Guia da Semana

[REDACTED] é uma nova experiência no gênero roguelike de ação, que nos leva ao mundo de The Callisto Protocol. Assim, o game da Striking Distance Studios e da KRAFTON, Inc., lançado para PC via Steam, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, apresenta mais detalhes da Black Iron Prison, uma instalação espacial sombria orbitando Callisto, uma das luas de Júpiter. No jogo, assumimos o papel de diversos guardas que, ao invés de uma rotina tranquila, acabam enfrentando o horror de uma pandemia zumbi que transforma a estação em um verdadeiro cenário de guerra.

Assim, temos de pano de fundo uma prisão claustrofóbica e tensa, algo que parece ser perfeito para uma aventura roguelike que mistura sobrevivência, combates insanos e muita, mas muita estratégia. Mas será que [REDACTED] apresenta algo de novo no mundo dos roguelikes, ou é apenas mais um na multidão? Esta e outras questões serão tratadas aqui, em mais uma review do Pizza Fria!

A história por trás de [REDACTED]

A ambientação de [REDACTED] é um dos pontos mais interessantes do jogo, trazendo um certo peso imersivo, totalmente condizente com a proposta de um roguelike de ação. O visual meio escuro e industrial da Black Iron Prison evoca uma atmosfera opressiva, mas sem ser assustadora, refletindo que a constante ameaça de perigo nos acompanha a cada passo. E acredite, a cada nova corrida, ela fica mais intensa. Os cenários são recheados de detalhes que nos levam para um cenário de ficção científica insalubre, misturando um pouco da estética cyberpunk com um pouco de horror dos monstros que surgem.

Assim, enquanto exploramos as quatro áreas da prisão, as mudanças sutis e visuais específicas de cada setor adicionam diversidade e nos fazer querer ir mais além, criando uma agradável sensação de progressão espacial ao longo de uma aventura percorrida praticamente no inferno. Porém, [REDACTED] tem muito mais perigos do que um roguelike normal: os personagens rivais. Estes competidores cruéis, que lutam contra nós para alcançar a última cápsula de fuga, adicionam ainda mais tensão na jogabilidade e na narrativa, nos fazendo lidar com mais um problema, nos obrigando a superá-los com diversas estratégias.

[redacted] review
Além dos monstros bizarros, teremos de lidar com outros sobreviventes. (Imagem: Divulgação)

Esses rivais surgem aleatoriamente, entregando comentários sarcásticos e ativando modificadores de combate que mudam drasticamente o ritmo das batalhas, trazendo assim ainda mais desafio para um estilo de jogo que já não é nada fácil. Portanto, essa dinâmica, um ponto desafiador do jogo, é pouco vista em outros títulos do gênero, trazendo para [REDACTED] uma experiência de narrativa interativa e de jogabilidade, que nos aproxima deste caótico mundo de maneira bem particular.

Mecânicas de combate e customização

Como em todos os roguelikes, o combate é o coração de [REDACTED], sendo pensado exatamente para oferecer um equilíbrio entre ataques corpo a corpo e à distância, nos dando total liberdade para decidir o próprio estilo de luta. Cada estilo de ataque tem sua especifidade, como dano e velocidade, com um arsenal extenso que permite ao jogador desbloquear e alternar ao longo das corridas entre diversas armas e suas habilidades. E, ao contrário de muitos roguelikes, onde uma abordagem única costuma ser suficiente, [REDACTED] exige equilíbrio entre esses dois tipos de ataque para encarar as hordas de inimigos que habitam Black Iron Prison.

As armas são diversificadas, incluindo metralhadoras, escopetas e martelos de força, mas também existem opções inovadoras, como um chicote elétrico, que oferece uma jogabilidade única ao exigir mais precisão e habilidade para ser dominado. Desta forma, com mais de dez tipos de armas para desbloquear, [REDACTED] nos permite criar combinações, mesclando força, velocidade e danos elementais. Inclusive, essa customização permite criar uma experiência sob medida, adaptável ao estilo e preferências do jogador. Por exemplo, ao deslizar, você poderá deixar um rastro de fogo que dará dano aos inimigos, sendo a também a esquiva uma espécie de golpe. E por aí vai…

[redacted] review
A mecânica do jogo é muito bem executada. (Imagem: Divulgação)

[REDACTED] inova com o seu sistema de combate ao incluir um auxílio de mira em forma de cone, facilitando o controle de tiro e sua precisão, algo essencial para os intensos combates proporcionados ao longo das corridas. Esse recurso é especialmente útil em meio à ação frenética, nos permitindo ter total controle do alvo, sem a necessidade de ajustes constantes no meio do combate, algo que, convenhamos, tira totalmente a imersão de um roguelike. A inteligência por trás desse recurso é um grande diferencial, nos permitindo manter o foco no combate sem perder a noção do campo de batalha, algo que ainda existe em títulos deste gênero desafiador.

Ferramentas e habilidades variadas

Para além do combate tradicional apresentado acima, [REDACTED] oferece uma série de ferramentas e habilidades muito úteis, que tornam cada confronto imprevisível e desafiante. O GRP, por exemplo, é um recurso extremamente útil: ao lançar uma onda de energia, ele empurra inimigos e objetos que estão ao nosso redor, permitindo assim diversas estratégias para se livrar dos adversários. Isso é especialmente satisfatório quando se utiliza o GRP para arremessar inimigos em armadilhas espalhadas pelas salas, causar explosões ou até mesmo empurrá-los para fora dos limites da fase. Assim, o uso inteligente do GRP pode ser a diferença entre a vida e a morte. Mas lembre-se suas cargas são limitadas.

