MultiVersus é um jogo de luta que apresenta grandes personagens da cultura pop em batalhas caóticas e divertidas. Após um extenso período em beta, a versão completa será lançada em breve, com a data marcada para 28 de maio.
O Pizza Fria teve acesso antecipado à essa versão em sessões com outros membros da imprensa e criadores de conteúdo, e agora apresenta as principais novidades que o jogo trará na próxima semana, além dos aspectos mais notáveis. Vem comigo em mais uma preview exclusiva!
Novos lutadores chegam em MultiVersus
Uma das grandes novidades para o lançamento da versão completa de MultiVersus é a inclusão de personagens icônicos, como o Coringa e Jason, do filme “Sexta-Feira 13”. Durante o período de acesso antecipado, tive a oportunidade de jogar várias partidas com o Coringa e fiquei impressionado com seus principais golpes e sua movimentação. O personagem utiliza muitas das armas características do vilão, como seu pé de cabra, além de elementos clássicos, como um ataque envolvendo um aperto de mão com choque elétrico e balões explosivos.
Apesar dessa atenção aos detalhes na criação dos personagens, alguns problemas antigos de MultiVersus ainda persistem. O jogo ainda peca em oferecer uma sensação de peso diferenciada entre os lutadores, o que os torna muito similares. A exceção notável é Jason, o primeiro personagem do título que realmente proporciona uma jogabilidade mais pesada e tática. Isso nos leva a falar sobre algumas mudanças importantes na movimentação.
A promessa de uma jogabilidade mais tática
O jogo mantém a premissa de ser focado em batalhas online 2v2 ou 1v1. No entanto, MultiVersus alterou a movimentação central dos personagens em alguns aspectos. Agora, eles estão mais lentos e a execução de golpes mais complexos para combos exige um melhor posicionamento. Isso reduz um pouco o caos que caracterizava o jogo durante o período beta. Em minha experiência, essa mudança funcionou muito bem. Por exemplo, ao jogar com a Mulher Maravilha, uma personagem com golpes mais lentos, porém precisos, a velocidade reduzida permite planejar melhor os ataques, seja com a espada, o escudo ou mesmo uma voadora para lançar os adversários para fora da arena.
Essa mudança também torna as partidas mais longas e proporciona mais oportunidades para as duplas nas partidas 2v2 planejarem seus ataques. No entanto, mesmo com as mudanças mencionadas, os confrontos 1v1 continuam sendo mais divertidos, justamente por focarem em combates mais diretos e menos caóticos. Isso, claro, depende da preferência de cada jogador; alguns podem preferir o caos de mais jogadores na arena.
Falando em arenas, o jogo mantém a qualidade apresentada anteriormente, com cenários icônicos de vários personagens, como a Batcaverna e Themyscira. Cada cenário apresenta elementos que podem ser usados durante os combates, como plataformas onde os lutadores podem subir para obter vantagem. Além disso, há locais onde os jogadores podem usar objetos do cenário contra os oponentes; por exemplo, na Batcaverna, é possível lançar os adversários contra o Batmóvel para causar dano.
De forma geral, a jogabilidade continua boa mesmo com as mudanças, mas MultiVersus ainda precisa trabalhar em uma maior variação de golpes para os personagens.
Modo Fendas
Outra novidade na versão completa de MultiVersus é o novo modo PvE chamado “Fendas”. Esse modo funciona de maneira similar às Torres do Tempo de Mortal Kombat 11. Nele, escolhemos um lutador e enfrentamos uma série de batalhas em sequência, cada uma com modificadores diferentes. Esses modificadores podem incluir vantagens e desvantagens durante a partida, como lutadores mais fortes, gravidade zero e até mesmo perigos nos cenários, como balões explosivos.
Um aspecto que se destaca nas Fendas é a presença de cenários com mini jogos, onde os jogadores devem cumprir pequenos objetivos, como destruir o maior número de objetos no menor tempo possível. Embora a ideia seja interessante, senti que faltou maior variação nesse modo. Nas Fendas que testei, a maioria das lutas não se diferenciava muito do padrão, mesmo com os modificadores.
Apesar disso, as Fendas são uma forma divertida de conquistar moedas e itens em MultiVersus, adicionando uma camada extra de desafio e entretenimento ao jogo.
Melhorias visuais e o design de som continua decepcionante
A versão completa de MultiVersus apresenta mudanças visuais sutis em comparação com a beta. Houve uma mudança de engine, e agora o título roda na Unreal Engine 5. Embora mantenha seu estilo visual característico, é perceptível que alguns cenários e, principalmente, a modelagem dos lutadores receberam um upgrade, embora não se afastem muito do que foi apresentado anteriormente.
A parte sonora de MultiVersus continua sendo um problema. A ausência de músicas que realmente tornem as lutas impactantes e únicas é notável. Há uma grande repetição nas faixas sonoras durante os confrontos. Além disso, o aspecto sonoro dos golpes deixa a desejar, pois não transmitem uma sensação única para cada lutador, reforçando ainda mais a percepção de falta de variedade entre eles.
Um bom desempenho no PC, mas o netcode ainda precisa melhorar
Minha experiência foi em uma máquina equipada com uma RTX 3060. O jogo continua bem leve mesmo com a mudança para a Unreal Engine 5. Consegui jogar em 1440p com 60 FPS sem quedas. Além disso, não tive problemas de travamentos nos modos offline. Entretanto, os problemas surgem nas partidas online. MultiVersus apresentou várias desconexões e delays de comandos durante os confrontos no modo online, evidenciando que este aspecto ainda necessita de várias melhorias.
O que esperar de MultiVersus?
MultiVersus apresenta grandes melhorias em comparação ao seu período em beta. A gameplay agora é mais tática, incentivando os jogadores a planejar melhor seus ataques e abordagens durante os confrontos. Além disso, o jogo manteve a alta qualidade na variação dos cenários, e o novo modo Fendas adiciona mais opções para os jogadores buscarem lutas diversificadas e obterem recompensas.
No entanto, o game ainda não atinge todo o potencial que poderia. O jogo falha em proporcionar uma sensação diversificada entre os lutadores, que os tornem realmente únicos e divertidos de dominar. Embora a inclusão de Jason seja um passo na direção certa, ainda há muito a ser melhorado nesse aspecto. O mesmo se aplica ao netcode para as partidas online; apesar de uma melhoria significativa, ele ainda está longe da perfeição.
Portanto, mesmo me divertindo com MultiVersus, meu sentimento maior é que o futuro do título permanece incerto. O jogo oferece uma base sólida e divertida, mas precisa continuar evoluindo para alcançar seu pleno potencial e garantir uma experiência que seja realmente única e satisfatória.
MultiVersus chega gratuitamente no dia 28 de maio para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via Steam e Epic Games Store.
*Preview elaborada em um PC equipado com uma Geforce RTX, com código fornecido pela WB Games.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Leandro Paiva, Pizza Fria
Atualizado em 23 Mai 2024.