A lei da oferta e da procura vale para tudo na vida, inclusive para o turismo. O que define o preço de uma viagem é a temporada em que se visita o local. Por isso, durante o verão e as férias de julho, os preços tendem a ser mais altos. Mas em compensação, de abril a junho e de agosto a outubro, são os meses conhecidos como baixa temporada, quando a procura é menor e os preços ficam mais acessíveis.
Muitos brasileiros tendem a escolher essas datas para tirar férias, sendo possível realizar diversos passeios e se hospedar em lugares bons pagando menos. Sem contar que, fora de temporada, as passagens aéreas tendem a ser mais baratas.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 10 destinos no Brasil perfeitos para visitar na baixa temporada. Confira na galeria abaixo:
NATAL, RIO GRANDE DO NORTE
Natal é o ponto de partida para qualquer um que queira explorar o Rio Grande do Norte. A principal cidade do estado abriga arranha-céus, shoppings, grandes estradas e todas as características de uma cidade grande. Em contraposição, o destino é um ótimo roteiro de verão para quem quer conhecer o nordeste sem abrir mão de uma boa localização.
Com praias, dunas e atrações badaladas, Ponta Negra é o melhor lugar para quem quer passar as férias em Natal. Observar o dia passar em uma cadeira na beira-mar ou se aventurar nos passeios de buggy pelas dunas são os programas preferidos dos turistas.
CANOA QUEBRADA, CEARÁ
O Ceará é um dos destinos mais badalados no Nordeste Brasileiro. Abrigando cidades grandes recheadas de arranha-céus e ao mesmo tempo praias paradisíacas e dunas de areia, o local é a aposta certa para quem quer curtir as férias dos sonhos sem passar aperto. O melhor de tudo é que o sol e o calor estão presentes o ano todo por lá, não importa a época!
A cerca de 120 km de Fortaleza, Canoa Quebrada se tornou um dos destinos mais badalados do Ceará. Suas falésias de cor alaranjada, misturada com dunas e um mar esverdeado fazem de lá o local perfeito para quem quer aproveitar o melhor do nordeste. Com barracas à beira-mar e música ao vivo, a pequena vila se mantém animada durante a alta temporada, fazendo com que turistas curtam o visual aproveitando a animação do Ceará.
PORTO DE GALINHAS, PERNAMBUCO
Porto de Galinhas, em Pernambuco, é um daqueles destinos perfeitos para visitar em qualquer época do ano. Com águas cristalinas, praias paradisíacas e sol o ano inteiro, é destino certo para as férias em família, a dois e com os amigos. Até porque, por lá estão alguns dos melhores resorts do Brasil, fator esse que deixa a experiência ainda melhor.
O cartão postal de Porto de Galinhas e parada obrigatória de quem visita a região são as Galés. Trata-se de imensas piscinas naturais formadas por barreiras de corais, onde os visitantes podem nadar com peixinhos e tirar belíssimas fotos. A beleza é tanta que o passeio é o mais cobiçado.
FERNANDO DE NORONHA, PERNAMBUCO
O Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, é considerado um dos lugares mais bonitos e preservados do Brasil. Parte desta fama pode ser explicada por suas praias paradisíacas e seu clima tropical o ano inteiro. O destaque fica para Baía do Sancho, que já foi considerada uma das praias mais bonitas do planeta.
O Arquipélago é divido em duas partes no quesito praias: Praias de Fora, com quatro praias e uma enseada, onde as ondas costumam ser mais fortes e de mar aberto; e as Praias de Dentro, aquelas voltadas para o Brasil, com águas calmas. Ao todo, são 10 praias e 3 baías.
MORRO DE SÃO PAULO, BAHIA
Morro de São Paulo, na Bahia, é um destino de férias perfeito para visitar em qualquer época do ano, fator que o faz atrair turistas de todos os cantos do mundo durante o ano todo. Localizado na Costa do Dendê, mais precisamente na Ilha de Tinharé, o lugar é a verdadeira definição de paraíso: praias de águas cristalinas, muita natureza e uma pegada rústica.
