Guia da Semana

Super Mega Baseball 4 é o novo jogo desenvolvido pela Metalhead Software Inc e publicado pela Electronic Arts (EA), sendo mais um jogo da franquia tão bem avaliada pela crítica. Mesmo não sendo um esporte tão conhecido e acompanhado pelos fanáticos por esportes no Brasil, baseball é um esporte bastante popular nos Estados Unidos e, assim como a NFL, é um espetáculo a parte e acaba despertando a curiosidade. Seja pela irreverência ou pelos gráficos bem polidos, Super Mega Baseball 4 chama a atenção de quem acaba esbarrando com o game.

Dito isso, vamos correr atrás dos pontos perdidos e buscar nosso tão sonhado Home run (HR) em mais uma review antecipada do Pizza Fria!

Super Mega Baseball 4 não é apenas um jogo de baseball

Pode até parecer algo meio absurdo esse pensamento, porém Super Mega Baseball 4 é um jogo super divertido que, em sua essência, acaba transcendendo o esporte. Com uma clara evolução jogo a jogo, título traz novidades e uma melhoria gráfica ainda mais nítida. Com personagens caricatos e com personalidades bem diversas, só pelo jeito de segurar o taco ou pelo jeito de rebater, você já vai perceber qual jogador está no controle.

Mesmo com poucos modos de jogos, algo que pode acabar fazendo a experiência ser meio limitada pra alguns jogadores, é bem possível poder se divertir nos modos online, seja competindo ou seja na brincadeira. E, ao continuar com a pegada mais arcade, é de longe o maior acerto da franquia. O jogo nada mais é do que arremessa e rebate, como todo bom jogo de baseball, mas poder utilizar tanto homens, quanto mulheres, mostra o quão irreverente o jogo pode ser.

Com traços bem exagerados, bigodes bem grandes e estádios bem cheios e alvoroçados a cada um bom lançamento ou rebatida, eleva o nível da experiência na qual o jogador pode ter.

Super Mega Baseball 4
A interface do lançador e suas variações táticas, assim como seus atributos (Imagem: Reprodução)

Até mesmo para as pessoas que não têm tanta familiaridade com o esporte, Super Mega Baseball 4 é acessível. Com poucas horas de jogo, é possível estar bem habituado e talvez, até empolgado pra assistir um jogo de verdade, mesmo sabendo que a caricatura não é refletida na realidade. Com uma interface bem intuitiva, apesar de não ser localizado para a nossa língua, o game é bem simples de ser jogado, apesar de ter uma variedade de coisas que podem ser feitas durante as partidas.

Ainda seguindo nessa ideia, a dificuldade de Super Mega Baseball 4, segue bem a linha já usada na franquia. O Ego colocado pelo jogador é quem dita a dificuldade na qual a partida terá. Quanto mais baixo o ego, mais suporte o jogo irá dar a quem está jogando, seja ela com defensores correndo automaticamente para a bola ou a marcação de rebatida seguindo o rumo do arremesso ou ainda guiando na hora das oportunidade de eliminar os rebatedores adversários. 

Mecânicas podem ser um facilitador ou um incremento na experiência

É possível que no início, o jogador opte por usar todos os comandos mais facilitados, seja com o arremesso sem força variável ou com a rebatida também sem o mesmo controle. Mas, com o passar do tempo, aprender a usar as mecânicas mais elaboradas irão tornar a sensação mais recompensadoras, já que dessa forma, fazer aquele Home Run se torna um pouco mais fácil.

Super Mega Baseball 4
O estádio e seus detalhes (Imagem: Divulgação)

E não apenas isso, tanto na rebatida, quanto no lançamento, será possível realizar jogadas diferenciadas. O rebatedor consegue parar o taco e fazer a rebatida tática e tentar avançar com algum dos corredores já existentes nas bases. Já o lançador, pode tentar pegar os corredores fora de base e antecipar aquele tão sonhado OUT para o time que está lançando a bola.

Não podemos deixar de comentar também como foi bem aproveitado e explorado a variedade de estádios, sendo que cada um mostrando suas características, seja ela com o barulho ou até mesmo com seu alambrado personalizado, onde o Home Run vai ganhar um grande destaque. Vale a menção também já para o consagrado “rádio” presente na franquia, com musicas e trilhas conhecidas e bem empolgantes.

Assim como os jogos anteriores, um dos grande pontos altos de Super Mega Baseball 4 é o modo “carreira”, onde é possível realizar o draft do seu time e a partir dele competir com as outras equipes que também participaram das escolhas. O modo Franchise que já fazia parte do SMB 3, permanece nesse e continua a saga de controlar um time e suas dificuldades durante uma temporada.

Não podíamos deixar de fora dessa analise a mecânica chamada MOJO, onde ela pode ser compreendida como equilíbrio do jogador (do time). Desde uma excelente rebatida ou até aquela sequencia de bolas perfeitas para tornar o rebatedor/lançador imparável. Mas como nada é perfeito, o contrário também pode acontecer, uma sequência de desastre ou ficar um tempo sem rebater uma bola, pode desestabilizar e tornar mais difícil realizar as rebatidas ou lançamentos.

Super Mega Baseball 4
O campo com as bases, onde toda a emoção acontece. Detalhe para a interface que mostra até a pressão sofrida no momento da Eliminação. (Imagem: Reprodução)

Vale a pena comprar Super Mega Baseball 4?

Assim como seu predecessores, Super Mega Baseball 4 é um excelente jogo, muito divertido, carismático e consegue atender tudo que se espera de um arcade de baseball. Os modos de jogos existentes, atendem e entretêm por um tempo e o modo online ou o remote play acabam melhorando ainda mais a experiência, porque nada mais divertido do que jogar jogos de esportes coletivos com os amigos e poder passar o tempo seja enfrentando outras pessoas ou competindo entre si.

Alguns pontos que podem acabar jogando contra Super Mega Baseball 4 é o alto valor, sendo vendido o jogo base por R$ 319,00 na Steam, somada à falta de localização para o nosso idioma, o que pode acabar afastando algumas pessoas por se tratar de algo um pouco distante da nosso realidade.

Super Mega Baseball 4 chega hoje para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC, via Steam, com crossplay entre plataformas.

*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela EA.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Francesco Beghelli, Pizza Fria

Atualizado em 2 Jun 2023.