O cinema brasileiro nunca esteve tão presente nas telas. A cada ano, mais títulos são lançados em circuito comercial e, em 2017, o público terá ainda mais opções de gêneros e temas para escolher, do terror à animação infantil. Conheça 15 filmes nacionais que já vêm se destacando no calendário e programe-se:
O filme da minha vida
Previsão de estreia: 3 de agosto
Serras Gaúchas, 1963. O jovem Tony Terranova precisa lidar com a ausência do pai, que foi embora sem avisar à família e, desde então, não deu mais notícias ao filho. Tony é professor de francês num colégio da cidade, convive com os conflitos dos alunos no início da adolescência e vive o desabrochar do amor.
Apaixonado por livros e pelos filmes que vê no cinema da cidade grande, Tony faz do amor, da poesia e do cinema suas grandes razões de viver. Até que a verdade sobre seu pai começa a vir à tona e o obriga a tomar as rédeas de sua vida.
Malasartes e o duelo com a morte
Previsão de estreia: 10 de agosto
"Malasartes e o Duelo com a Morte" é uma comédia sobre as aventuras de Pedro Malasartes, personagem tradicional do folclore ibero-americano que vive de pequenas trapaças. Gaiato fanfarrão, Malasartes terá que enfrentar dois grandes inimigos: Próspero, que fará de tudo para impedir que sua irmã Áurea namore um sujeitinho preguiçoso, sem coragem e imprestável como Malasartes; e a própria Morte encarnada, que quer tirar férias depois de dois mil anos ceifando vidas e pretende enganar Malasartes para que ele assuma o tedioso cargo em seu lugar.
João: O Maestro
Previsão de estreia: 17 de agosto
Biografia do maestro João Carlos Martins, desde a infância até a descoberta da paralisia que, segundo os médicos, condenaria o músico a nunca mais poder tocar um piano.
Bingo - O rei das manhãs
Previsão de estreia: 24 de agosto
Augusto, um artista que sempre sonhou com seu lugar sob os holofotes, finalmente tem sua grande chance ao se tornar Bingo, um palhaço apresentador de um programa infantil de televisão que é sucesso absoluto. Uma cláusula no contrato não permite revelar quem é o homem por trás da máscara, produzindo em Augusto a frustração de ser o homem anônimo mais famoso do Brasil. Uma surreal história sobre a busca de um homem pelo reconhecimento de sua arte.
Como Nossos Pais
Previsão de estreia: 31 de agosto
“Como Nossos Pais” acompanha a vida de Rosa (Maria Ribeiro) que busca ser perfeita: como profissional, mãe, filha, esposa e amante. Filha de intelectuais dos anos 70 e mãe de duas meninas pré–adolescentes, ela se vê pressionada pelas duas gerações que esperam que ela seja engajada, moderna, onipresente – uma super mulher! Até que sua mãe lhe faz uma revelação que leva Rosa a iniciar uma redescoberta de si mesma.
Lino
Previsão de estreia: 7 de setembro
Lino é um animador de festas muito azarado que não aguenta mais vestir todos os dias uma horrorosa fantasia de um gato gigante e aguentar sempre a mesma rotina de maus tratos das crianças em seu emprego. Tentando livrar-se de seu azar, busca a ajuda de um suposto mago não muito talentoso que o transforma justamente em sua própria fantasia.
Polícia Federal – A Lei é Para Todos
Previsão de estreia: 7 de setembro
O filme conta a saga da maior e mais bem-sucedida operação de combate à corrupção da história do país – a Operação Lava Jato. Pelo ponto de vista do delegado Ivan (Antonio Calloni) e de sua equipe da Polícia Federal, em conjunto com a força-tarefa do Ministério Público Federal, o longa revela os esforços para desvendar o esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas a executivos da Petrobras, empreiteiras, partidos políticos e parlamentares. O thriller mostra ainda o papel decisivo da Justiça para que a investigação não fosse destruída pelas forças políticas envolvidas.
Divórcio
Previsão de estreia: 21 de setembro
A trama acompanha a história de Noeli (Camila Morgado), que é roubada do altar por Júlio (Murilo Benício). O casal leva uma vida humilde, mas enriquece quando o molho de tomate Juno, criado por eles, torna-se um sucesso. Com o passar dos anos, os dois abrem uma grande empresa, mas o dinheiro e a rotina os distancia. E um mal entendido é a gota d'água para a separação. Para defender o patrimônio, cada um tenta achar o melhor advogado para si, o que gera um processo de divórcio cheio de confusões.
A Comédia Divina
Previsão de estreia: 19 de outubro
Abalado por sua baixa popularidade, o Diabo (Murilo Rosa) resolve vir à Terra e fundar sua própria igreja. Os pecados são virtudes e devem ser estimulados. Utilizando a televisão, o Coisa Ruim potencializa seu poder de sedução para ganhar mais fiéis. Raquel (Monica Iozzi), uma jovem jornalista ambiciosa, é uma das primeiras a cair sob seu domínio.
Teu mundo não cabe nos meus olhos
Previsão de estreia: 19 de outubro
Vitório é cego de nascença, um feliz pai de família e famoso por oferecer a melhor pizza dos arredores do tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo. Ele acredita ter superado todas as adversidades que a cegueira provoca, até encontrar a oportunidade de enxergar e os conflitos que ela traz.
O juízo
Previsão de estreia: 19 de outubro
Terror sobrenatural com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Lima Duarte. A sinopse oficial ainda não foi divulgada.
Dona Flor e Seus Dois Maridos
Previsão de estreia: 2 de novembro
Uma nova adaptação da obra de Jorge Amado chega aos cinemas em 2017, com Juliana Paes no papel vivido por Sônia Braga nos anos 70, ao lado de Leandro Hassum e Marcelo Faria.
O grande circo místico
Previsão de estreia: 30 de novembro
Em meio ao universo de uma tradicional família austríaca, dona do Grande Circo Knieps, nasceu um improvável romance entre um aristocrata e uma acrobata. Este é o retrato dos 100 anos de existência do Grande Circo e das cinco gerações de uma mesma família que estiveram à frente do espetáculo com suas histórias fantásticas. Baseado no poema homônimo de Jorge de Lima.
Não se aceitam devoluções
Previsão de estreia: 21 de dezembro
Remake brasileiro da comédia mexicana “Não Aceitamos Devoluções” (Eugénio Derbez, 2013), que também ganhou uma versão francesa recentemente (“Uma Família Para Dois”), o filme conta a história de um solteirão (Leandro Hassum) que, um dia, tem um bebê abandonado em seus braços por uma mulher americana com quem tivera um breve caso. Tentando devolver a criança, ele procura a mãe nos Estados Unidos, mas acaba ficando por lá e criando a menina sozinho.
Fala sério, Mãe! (Pedro Vasconcelos, Brasil)
Previsão de estreia: 28 de dezembro
Mais um livro de Talita Rebouças vai ser adaptado para as telonas. Em “Fala Sério, Mãe!”, Ingrid Guimarães e Larissa Manoela vivem mãe e filha, tentando se entender durante o momento mais difícil da vida da menina: a adolescência.
Por Juliana Varella
Atualizado em 13 Jul 2017.