Com ruelas que não passam carros, as pousadas de charme, lojinhas e restaurantes com música ao vivo fazem o agito de lá. Parte de tanto sucesso de dá por sua localização: é preciso pegar um barco ou avião monomotor para se chegar a Morro de São Paulo. Quem embarca nessa aventura não se arrepende e conhece um dos lugares mais bonitos do Brasil.
OURO PRETO, MINAS GERAIS
Ouro Preto é um destino mineiro que conta muito sobre a história do Brasil, principalmente sobre o período da inconfidência mineira, luta pelo fim do domínio português no Brasil e o período da escravidão. Os principais artistas barrocos deixaram suas marcas e obras pela cidade, que mantém o charme e a rusticidade da época até hoje.
Suas ruas de paralelepípedos atraem fãs e amantes de uma arquitetura única e belíssima. Por lá, todos os restaurantes e conveniências possuem esse charme mineiro mesclado com as raízes coloniais. Entretanto, as igrejas históricas são os principais atrativos já que contam com uma riqueza de detalhes sem igual.
PARATY, RIO DE JANEIRO
A cidade de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, é um incrível destino de férias, já que além de suas belíssimas praias, o local possui muitas trilhas, passeios históricos e paisagens exuberantes. Percorrer suas vielas de paralelepípedos é como voltar no tempo: casinhas coloridas, feirinhas de artesanatos e muitos restaurantes charmosos. Como se não bastasse tantas atrações, a cidade é rodeada por águas cristalinas de um azul sem igual.
Visitar o Centro Histórico de Paraty, construído entre os séculos 18 e 19, é um dos programas obrigatórios. Suas ruas de paralelepípedos são emolduradas por casarões e belas igrejas, que se destacam entre as casas com portas coloridas. Graças ao tombamento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, por lá nada mudou desde os anos 1800, fazendo com que o passeio seja uma experiência única e incrível.
CAMPOS DO JORDÃO, SÃO PAULO
A cidade de Campos do Jordão, a cerca de 180 km de São Paulo, é o destino de inverno preferido dos paulistas. Acontece que a cidade possui roteiros imperdíveis para aproveitar mesmo durante o verão, sendo possível não só fugir da massa turística, como aproveitar os preços da baixa-temporada de lá.
Que tal curtir um bar de gelo? Essa é a proposta do Iceland. Localizado no coração da Vila Capivari, dentro do Mercado São Bento, espaço é feito 100% de gelo. Toda decoração é exclusiva, contendo estátuas e até um escorregador de gelo. Ao adquirir seu passaporte, o visitante pode apreciar bebidas e petiscos em um local com atrações para todas as idades!
FOZ DO IGUAÇU, PARANÁ
Um dos destinos turísticos que mais atrai estrangeiros ao Brasil não está na costa brasileira e tampouco é uma metrópole de negócios. Com um pouco mais de 260 mil habitantes, Foz do Iguaçu encanta por apresentar aos visitantes uma das molduras naturais mais bonitas do planeta: as Cataratas do Iguaçu.
Com 275 quedas d'água – algumas chegam a medir 90 metros de altura –, Foz do Iguaçu divide com Puerto Iguazu, cidade da Argentina, esse espetáculo de águas, biodiversidade e esportes radicais. Acontece que a região vai muito além das imponentes quedas d'agua: roteiros culturais, religiosos e gastronômicos são algumas das atrações imperdíveis do destino.
VALE DOS VINHEDOS, RIO GRANDE DO SUL
Os apaixonados por vinho já possuem um destino incrível de viagem no Brasil: a 120 km de Porto Alegre, está localizado o Vale dos Vinhedos, região que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX e que é considerada a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil. São inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então a Rota do Vinho.
A melhor forma de aproveitar a região para conhecer todas as propriedades (e vinhedos) é alugar um carro para percorrer, sem pressa, a pequena distância entre as três cidades. Por lá, os visitantes encontram roteiros personalizados para atender da melhor forma quem quer conhecer o passo a passo da produção de vinhos, degustar rótulos recém-saídos do barril e, de quebra, admirar lindas paisagens.
Atualizado em 1 Fev 2019.