Artistas costumam ser multifacetados: ora se aventuram na música, ora no teatro, em outros momentos no cinema ou no universo da literatura. Chico Buarque, por exemplo, é um grande e consagrado músico, mas também possui uma carreira literária notável. Bob Dylan, por sua vez, possui até um Nobel de literatura.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 artistas que são tanto músicos quanto escritores. Confira:
Chico Buarque
O gigante da música brasileira Chico Buarque possui uma longa carreira musical, mas suas aventuras na literatura não são novidade. O artista possui diversos livros, como “Benjamim", "Estorvo" e os ganhadores do prêmio Jabuti "Budapeste" e "Leite Derramado". Muitos dos seus livros discutem problemas sociais, mas também existenciais, com uma prosa bem elaborada, digna das poesias de Buarque.
Dee Dee Ramone
O ex-baixista da banda Ramones, Dee Dee Ramone, também teve sua passagem na literatura. Ele escreveu sua própria biografia antes de falecer em 2002. Em “Coração Envenenado – Minha Vida com os Ramones”, ele conta tudo sobre sua adolescência, o envolvimento com mulheres, brigas e drogas. Assim, conseguimos entender quem foi esta figura que foi a personificação do punk.
Foto: Reprodução/Amazon
Patti Smith
Patti Smith é uma artista multifacetada: poetisa, cantora, compositora e também escritora. Além de uma longa discografia, ela possui uma lista de livros consagrados pela indústria literária. A começar com “Só Garotos”, seu livro sobre o envolvimento com o fotógrafo Robert Mapplethorpe. Os mais recentes foram publicados em 2019: “O Ano do Macaco”, em que conta sobre o seu ano de 2016, com a perda de dois amigos queridos e a eleição de Donald Trump, e “Devoção”, em que ela compartilha seu processo criativo.
Bob Dylan
Bob Dylan é um dos músicos mais consagrados do mundo, e talvez você não saiba, mas ele possui uma carreira literária incrível. Em 2004, ele lançou sua autobiografia dividida em três partes, "Chronicles: Volume One". Já em 1996, ele escreveu a obra “Tarântula”, publicada apenas em 1971, com textos poéticos experimentais. Foi laureado com o Nobel da Literatura de 2016 por "ter criado novos modos de expressão poética no quadro da tradição da música americana". E, assim, tornou-se o primeiro e único artista na história a ganhar, além do Prêmio Nobel, o Pulitzer, o Oscar, o Grammy e o Globo de Ouro.
Vinícius de Moraes
Vinícius de Moraes foi um grande artista brasileiro. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música, entretanto, a poesia foi sua primeira vocação. Dentre suas obras estão os romances “Para Viver um Grande Amor” e “Para uma menina com uma flor”, e os de poesia como “Cinco Elegias”, “Livro de Sonetos”, “Antologia Poética” e mais.
Foto: Reprodução/Amazon
Leonard Cohen
Leonard Cohen é cantor, compositor e escritor canadense, muito conhecido pela música “Hallellujah”. Seu romance de estreia foi "A Brincadeira Favorita", de 1963. O livro conta a história de Lawrence Breavman, desde sua adolescência, em 1940, em Montreal, até às aventuras que passa na Nova York dos anos 1950. A obra é narrada em terceira pessoa e é marcada pelo bom-humor. Antes disso, Cohen já havia publicado um livro de poesia chamado “Vamos comparar as mitologias”, e depois lançou mais livros de poesias e romances de ficção.
Caetano Veloso
Outro incrível artista da música brasileira que também possui obras. Sua obra mais importante é “Verdade Tropical”, em que aborda a história da música popular, sobretudo o tropicalismo, do qual fez parte. Justamente por isso, a obra é em parte uma autobiografia.
Fernanda Takai
A cantora da banda brasileira Pato Fu também possui uma carreira literária. Sua estreia foi em 2007 com o livro “Nunca Subestime Uma Mulherzinha", que reúne crônicas. Seu sucessor foi outra coleção de crônicas chamada "A Mulher que não Queria Acreditar". Mais recentemente, Takai lançou um livro de literatura infantil, chamado "A Gueixa e o Panda-Vermelho".
Foto: Reprodução/Amazon
E aí, qual será a sua próxima leitura?
Atualizado em 9 Ago 2021.