Por Mariana Pastore
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Quem nunca sonhou em ter um carro conversível? Filmes memoráveis como "Thelma & Louise" aproximam da realidade uma deliciosa viagem pela estrada afora com o vento lambendo os cabelos sob o Sol num céu azul. As maiores e mais luxuosas fábricas do mundo apostam nos esportivos de luxo, aperfeiçoando a cada novo lançamento o motor e o design dos veículos. O Guia da Semana separou as principais novidades e alguns modelos imbatíveis das principais marcas importados. Acompanhe a viagem!
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Um dos conversíveis mais bem sucedidos de todos os tempos é o Porsche 911, lançado em outubro de 1963. Ele evoluiu continuamente ao longo da quatro décadas de existência e transformou-se em referência de desempenho, personalidade, estilo e elegância, sem abrir mão de altos níveis de conforto e segurança. O Porsche 911 Carrera Cabriolet foi lançado à imprensa em fevereiro de 2005. As marcas de aceleração - 0 a 100 km/h - e de velocidade máxima são excelentes: 5,2 segundos e 285 km/h. O veículo é equipado com câmbio manual de seis marchas, com a opção do câmbio Triptronic S de cinco marchas. Essa superioridade é proporcionada pela integração da capota de lona com o conceito aerodinâmico do carro.
O 911 Cabriolet não apenas preenche os padrões de segurança passiva vigentes em todos os países nos quais o carro é vendido, como facilmente ultrapassa os níveis de segurança para colisões frontais, laterais e traseiras, bem como em casos de capotamento. Esta segurança é assegurada pelo monobloco extremamente rígido, barras protetoras que se levantam automaticamente caso haja perigo de capotamento e sistema de segurança dos ocupantes cuidadosamente dimensionado para as características do carro, com cintos de segurança com tensionadores e seis airbags.
Além de tudo isso, oferece alto nível de conforto. A capota conversível pode ser aberta ou fechada por meio de uma tecla no painel, inclusive com o carro em movimento - a uma velocidade de até 50 km/h. Totalmente apropriada para as mais árduas condições no inverno, a capota de lona pesa apenas 42 kg, incluindo todos os sistemas que a acompanham. Opcionalmente, pode-se adquirir também um teto rígido de alumínio pintado na cor do carro ? isto vale para todos os Porsche conversíveis, incluindo os roadsters Boxster e Boxster S. Por R$ 578,2 mil.
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Mais do que qualquer outro carro esportivo do mundo, este automóvel único personifica o roadster típico. Emociona o mundo graças a seu fascinante e esportivo dinamismo, resultado de uma síntese perfeita entre um motor de alto desempenho, um chassi e suspensão notáveis e uma variedade de recursos inovadores. E, não menos importante, o incrível design faz deste carro um item exclusivo, desejável e obrigatório. Apresentado no Salão do Automóvel de Detroit em janeiro de 2006, o BMW Z4 M Roadster é a versão ultra esportiva de alto desempenho do Z4, pelo qual tantos clientes aguardavam.
Equipado com motor de seis cilindros em linha da BMW, o veículo exibe um motor de alto desempenho inigualável no mercado de carros roadster. Em 2005, recebeu pela quinta vez consecutiva o Prêmio de Motor do Ano, reconhecido e respeitado em todo o mundo, estabelecendo um recorde nunca visto antes. Por meio de seu conceito de alta velocidade e taxas de transmissão praticamente ideais, este notável motor gera uma impulsão e desempenho enormes em todas as faixas de velocidade. Suas especificações são por si só impressionantes: seis cilindros, 3.246 cc, velocidade máxima do motor de 8.000 rpm.
A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. O conceito de motor de alta velocidade é simplesmente ideal para um carro esportivo combinado com uma taxa total de transmissão curta, já que isso possibilita a conversão da potência do motor em impulsão ótima nas rodas traseiras. Ao combinar a transmissão final do modelo M com uma caixa de câmbio manual de seis velocidades, os engenheiros da BMW M foram capazes de atender a este requisito em seu nível mais elevado. Os pontos fortes típicos desta transmissão são mudanças de marcha curtas e precisas, suprema suavidade de motorização e acionamento preciso da alavanca de câmbio com uma resposta sensível garantindo que a marcha foi engatada corretamente. Por R$ 350 mil.
