uma superfície de 50 cm! O passeio curioso rende boas fotografias e teorias conspiratórias.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 19 Ago 2019.