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As três velhas são duas aristocratas decadentes, Melissa e Graça, e uma criada centenária, Garga. Suas atitudes afetadas dão pistas para o entendimento do enigma proposto pela expressão artística, que provoca sensações inexplicáveis.
O comportamento desmedido das personagens, contado pela esperança de fertilizar na velhice e conceber uma vida para manter os interesses de uma classe extinta, é um dito espirituoso, ao deparar com a condição física e material precária das personagens. A peça dá relevância à aparência. É cômico quando Graça escamoteia suas vestes maltrapilhas, adornos deteriorados e anseia galantear ao lançar sorrisos da dentadura no baile.
A grande energia sexual das personagens é a força criativa que gera o estranhamento, o desconforto e até o prazer do riso ao apresentar a valorização, mesmo que negativa, do corpo, da comida, da sexualidade e como coisa última o ritual antropofágico.
A história familiar das personagens é baseada numa estrutura deturpada e o verdadeiro sentido apreendido no comportamento das marquesas tem ligação com o inconsciente, revelada na forma mais profunda da memória: o esquecimento das situações, de abusos sexuais cometidos pelo pai e também pelos abortos.
A vitalidade das personagens atina "águas profundas e profanas" na formação das fantasias e das ilusões promovidas pela mãe que tem o falo. Isso faz referência explícita à metáfora paterna, como substituição do falecido conde visando satisfazer o caráter psicótico de Melissa pela falta do objeto.
Oposto ao sublime, o gênero da peça é o grotesco. A única proximidade com o encantador é o suspiro: respiração causada por dor ou paixão que move o ânimo, doce e melancólico. O envelhecimento nada atenua. Sua crueza é exposta com escárnio e a linguagem da peça é escatológica e visceral.
A peça é do chileno Alejandro Jodorowsky, que tem uma estética própria e fundou o Movimento Pânico, "que se trata sempre de uma tomada de inconsciência que se dá pelo humor, pelo chiste, pela pândega". A direção é de Maria Alice Vergueiro, que atua no espetáculo em companhia do notável Luciano Chirolli e de Pascoal da Conceição.
Resgatada como atriz pela grande audiência do vídeo Tapa na Pantera, visto por milhares de pessoas no youtube, a peça também faz alusão à publicidade, de forma irônica, mas reconhece a troca de interesses econômicos. Traduzindo o fluxo capitalista, a mídia põe em evidência pessoas talentosas que outrora caíram no esquecimento e atualmente exploram estéticas.
Veja a resenha do espetáculo As Três Velhas
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Realismo Mágico
Qual a verdade?
Encontro com si mesmo
Quem é a colunista: Renata Bar Kusano.
O que faz: Publicidade e Propaganda (FAAP), uma aprendizagem em edição em vídeo e suas correlações.
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Atualizado em 6 Set 2011.