O gênero de RPGs de turno, leitores e leitoras, está passando por uma fase positivamente maravilhosa nestes últimos tempos. Ah, que alegria sinto ao perceber que o bom e velho estilo de bater e esperar a sua vez chegar não está fadado ao esquecimento! Ou a títulos que não o fazem honra o suficiente, ao menos. Afinal de contas, esse esquema de batalha é tão tradicional quanto importante para a história dos games em geral.
Minha primeira experiência com RPGs de consoles, na verdade, foi com um título que seguia essa filosofia. Como me diverti e sorri, caros e caras, enquanto esperava a barrinha de ação preencher para fazer os heróis de Final Fantasy VI (ou III na época, longa história) se tocarem que era hora de soltar uma bola de fogo em algum salafrário ou mandar um suplex em um trem. Bons tempos, minha gente. Bons velhos – velhos – tempos.
E é nesse espírito de relembrar e celebrar que venho compartilhar com vossas senhorias alguns dos RPGs de turnos mais divertidos que joguei em tempos recentes. Ou, ao menos, aqueles que me vieram na cabeça enquanto batia a testa no teclado e escrevia estas palavras. Muita coisa maneira ficará de fora, mas sintam-se a vontade para imaginar que as coloquei aqui e procurarem para jogar também. Dito isto, vejamos quais foram e o que escrevi sobre cada um.
Romancing SaGa 2: Revenge of the Seven – 8.5
Gostei demais de meu tempo com Romancing SaGa 2: Revenge of the Seven. O jogo diverte e nos incentiva em igual medida, e há de agradar com facilidade os apreciadores do gênero. Inclusive, é mais um bom representante do gênero de JRPG em turnos em um ano de lançamentos de peso. Devo dizer, até, que fico esperançoso por novas reimaginações de títulos da série no futuro. Se seguirem esse padrão, estaremos muito bem servidos. Recomendo.
8-Bit Adventures 2 – 9
8-Bit Adventures 2 é um estouro. O game diverte e encanta, fazendo com facilidade o árduo trabalho de conquistar e prender o jogador. Isso tudo, devo dizer, enquanto faz uma bela homenagem aos títulos das épocas passadas. Se estiver procurando um RPG legal para passar o tempo, pode ir sem medo. Não vai se arrepender.
Metaphor: ReFantazio – 9.5
Não tenho como deixar de recomendar Metaphor: ReFantazio. O jogo me divertiu e prendeu do começo ao fim, e realmente acredito que ele seja um dos JRPGs mais divertidos que apareceram na praça até o momento. Se curtir o gênero, ou videogames bons no geral, pode ir sem medo no coração. Tenho certeza que não irá se arrepender.
Shin Megami Tensei V: Vengeance – 10
Shin Megami Tensei V: Vengeance transforma o que já era clássico em algo melhor ainda. O game se tornou ainda mais acessível agora, se tornando ainda mais obrigatório para todos os fãs do gênero. Seja você um velho conhecido da franquia ou não, pode ir sem medo algum. Tenho certeza que irá se agradar muito deste que, sem dúvida, é um dos melhores JRPGs dessa geração.
Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes – 9.5
Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes entregou tudo, senão mais, do que eu esperava. Realmente curti a experiência, e acredito que serviu bem para preencher um pouco aquele vazio que Suikoden deixou no meu coração. Sejam vocês fãs deste ou do gênero em geral, podem dar uma chance para nosso queridinho da vez. É alegria na certa. O game está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC, via Steam e Epic Games Store.
Você está pronto para esses RPGs de turno?
Em tempos onde a velocidade e o imediatismo parecem dominar a cena dos games, é reconfortante ver que o gênero de RPGs de turno mantém seu charme, sua profundidade estratégica e a capacidade de cativar. Esses jogos não apenas relembram uma era, mas provam que o tradicional ainda tem muito a oferecer. Ao jogar títulos como Romancing SaGa 2: Revenge of the Seven e Shin Megami Tensei V: Vengeance, somos transportados para universos de aventura que valorizam o planejamento e a paciência, onde cada ação tem seu peso.
Assim, deixo aqui meu convite: explorem esses mundos, revivam o prazer de esperar cada turno com antecipação e alegria. Esse gênero de RPG continua vivo e vibrante, graças a experiências criativas que mantêm a essência do clássico, mas sempre inovando para novas gerações. E, com isso, nos dão esperança de que as batalhas de turno nunca sairão de cena, eternizadas no coração dos gamers. Que venham mais dessas joias!
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Matheus Jenevain, Pizza Fria
Atualizado em 27 Out 2024.