Outro detalhe da jogabilidade é o chute, um movimento aparentemente simples, mas essencial em situações de desespero, onde nos encontramos cercados pelos inimigos. O chute, quando combinado com uma habilidade de dash, nos permite uma movimentação parecida com uma rasteira, feita de forma rápida e muito útil para derrubar os inimigos que ficam no nosso caminho. Quando melhorado ao longo do jogo, algo que [REDACTED] traz de semelhante a outros roguelikes, o chute ganha novas funcionalidades, como já foi dito anteriormente. Assim, poderemos usar esse recurso para congelar inimigos ou causar dano, ampliando ainda mais as possibilidades de combate.

[redacted] review
O cenário apresenta diversos meios para destruir os inimigos. (Imagem: Divulgação)

Progressão e adaptação ao longo das corridas

Uma das características mais desafiadoras e, consequentemente, gratificantes de [REDACTED] é como ele nos permite evolua a cada tentativa. Como em qualquer roguelike, a morte é uma parte inevitável da experiência, mas [REDACTED] traz consigo uma mecânica especial: ao perecer, o jogador pode enfrentar uma versão zumbificada de seu personagem anterior na próxima rodada, permitindo a oportunidade de superar o “eu” do passado e obter uma série de recompensas especiais. Essa abordagem não apenas adiciona um elemento simbólico de progressão, mas também oferece um desafio divertido e pessoal que recompensa a resiliência do jogador. Mas vale ressaltar que não é nada fácil…

Cada área de [REDACTED] tem inimigos únicos, com características próprias, que exigem nossa adaptação. Desde mortos-vivos deformados a robôs descontrolados com golpes de curta e longa distância, a diversidade de adversários mantém o jogo interessante e nos obriga a experimentar diferentes combinações de armas e habilidades. Além disso, os chefes são verdadeiros desafios, nos exigindo muita habilidade e planejamento, com padrões de ataque que levam tempo para serem aprendidos e estratégias que devem ser ajustadas para vencer sem levar muito dano. Porém, em alguns casos os combates parecem meio desbalanceados, o que pode ser um pouco frustrante.

[redacted] review
Você pode encontrar seu personagem anterior morto, e desafiá-lo para ganhar benefícios. (Imagem: Divulgação)

Gráficos e sons

A estética de [REDACTED] é marcante e assume uma atitude meio punk-rock que complementa sua narrativa e ambientação. Cores neon brilhantes, um uso inteligente de contrastes e um design de monstros grotescos criam uma identidade visual bem destacada, tudo com uma espécie de gráficos em cel-shading, que deixa tudo ainda mais bonito e atrativo aos nossos olhos.

Além disso, a trilha sonora é bacana, com trilhas empolgantes que dão ritmo aos combates e aumentam a adrenalina durante cada uma das batalhas. Um toque interessante é o uso de uma nota de guitarra desafinada toda vez que em que somos atingidos pelos adversários, um elemento sonoro que serve como um aviso, funcionando como um feedback auditivo único e bem divertido. Desta forma, em ambos os quesitos, [REDACTED] entrega qualidade, mas sem ser necessariamente pesado. Aliás, o desempenho do jogo está incrível, não apresentando bugs ou glitches que atrapalhem durante a jogatina.

[redacted] review
Os gráficos de [REDACTED] são bem bonitos. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena jogar [REDACTED]?

[REDACTED] é uma ótima adição ao mundo dos roguelikes de ação, entregando uma experiência imersiva, estratégica e altamente personalizada no mundo de The Callisto Protocol. Com um sistema de combate bem variado, uma narrativa intrigante e uma apresentação visual e sonora que exala personalidade, o jogo se destaca em um mercado que está cada vez mais saturado, oferecendo algo novo e cativante tanto para veteranos quanto para iniciantes no gênero. Eu mesmo não era muito fã do estilo, mas acabei me rendendo para ele mais uma vez.

Além disso, o jogo traz uma camada de humor sarcástico sensacional. Com isso, a irreverência permeia toda a experiência, desde as provocações do misterioso benfeitor que guia o jogador em uma narração em off, misturando cinismo e elogios, até as descrições e diálogos com os rivais, algo que também nos diverte e desafia, nos obrigando a correr contra o tempo. Desta forma, esse estilo humorístico adiciona uma boa leveza ao jogo, contrastando com a intensidade das batalhas e proporcionando momentos de risada em meio ao caos das hordas de monstros que vão surgindo.

Porém, os únicos ponto do jogo que me incomodaram um pouco, foi o fato de que para liberar novos itens, precisamos ficar grindando sem fim, sendo a progressão dos itens meio lenta. É claro, ela tem seu lado recompensador, mas poderia ser algo mais fluido. E, além disso, a dificuldade meio desbalanceada dos inimigos ao longo da progressão, que deixam a tarefa ainda mais árdua e a morte cada vez mais certeira. Faz parte do estilo, eu entendo, mas parece haver um certo exagero aqui ou ali.

Desta forma, [REDACTED] é um ótimo jogo, tendo equilíbrio entre desafio e recompensa, aliado à liberdade de escolha e adaptação do jogador. Se você é fã do gênero, vale muito a pena jogar [REDACTED], já que o jogo executa muito bem o seu papel no gênero, trazendo adições extremamente positivas e divertidas, juntamente com todo o caos dos seus desafios. E o melhor de tudo: o jogo está no Steam custando apenas R$ 66,59 até o dia 4 de novembro, um preço justíssimo! Já nos consoles, o título sai por R$ 133,00, o que também não deixa de ser justo, sobretudo em uma época em que os lançamentos passam dos R$ 300,00.

*Review elaborada em um PC equipado com uma RTX, com código fornecido pela KRAFTON, Inc..

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 28 Out 2024.