2025 está chegando e, com ele, algumas mudanças bastante perceptivas nos estilos que estão em alta na moda e costura do mundo todo. Para o próximo ano, especialistas de moda do mundo todo vêm observado uma tendência nas principais marcas de alta costura em tecidos fluídos, leves e estampados 0 que colocam em evidência a feminilidade sem abrir mão da presença.
A exemplo disso, temos o estilo boho nos anos 1970 voltando com tudo: botas de couro, cintos largos, franjas e babados que valorizam e endeusam o corpo feminino. Para além dele, observa-se também a predominância do maximalismo, com mistura de estampas, cores e brilhos que exaltam o glamour.
Cada um desses pontos foi destacado com base nas principais tendências dos desfiles de verão das principais semanas de moda do mundo. Conheça mais alguns deles:
Curtos
Os vestidos e shorts curtos vão predominar no verão 2025. Esta tendência foi destaque no desfile Loewe, por exemplo, que trouxe modelos usando minivestidos armados completamente fora do comum. Além dela, a clássica Chanel também ressaltou o comprimento com conjuntinhos de tweed, com um casaco de crochê desconstruído e shorts curtinhos no lugar das clássicas saias lápis.
Cintura baixa
Não é surpresa que a cintura baixa tenha retornado com força nos últimos anos, trazendo de volta a tendência dos anos 2000. Para quem pensa que essa moda já teve seu auge, basta olhar para os desfiles da Stella McCartney e Chanel deste ano que mostram o oposto: ela está mais presente do que nunca e promete continuar em alta por um bom tempo.
Glamour
Marcas como Louis Vuitton em Paris, Prada em Milão e Burberry em Londres trouxeram um desfile de brilho, modernizando looks glamorosos com jaquetas utilitárias, combinando o melhor dos dois mundos.
Trabalho artesanal
A moda artesanal está em alta e conquistou as passarelas do São Paulo Fashion Week. Rendas, babados, crochê, cerâmica, cestaria, palha, bordados e aplicações estão em destaque, destacando o valor do trabalho manual.
Apesar das tendências de moda inicialmente se manifestarem nas grandes marcas de passarelas, em 2025 será possível observar estes aspectos nas principais lojas de todo o Brasil.
Veja também
Por Luíza Fernandes
Atualizado em 13 Dez 2024.