Guia da Semana

Por que você joga Pokémon?

Parece que, passados 28 anos, fica fácil apontar as falhas e as defasagens naquela que é a maior franquia do mundo enquanto nós queremos a experiência definitiva.

Jogadores veteranos querem, imploram, gritam na internet sempre por uma nova jornada, com novas emoções, mas que reviva exatamente o mesmíssimo sentimento de quem escolheu um inicial das mãos do Professor Carvalho.

Inevitavelmente a série principal acaba nessa espécie de limbo – cada iteração é recebida sem grandes revoluções, criticada antes e depois do lançamento, ,mas acaba vendendo milhões de cópias e de merchandising.

Por que jogo Pokémon?

Tenho hoje a tarefa de escrever esta análise de Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl. Entre terminar o jogo e escrever, vivo um tipo de crise pessoal sobre como devo comunicar minhas impressões de um jogo. Tenho uma fila de análises pendentes por causa disso.

Por ironia, meus primeiros passos na escrita de análises foi justo de Pokémon Diamond e de Pokémon Pearl, jogos que originaram as atuais. Isso foi lá pelos idos de 2007, para o finado site NGMOnline, um fórum do acrônimo “Nós, gamers, merecemos”, numa época que a palavra gamer não estava em crise semântica e identitária. Fui até ao site Internet Machine para encontrá-la, relê-la e traçar paralelos com hoje. Oh, boy!

Esse primeiro ensaio foi bem cartesiano, falando de gráficos, jogabilidade, história. Atualmente fico pensando se faz sentido mergulhar em assuntos muito técnicos, às vezes incompreensíveis para novatos na área, ou se devo falar da sensação boa (ou ruim) que tive enquanto jogava.

Pra você não se perder, confesso que a vida adulta me impõe a segunda opção. Como alguém que joga Pokémon desde Red, Brilliant Diamond e Shining Pearl trouxeram uma rara sensação de nostalgia, como se me aventurasse por Kanto ou Johto pela primeira vez. Caso você nunca tenha jogado Pokémon na vida, esta é a melhor descrição que posso oferecer:

E eu vou explicar! Deixe-me costurar um último ponto; uma espécie de fundamentação. Já, já tudo fará sentido.

Por falar em crise, Pokémon também vive sua crise pessoal. Mais além de nossas críticas e da recusa em evoluir (hihihi 
        <div id=

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Carlos Maestre, Pizza Fria

Atualizado em 4 Jun 2024.