Guia da Semana

As olheiras são um incômodo estético que afeta inúmeras pessoas pelo mundo, podendo surgir por diversos motivos, como noites mal dormidas, predisposição genética ou até mesmo ligadas a fatores relacionados à saúde.

Embora as olheiras possam parecer difíceis de tratar, existem alguns segredos podem ser colocados em prática para minimizar sua aparência.

Desde mudanças simples na rotina até tratamentos especializados, é possível suavizar o aspecto escurecido e inchado dessa área. No entanto, vale citar que entender as causas é o primeiro passo para encontrar a solução ideal para cada tipo de olheira.

Confira abaixo 4 segredos para sumir com as olheiras de uma vez por todas

1. Mantenha a pele hidratada

A hidratação é fundamental para a saúde da pele, incluindo a área dos olhos. Beber pelo menos dois litros de água por dia ajuda a manter o equilíbrio hídrico do corpo e, consequentemente, a pele mais saudável.

Além disso, o uso de séruns faciais e protetor solar garante uma hidratação profunda e protege contra o envelhecimento precoce e a formação de olheiras.

2. Aposte em compressas frias e massagens

Compressas com água gelada são ótimas para reduzir a dilatação dos vasos sanguíneos, uma das principais causas das olheiras. Aplicar gaze embebida em água fria por 15 minutos pode ajudar a diminuir o inchaço.

Complementar com massagens suaves e leves batidas na área também estimula a circulação e reduz o aspecto escurecido.

3. Garanta uma boa noite de sono

Que dormir bem é essencial para a saúde da pele você certamente já sabia. Mas sabia que é durante esse momento que o corpo se regenera e a pele recupera os nutrientes perdidos?

Assim, para prevenir olheiras, é recomendável dormir cerca de 8 horas por noite, garantindo que o corpo e a pele possam descansar e se renovar.

4. Considere tratamentos profissionais

Para olheiras mais persistentes, é preciso consultar um dermatologista, que pode avaliar a causa específica das olheiras e sugerir o tratamento mais adequado.

Por Giulia Frazão

Atualizado em 2 Out 2024.