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O Maserati GranSport Spyder é o complemento perfeito à linhagem do puro sangue GranSport Coupè, cujas diferenças podem ser caracterizadas pela menor distância entre eixos, de 22 centímetros, e os fatores de mais agressividade e esportividade que um conversível proporciona a seus dois ocupantes. Por conta, a conversibilidade da capota e o menor entreeixo alteram-se o valor aerodinâmico, a performance de 0-100 km/h e a velocidade final, mas muito próximos de seu "irmão" Coupè.
Nesta macchina italina vale ressalvar o seu interior - painel e console -, cujo emprego de materiais e combinação de cores foram inspirados no superesportivo MC12, que acaba conferindo mais agressividade visual, assim como os assentos, esportivos e controlados eletronicamente. O harmonioso volume da linha GranSport foi mantido na versão Spyder, ao combinar suas formas aerodinâmicas e robustez, resultado de vários testes no túnel do vento, que visou melhorar o valor Cx, agora de 0.34, um dos melhores em sua categoria. A tradicional elegância do Tridente está na grade clássica do cromo remanescente do Quattroporte. A aparência esportiva do Maserati GranSport é determinada pelas rodas 19 polegadas, inspiradas nos carros de competição do Maserati Trofeo.
Quanto à motorização, o GranSport Spyder também traz um propulsor aspirado V8, de 4.2 litros, com 400 cavalos de potência. Com isso, a velocidade máxima passou a ser de 285 Km/h. O Maserati GranSport Spyder já está disponível no Brasil somente com a transmissão Cambiocorsa, eletro-hidráulica de seis velocidades, ou seja, as mudanças são feitas por meio de hastes que ficam no volante, com opções de Normal, Sport e Automático. O habitáculo do Maserati GranSport reflete sua personalidade tanto em elegância como em funcionalidade, aliando luxo e conforto. Preço sob consulta.
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No Salão de Genebra de março de 2005, a Ferrari apresentou a versão conversível do F430 coupè, o F430 Spider, cujas características técnicas do modelo original foram mantidas. Por suas próprias configurações estéticas, sobressaem ainda mais os aspectos esportivos e a ousadia de transferir às ruas várias soluções utilizadas pela Ferrari na Fórmula 1.
Embora os conversíveis, em geral, sejam valorizados por seu design, os principais diferenciais do F430 Spider, em relação à concorrência, estão na motorização, na eletrônica embarcada e na utilização de materiais nobres, responsáveis por oferecer à linha uma das melhores relações peso/potência. O motor que equipa o modelo é o potente 4.3 litros V8 de 490 cv de potência e 47,4 kgfm de torque. Em relação ao F430 coupè, o conversível é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e a velocidade máxima ultrapassa a marca dos 310 km/h.
Ainda mais agressivo em seu visual, absorveu os carros de competição e o diferencial eletrônico que vem acoplado ao eixo traseiro, o mesmo da tração do carro. Graças a esse dispositivo, quem estiver ao volante de um F430 Spider dispõe de um controle muito maior sobre o automóvel. O Ferrari F430 Spider adota sistema de transmissão que prevê câmbio e diferencial eletrônico em um único conjunto. O câmbio pode ser de seis marchas com atuação manual ou eletrohidráulica, do tipo F1. Nesse segundo modo de atuação, os engenheiros da Ferrari conseguiram reduzir o tempo de mudança para 150 milésimos de segundo, o que se supõe ser um novo recorde para carros de produção. Preço sob consulta.
Serviço:
Via Europa
Local: Av. Europa, 110 - Jardim Europa
Fone: 3061-3300
Stuttgart Sportcar
Local: Av. Europa, 459 - Jardim Europa
Fone: 3061-9544
Autostar BMW
Local: R. Colômbia, 810 - Jardim Europa
Fone: 3061-5177
Atualizado em 10 Abr 2012.