Inaugurado em 1978, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil ocupa três andares da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. No início, o museu ficava apenas no sétimo e oitavo andares do prédio, mas em 2000 ficou pronto o nono andar, que enfoca a presença japonesa nos cinqüenta anos Pós-Guerra.
O local conta com aproximadamente cinco mil objetos, 28 mil documentos e dez mil fotos, que retratam pontos marcantes da trajetória dos imigrantes japoneses que vieram para o Brasil. A primeira parte do museu mostra as relações diplomáticas entre o Brasil e Japão, retratanto o trabalho e vida dos imigrantes nos cafezais paulistas e agricultura
A segunda parte do museu traz três temas: a contribuição dos japoneses na agricultura brasileira, a Segunda Guerra Mundial e a reorganização da comunidade nipo-brasileira após a guerra. O último setor retrata a vida dos imigrantes pós guerra e a instalação de indústrias japonesas no país. Além disso, o museu também destaca as relações socioculturais do intercâmbio entre os dois países, incluindo dança, religião, música, culinária e cinema.
Mapa do local
Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Horário(s) Terça a domingo, das 13h30 às 17h30.
Rua São Joaquim, 381, Centro 01508-001
Telefone (11) 3209-5465
Atualizado em 23 Abr 2014.