Guia da Semana

Distrito de Belém, Icoaraci possui cerca de 270 mil habitantes e tem sua economia baseada em indústrias como pesca, madeireiras, olarias, marcenarias, palmito, entre outras. Lá, a Vila Sorriso atrai muitos visitantes em função de sua tradicional água de coco no Pontão e pelas peixarias, além dos bares localizados na antiga 1ª Rua. De qualquer forma, o que mais chama a atenção dos turistas é a Cerâmica Marojara.

Distante 18 quilômetros do Centro de Belém, a cidade é reconhecida como uma das principais produtoras de artesanato em cerâmica no Pará. Na arte marojara, há pintura vermelha e preta sobre engobe branco, representando a quarta fase arqueológica da Ilha de Marajó. Já na tapajônica, que é tridimensional, há uma mistura de cauxi e cariapé, criando figuras humanas vindas da região do Baixo Tapajós, enquanto na maracá, que tem como berço o Amapá, estão inclusas urnas funerárias tubulares, zoomorfas e antropomorfas.

O atrativo do lugar também está nos quarteirões regulares, ruas e travessas largas cheias de mangueiras e que lembram a Belle Époque, principalmente nos chalés e na estação ferroviária. Na orla de Icoaraci são comemorados os mais diversos eventos durante o ano, como carnaval e ano novo, sem faltar muita música e trio elétrico. Quem passar por lá não pode deixar de conhecer o Bairro de Paracuri, a Orla do Cruzeiro, com restaurantes e barraquinhas, a Ilha de Caratateua e a Ilha do Outeiro, onde é possível chegar atravessando a Ponte Rodoviária Enéas Martins e o turista aproveita as mais diversas praias.

Onde fica: localizado no ângulo entre a Baía do Guajará e o Rio Maguari, a 18 quilômetros do Centro de Belém.

Fotos: Acervo de informações de Belém, da Coordenadoria Municipal de Turismo - BELEMTUR

Mapa do local

Icoaraci

Endereço
A 18 quilômetros do centro de Belém.,, 00000-000

Atualizado em 12 Mai 2012.