Para quem adora conhecer cantinhos surpreendentes pelo Brasil precisa visitar Bueno Brandão. O destino, que fica em Minas Gerais, está localizado na Serra da Mantiqueira e é carinhosamente apelidado de Cidade das Cachoeiras. Com nada menos do que 22 quedas d'águas cristalinas, a cidade é roteiro certo para quem busca fugir dos lugares óbvios e quer mergulhar (literalmente) na natureza.
Indo na contramão de suas vizinhas famosas Socorro e Águas de Lindóia, Bueno Brandão ainda guarda o charme de ser pouco conhecida e que possui tantas belezas quanto as outras. A três horas de São Paulo, o roteiro é perfeito para um final de semana longe da cidade.
Para te inspirar, o Guia da Semana juntou em um só lugar tudo o que você precisa conhecer em Bueno Brandão, Minas Gerais. Confira:
BUENO BRANDÃO
Foto: Shutterstock
Bueno Brandão, ao contrário das demais cidades mineiras, ainda consegue guardar o charme e ambiente bucólico que se perdeu diante da modernidade. O nome da cidade é uma homenagem a Júlio Bueno Brandão, político mineiro que por duas vezes foi governador de Minas Gerais nos tempos da República Velha.
Com apenas dez mil habitantes, a minúscula cidade é roteiro para quem quer fugir da tecnologia e agito. Com ruas em paralelepípedos e casinhas simples, o destino desconhece o trânsito, barulho de buzinas ou até mesmo semáforos em cruzamentos. Para quem quer se desligar de tudo e curtir a vida simples como ela deveria ser, Bueno Brandão é o destino certo.
+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM BUENO BRANDÃO.
CIDADE DAS CACHOEIRAS
Foto: Shutterstock
Não é exagero nenhum: são 22 cachoeiras catalogadas em Bueno Brandão, fora àquelas que ficam de fora da lista. Tem opção para todos os gostos: com quedas d´águas fortes, aquelas que formam poço para banho e outras que, devido à força da água, só é boa para observar.
Para quem gosta de aventura, é possível conhecer lugares mais distantes da cidade, mas se você é da turma do 'mínimo esforço', existem inúmeras cachoeiras bem próximas e de fácil acesso. Uma das mais famosas da cidade é a Cachoeira do Luis, que possui duas quedas de água e uma ótima infraestrutura ao seu redor. Além de um bar, é possível curtir uma tirolesa e até mesmo se hospedar por lá.
Já para quem gosta mesmo é de se banhar sem se preocupar com a força da água, a Cachoeira Santa Rita é uma boa escolha. A queda d'água bem alta desemboca em um lago onde crianças e adultos se banham tranquilamente.
+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM BUENO BRANDÃO.
...ALÉM DAS CACHOEIRAS
Foto: Shutterstock
Para variar um pouco o roteiro e conhecer outros lugares além das cachoeiras, a Vinícola Fidêncio é um ótimo passeio. Trata-se de uma fazenda próxima ao centro da cidade, com ambiente familiar e bem receptivo. Os donos recebem os visitantes que estão afim de uma boa conversa e de degustar os licores, cachaças ou vinhos artesanais produzidos por lá.
E de que adianta conhecer uma cidade mineira sem provar as delicias típicas? O Galpão Mineiro, no centro da cidade, é o melhor endereço para levar comidinhas e doces para casa. Os produtos produzidos na cidade, como doce de leite, queijo, cachaça e esculturas em pedra sabão, são vendidos a preços bem mais camaradas.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 23 Nov 2018.