A Mostra Internacional de Cinema é sempre uma boa oportunidade para conhecer o que há de melhor e mais significativo no cinema mundial, fora do circuito Brasil-EUA. Entre os quase 400 filmes confirmados para a edição de 2017, que acontece de 19 de outubro a 1º de novembro, estão os representantes de 14 países diferentes no Oscar 2018, que concorrerão a 5 vagas na corrida de 'Melhor Filme Estrangeiro'.
Conheça:
Zama (Lucrecia Martel) - Argentina
O novo filme de Lucrecia Martel é a adaptação de um romance de Antonio Di Benedetto escrito nos anos 50. O protagonista é Don Diego de Zama, um oficial espanhol no século XVII que trabalha em Assunção e aguarda uma transferência para Buenos Aires.
Happy End (Michael Haneke) – Áustria
Mesmo sem revelar quase nada nos materiais de divulgação, o novo filme de Michael Haneke é um dos mais esperados do ano no circuito de festivais. O que se sabe é que ele aborda a crise dos refugiados e tem no centro uma família rica europeia.
O Motorista de Táxi (Jang Hoon) – Coreia do Sul
Durante os protestos de 1980 contra o governo coreano, um taxista transporta um repórter alemão de Seoul a Gwangju para cobrir as manifestações, em troca de uma quantidade inimaginável de dinheiro.
Scary Mother (Ana Urushadze) – Geórgia
Manana é uma dona-de-casa de 50 anos que tem um dilema: ela precisa escolher entre sua vida familiar e sua paixão, a escrita, que ela reprimiu durante toda a sua vida.
Respiro (Narges Abyar) – Irã
Bahar é uma criança que, nos anos 70, vive no Irã com seus pais e enxerga a vida com uma mistura de realidade e fantasia.
Canção de Granito (Pat Collins) – Irlanda
Misturando técnicas de documentário e drama, “Canção de Granito” conta a história real do músico irlandês Joe Heaney, celebrando sua vida e obra.
À Sombra de Uma Árvore (Hafsteinn Gunnar Sigurðsson) – Islândia
Quando os vizinhos de Baldwin e Inga começam a reclamar da sombra que a árvore no seu quintal faz sobre o deck deles, uma verdadeira guerra tem início, evoluindo descontroladamente.
Mil Cordas (Tusi Tamasese) – Nova Zelândia
O pai de uma família que enfrentou duras tragédias tenta se reconciliar com sua filha mais nova, fazendo uma viagem para, simbólica e culturalmente, enterrar os fantasmas da família.
Mãe no Gelo (Bohdan Sláma) – República Tcheca
Desde que seu marido faleceu, Hana vive sozinha. Seus filhos a visitam com suas famílias, mas, quando isso acontece, as discussões são frequentes. Sua vida muda quando ela conhece Brona, um entusiasta da natação em águas geladas que a ensina a encarar certos medos.
Loveless (Andrey Zvyagintsev) – Rússia
Um casal que está passando por um divórcio precisa unir forças para encontrar seu filho, que desapareceu durante uma de suas brigas.
Felicité (Alain Gomis) – Senegal
Félicité canta num bar em Kinshasa. Quando seu filho adolescente sofre um acidente de moto, ela parte numa busca desesperada pelas ruas nesse mundo de música e sonhos, e cruza o caminho de Tabu.
The Square (Ruben Östlund) – Suécia
Do mesmo diretor de “Força Maior”, o vencedor da Palma de Ouro em 2017 “The Square” é um drama satírico que tem no centro o curador de um museu de arte contemporânea que recebe uma nova instalação: uma obra que convida o público a praticar o altruísmo e questionar seu papel egocêntrico num mundo coletivo e incerto.
Mulheres Divinas (Petra Volpe) – Suíça
Nora é uma jovem dona-de-casa que vive com o marido e os dois filhos numa pequena e pacata vila suíça, nos anos 70. Nesse local isolado, pouco dos avanços conquistados pelos movimentos sociais de 1968 podem ser sentidos e ela leva uma vida bastante discreta – isso, até se envolver fervorosamente na luta pelos direitos de votos para as mulheres.
El Inca (Ignacio Castillo Cottin) - Venezuela
Uma trágica história de amor baseada na vida do boxeador venezuelano Edwin “El Inca” Valero que, apesar das vitórias no ringue, teve uma vida pessoal turbulenta.
Por Juliana Varella
Atualizado em 16 Out 2017.