Construído no século 19, o casarão que hoje abriga o Museu da Cachaça, em Maranguape - Região Metropolitana de Fortaleza, reúne a história da aguardente no Brasil em cada detalhe conservado ou nos recursos audiovisuais. No acervo, são encontrados mapas, documentos, fotos, filmes, máquinas, garrafas, equipamentos agrícolas, tonéis de bálsamo, dentre outros.
Em meio à paisagem serrana, o Museu guarda curiosidades, como o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade para 374 mil litros (registrado no Guinness Book) e dois personagens em tamanho natural de resina, encenando o trabalho realizado na moenda, sendo uma homenagem à participação dos escravos na saga da cana-de-açúcar.
A cozinha do casarão guarda utensílios originais, como o fogão a lenha com fumaça. Já um canavial, localizado no centro do Museu e com iluminação natural, faz a ligação entre a história contada em documentos, maquetes e cenários com personagens animados e a produção artesanal da cachaça do século passado.
O estabelecimento ainda conta com uma série de opções de lazer ao ar livre: passeios de charrete (da década de 30), jardineira e pedalinhos no lago cercado de verde, próximo ao casarão.
Mapa do local
Museu da Cachaça
Horário(s) Terça a domingo, 8h30 às 17h.
Rua Senador Almino, s/n, 60060-220
Telefone (85) 3341-0407
Atualizado em 17 Jul 2013.