Guia da Semana

Além de ser o mais importante teatro da cidade, o Teatro Nacional Cláudio Santoro é o maior conjunto arquitetônico realizado por Oscar Niemeyer, destinado exclusivamente às artes da capital federal.

Com influências da arquitetura asteca, a edificação tem forma de pirâmide sem ápice, 3.608 vidros nas fachadas leste e oeste, além de cubos e retângulos (foto), desenhados por Athos Bulcão. Na sua decoração, destaque para a escultura Contorcionista, de Alfredo Ceschiatti.

A construção da área ocorreu em diversas etapas, que teve início em julho de 1960, poucos meses após a inauguração da capital. A estrutura ficou pronta em janeiro de 1961, mas durante cinco anos as obras foram interrompidas e somente retomadas em 1966, com a abertura da Sala Martins Pena.

Após dez anos de atividade o espaço foi fechado para o reinício das obras de conclusão do Teatro Nacional. Mesmo sendo reaberto no começo de 1979, vários problemas fizeram com que novas intervenções fossem executadas em novembro do mesmo ano.

Na última etapa foi erguido o Anexo do Teatro, para abrigar a administração, a sede da Fundação Cultural e as salas de ensaio e galerias. Hoje, o teatro é composto por três espaços cênicos: Sala Alberto Nepomuceno, Sala Martins Penna e Sala Villa-Lobos, além da galeria de artes plásticas.

Teatro Nacional Cláudio Santoro

Endereço
Setor SCTN,, 70070-200

Telefone (61) 3325-6239

Site do estabelecimento

Atualizado em 20 Mai 2013.