Dungeons of Hinterberg é um jogo de ação e aventura, com foco em exploração e alguns aspectos sociais, desenvolvidos pela Microbird Games e publicado pela Curve Games. Nele, somos convidados a passar nossas férias em uma bela vila nos Alpes austríacos, conhecida por sua população afetuosa, vistas maravilhosas, chocolate quente saboroso e cavernas cheias de monstros e tesouros. Sério.
E aí, será que vale a pena tirar esses dias de folga? É o que veremos, em mais uma sensacional preview do Pizza Fria!
Férias muito loucas
Todos precisamos de umas férias vez ou outra, não é mesmo? Se não me falha a memória, leitoras e leitores, na última vez que tirei as minhas os dinossauros ainda andavam na terra e, dizem as más línguas, carregavam encanadores com roupas vermelhas nas costas. Bem, acho que realmente mereço colocar meus pés para o alto e relaxar, não é mesmo ?
E nada melhor para isso do que uma vila idílica nos Alpes, cheia de amor e aventura. Que visitarei com todo conforto de minha bela caverna, através de muita imaginação, bits, bytes e um controle. Tudo isso graças ao nosso joguenho de hoje: Dungeons of Hinterberg. O título promete misturar férias com amizade, conforte, exploração e combate com monstros. O que mais poderíamos querer?
Um aviso aos navegantes: a versão que tivemos acesso é a mesma demo que será disponibilizada no Steam Next Fest, significando que seu desenvolvimento ainda está em curso e muita coisa, senão tudo, pode mudar. Portanto, minhas opiniões e delírios valem apenas para a versão que joguei até escrever as coisas nestes papel virtual. Dito isto, vamos colocar esse bloco na rua.
A trama de Dungeons of Hinterberg acompanha Luisa, uma estagiária que, cansada demais desta vida de peoa, decide tirar umas merecidas férias. E que meio melhor de se perder, e encontrar, do que ir para os Alpes em busca de aventura e gloria? Isso, e muito mais, ela encontra nas montanhas e na cidade de Hinterberg. Além de muita amizade, é claro.
A premissa da trama é interessante, e seu foco em alguns aspectos sociais promete um bom desenvolvimento de personagens. Isso, inclusive, é uma mecânica que serve tanto para enriquecer o universo do jogo quanto fortalecer nossa personagem. Luisa pode melhorar diversos atributos básicos ao fortalecer seus laços com as personalidades de Hinterberg.
Isso será mais sensível na versão final, suponho, que contará com um sistema de gestão de tempo. Ao que compreendi, os dias de Luisa serão divididos em blocos nos quais poderemos realizar diversas atividades, necessitando que o jogador priorize aquilo que fizer mais sentido e der o maior retorno naquele momento. Dar pauladas em monstros ou beber chá com a galera? Escolhas, escolhas.
Dungeons of Hinterberg entrega uma jogabilidade de ação nos moldes já conhecidos, com um combate que conta com golpes fracos, fortes, especiais e esquivas. Além disso, temos um ataque de longe e uma prancha que pode ser usada tanto para locomoção rápida quanto para trombar nos inimigos. Eu achei as tretas bem rápidas e divertidas, sendo que cada uma ocorre em uma arena que só se abre após todos os inimigos morrerem.
A prancha, inclusive, pode ser utilizada para nos transportarmos rapidamente pelos cenários, dentro e fora das masmorras. Ele dá uma sensação de velocidade bem legal, e também serve para resolver quebra-cabeças que encontramos, ao lado de um poder de raios. As dungeons, por sua vez, parecem ser bem interessantes, com um grande enfoque em solução de puzzles e geometrias que mudam conforme andamos pelos lugares.
De visual, eu achei o jogo bem colorido e bonito. Os modelos são legais e bem animados, e os cenários gelados das montanhas, e aconchegantes da cidade, ficaram bem redondinhos. Meu único desconforto foi com a saturação e intensidade dos coloridos da tela, que me pareceu um pouco maior do que devia e deu um certo cansaço nas vistas.
O que esperar de Dungeons of Hinterberg?
Bom, hora de colocar meus poderes de divinação para funcionar, leitores e leitoras. O particular arranjo cósmico que reparei me dizer que Dungeons of Hinterberg tem o potencial de ser um jogo de ação bem agradável, tanto pelos aspectos sociais quanto pelo combate e exploração. Ele tem personalidade, e a versão de acesso antecipado mostra o suficiente para nos manter intrigados.
Sendo assim, acho que compensa acompanhar seu desenvolvimento e crescimento deste ponto até a versão final. Jogos desse estilo são ótimos para desestressar, e isso é algo que todos precisamos nos dias de hoje. Não é mesmo?
Dungeons of Hinterberg, jogo singleplayer ambientado nos alpes austríacos que mistura RPG de ação e simulação social, será lançado para PC, via Steam, Xbox Series X|S e Xbox Game Pass para consoles, PC e nuvem, no dia 18 de julho.
*Preview elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Curve Games.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Matheus Jenevain, Pizza Fria
Atualizado em 5 Jun 2024.