Crow Country, o mais recente jogo de terror de sobrevivência da SFB Games, está ganhando atenção significativa pela sua combinação de mecânicas de jogos clássicos da era PS1 com toques modernos, desde o seu lançamento em maio deste ano. O Pizza Fria realizou uma entrevista exclusiva, Adam Vian, diretor criativo da SFB Games, que compartilhou insights sobre a criação do jogo, sua abordagem de design e o que os jogadores podem esperar do futuro. Veja os tópicos abordados abaixo:
Inspiração e Design
Pizza Fria: O que inspirou a criação de Crow Country e como você abordou o design do jogo para capturar a essência dos jogos de terror da era PS1?
Adam Vian: Queria tentar fazer meu próprio jogo de terror de sobrevivência porque gosto muito do gênero! Capturar a essência dos jogos da era PS1 foi uma questão de misturar tradições antigas com recursos modernos de qualidade de vida. Por exemplo, a visão da câmera é limitada, mas você pode girá-la em torno do eixo Y para obter uma melhor visão do ambiente.
Pizza Fria: Pode nos falar sobre o processo de desenvolvimento da personagem Mara Forest e sua jornada pelo parque de diversões abandonado?
O parque temático veio primeiro. Sabia que queria ambientar o jogo em um parque de diversões abandonado. A partir daí, a próxima questão era: ‘por que há monstros?’ – o que é importante definir ao escrever um jogo de terror. A personagem de Mara surgiu naturalmente, inspirada possivelmente em Heather Mason de Silent Hill 3.
Mecânicas de gameplay
Pizza Fria: O game oferece uma mistura de controles modernos e clássicos. Como você equilibrou isso para atrair tanto jogadores antigos quanto modernos?
Originalmente, Crow Country tinha apenas controles de tanque. Depois de receber feedback de alguém que odeia esses controles, percebi que deveria adicionar controles modernos. Fico feliz por ter feito isso. Os controles modernos são mais suaves, embora eu ainda use os controles de tanque ocasionalmente para movimentos específicos.
Pizza Fria: Poderia elaborar sobre a variedade de armas e ferramentas que os jogadores podem usar em Crow Country e como elas impactam as estratégias de jogo?
O jogo segue a tradição do terror de sobrevivência: você começa com uma pistola, que é rápida e confiável, mas fraca. Depois, você obtém uma espingarda, que é mais poderosa, mas a munição é preciosa. Também há granadas e um revolver Magnum secreto, que é extremamente poderoso, mas com munição escassa. Todas essas armas incentivam diferentes estratégias de risco e recompensa.
Design de puzzles e exploração
Pizza Fria: O jogo apresenta uma variedade de puzzles. Como você garantiu que fossem desafiadores, mas justos, e como eles contribuem para a experiência geral?
Foi um processo de iteração contínua. A maioria dos puzzles era muito difícil inicialmente, e depois de ver as pessoas lutarem com eles, tive que ajustá-los. Em 2024, você não pode permitir que os jogadores fiquem muito presos por muito tempo, ou eles desistem e jogam outra coisa.
Pizza Fria: Pode falar sobre a filosofia de design dos níveis em Crow Country, especialmente em termos de encorajar a exploração e recompensar a curiosidade?
Tento encher cada sala com o máximo de coisas interessantes e relevantes possível. As áreas se conectam e desbloqueiam atalhos, semelhante aos dungeons de Dark Souls. Tirei minhas inspirações do design da mansão em Resident Evil 1 e da delegacia de polícia em Resident Evil 2.
Confira nossa review de Crow Country!
Experiência audiovisual
Pizza Fria: Os visuais e o design de som em Crow Country são elogiados por sua imersão. Como você alcançou essa atmosfera e quais foram algumas considerações-chave durante o desenvolvimento?
Usei uma série de sons ambientes específicos para cada sala, ajustando o volume e o pitch até que se sentisse certo. A trilha sonora de Ockeroid também foi crucial, com várias faixas compostas apenas de ruídos ambientes, não música tradicional.
Pizza Fria: Como você abordou o design dos monstros no jogo e quais foram suas inspirações para criar essas criaturas?
Segui minha intuição para criar monstros que causassem desconforto. Eles geralmente têm aspectos humanos, mas com algo de errado. Também quis uma variedade de tamanhos e formas para que fossem distintos e memoráveis.
Experiência do jogador e rejogabilidade
Pizza Fria: Crow Country é notado por seu apelo nostálgico. Como você acha que isso ressoará com os jogadores, especialmente aqueles familiarizados com jogos de terror clássicos?
Já está ressoando com os fãs de terror clássico e também com novatos no gênero. Algumas pessoas disseram que é o jogo de terror perfeito para iniciantes, especialmente agora com o modo difícil, agradando ambos os grupos de jogadores.
Pizza Fria: Que elementos você incluiu para incentivar a rejogabilidade e como isso melhora a experiência geral dos jogadores?
Adicionamos 15 segredos no jogo, itens bônus e um sistema de classificação para motivar múltiplas jogadas. Além disso, há o CrowQuest, uma espécie de caça ao tesouro que leva a um segredo. A história também oferece diversão em rejogar, observando todas as dicas e prenúncios.
Planos futuros e feedback
Pizza Fria: Há atualizações ou expansões futuras planejadas para Crow Country?
Postamos um roteiro de conteúdo no Steam e no Twitter. A maioria dos planos listados (lançamento da trilha sonora, correções de bugs, modo difícil) já se concretizou, mas ainda estamos trabalhando nas cartas colecionáveis do Steam e nas traduções adicionais. Temos mais planos, mas não posso falar sobre eles agora.
Pizza Fria: Quão importante é o feedback dos jogadores para sua equipe e houve melhorias específicas baseadas nesse feedback?
Muito importante! Temos monitorado as redes sociais, reddit e os fóruns do Steam para implementar melhorias baseadas no feedback dos jogadores.
Considerações finais
Pizza Fria: Que mensagem você gostaria de transmitir aos jogadores que estão considerando jogar Crow Country?
O jogo tem uma demo gratuita no PlayStation 5 e PC, via Steam. Se você está em dúvida, pode experimentar. Temos 98% de avaliações positivas no Steam, o que pode convencer você de que vale a pena jogar!
Pizza Fria: Há novos projetos ou ideias que você pode compartilhar conosco? Como você enxerga o futuro da SFB Games?
Estamos trabalhando em The Mermaid Mask, uma sequência de Tangle Tower de 2017, focada em mistério e aventura. Há uma demo no Steam agora. Não tive tempo para pensar além disso, mas quero fazer mais jogos de terror no futuro.
Nota do editor: Crow Country também está disponível para Xbox Series X|S.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Lucas Soares, Pizza Fria
Atualizado em 24 Jun 2024.