Começa no dia 19 de outubro a 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, trazendo 394 títulos de todo o mundo a diversos endereços da capital. Desses, 98 foram dirigidos ou codirigidos por mulheres, mostrando como, apesar das disparidades de salários e oportunidades, elas estão aí, colocando suas ideias na tela com muito talento e ousadia.
Conheça 12 filmes que estarão em cartaz na Mostra e que têm na direção mulheres de diferentes nacionalidades (inclusive brasileiras):
Mulheres Divinas (Petra Volpe)
Nora é uma jovem dona de casa que mora em uma pequena cidade com o marido e os dois filhos. O interior da Suíça permanece à parte dos grandes movimentos sociais surgidos em 1968. A vida de Nora tampouco é afetada; ela é uma pessoa pacata, de quem todos gostam. Até começar a lutar publicamente pelo direito ao voto feminino, que os homens devem decidir nas urnas no dia 7 de fevereiro de 1971.
Scary Mother (Ana Urushadze)
Manana, uma dona de casa de 50 anos, se vê diante de um dilema. Ela precisa escolher entre a vida em família ou o seu amor pela escrita, atividade que reprime há anos. Manana decide seguir sua paixão, mergulhando em um sacrifício físico e mental. Vencedor do prêmio de melhor primeiro longa-metragem no Festival de Locarno. Representante da Geórgia no Oscar 2018.
Faces Places (Agnès Varda)
Agnès Varda e JR têm coisas em comum: sua paixão por imagens e, mais particularmente, o questionamento sobre os lugares onde elas são mostradas e a maneira como são compartilhadas e expostas. Agnès escolheu o cinema. JR escolheu criar galerias fotográficas ao ar livre. Quando os dois se conheceram, em 2015, imediatamente quiseram trabalhar juntos —fazer um filme na França, longe das cidades. Em encontros aleatórios ou planos pré-concebidos, eles partem em direção a outras pessoas e as convidam a segui-los em sua viagem no caminhão fotográfico de JR. Vencedor do Olho de Ouro de melhor documentário no Festival de Cannes.
Cléo das 5 às 7 (Agnès Varda)
Elegemos dois filmes da belga Agnès Varda porque a cineasta, aos 89 anos, está ganhando uma retrospectiva completa na Mostra, além de ser homenageada com o Prêmio Humanidade. No clássico "Cléo das 5 às 7", Cléo está preocupada enquanto aguarda o resultado de uma biópsia. Durante duas horas, andando pelas ruas de Paris e conversando em cafés, ela aceita o seu próprio egoísmo, encontrando a paz antes de buscar os exames.
Esplendor (Naomi Kawase)
Misako escreve versões de filmes para deficientes visuais. Durante uma exibição, ela conhece Nakamori, um fotógrafo mais velho que, lentamente, está perdendo a visão. Quando Misako descobre as fotografias de Nakamori, essas imagens irão, estranhamente, levá-la de volta ao seu passado. Juntos, os dois vão aprender a enxergar o mundo radiante que, antes, estava invisível aos olhos dela.
As Boas Maneiras
Clara, uma solitária enfermeira que vive na periferia de São Paulo, é contratada pela rica e misteriosa Ana para ser babá de sua criança que está para nascer. De maneira inesperada, as duas mulheres desenvolvem um forte vínculo. Porém, uma fatídica noite mudará os seus planos. Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Locarno.
Mar De Tristeza (Vanessa Redgrave)
Ao relatar a própria experiência como uma expatriada de guerra, a atriz e ativista inglesa Vanessa Redgrave conta a história dos refugiados que fugiram das zonas de guerra europeias no último século, ao mesmo tempo em que traça paralelos com as decisões governamentais em relação aos imigrantes nos anos 1930 e hoje.
Oh Lucy! (Atsuko Hirayanagi)
Setsuko sente sua vida estagnada em Tóquio até sua sobrinha, Mika, convencê-la a matricular-se em um curso de inglês pouco convencional, em que ela precisa usar uma peruca loira e desempenhar o papel de uma norte-americana chamada Lucy. A nova identidade desperta algo dormente em Setsuko e, logo, ela se apaixona por John, seu professor de inglês. Quando ele repentinamente some, Setsuko descobre que John e Mika estavam namorando. Com a ajuda de Ayako, sua irmã, ela voa para o sul da Califórnia em busca do casal fugitivo.
Zama (Lucrecia Martel)
Zama, um oficial da Coroa Espanhola nascido na América do Sul, espera por uma carta do Rei concedendo-lhe a transferência da cidade onde está estagnado para um lugar melhor. Sua situação é delicada. Ele precisa garantir que nada ofusque sua transferência e é forçado a aceitar submissamente qualquer tarefa dada pelos vários governadores que chegam e vão embora enquanto ele permanece. Os anos passam e a carta do Rei nunca chega. Quando Zama percebe que está tudo perdido, ele se junta a um grupo de soldados que está indo atrás de um perigoso bandido.
Com Amor, Van Gogh (Dorota Kobiela)
A vida e a controversa morte de Vincent van Gogh (1853-1890) contadas a partir de suas pinturas e dos personagens que as habitam. A narrativa se desenvolve por meio de entrevistas com personagens próximos ao artista e de reconstruções dramáticas dos eventos que o levaram à morte. O filme apresenta seus mais importantes quadros e o enredo é baseado em cartas escritas por ele. Primeiro longa-metragem feito totalmente em óleo sobre tela.
Aos Teus Olhos (Carolina Jabor)
Um jovem professor de natação é acusado pela família de um garoto de sete anos de ter dado um beijo na boca da criança durante uma aula. Antes da denúncia sequer ser comprovada, ele passa a ter sua moral questionada com imensa fúria nas redes sociais por pais, alunos e até funcionários do clube onde trabalha, levando ao envolvimento da polícia. As consequências são inimagináveis.
Vazante (Daniela Thomas)
Minas Gerais, Brasil, 1821. De volta à casa, depois de uma longa viagem conduzindo uma tropa de escravos, Antonio descobre que a mulher morreu em trabalho de parto. Sentindo-se sozinho e isolado em uma fazenda improdutiva, ele busca um novo casamento com Beatriz, uma menina muito jovem, que frustra seus planos de ter filhos. Antonio, então, volta às expedições negociando escravos e gado. Sozinha na imensa propriedade, Beatriz encontra nos escravos sua companhia. Uma traição implode a família em uma espiral de violência, que é o anúncio dos ventos da mudança.
Por Juliana Varella
Atualizado em 11 Out 2017.