www.chanel.com |
De tempos em tempos, o mundo da moda e o dos transportes se misturam. Depois da marca esportiva PUMA criar uma coleção inteira assinada pelo piloto brasileiro da Ferrari Felipe Massa, Karl Ladgerfeld, o estilista da poderosa francesa Chanel criou uma bicicleta chiquérrima que carrega o nome da grife. Com a criação do projeto Vélib, em Paris, as bicicletas estão ganhando espaço em outras cidades da Europa e até nos EUA.
Vélib |
Mais barato que o metrô, o Vélib - contração de ´vélo´ (bicicleta) e ´liberté´ (liberdade) - foi implantado pela Câmara de Paris em meados do mês de julho, com o objetivo de diminuir a poluição, o trânsito e a lotação nos metrôs e ônibus da cidade. Colocaram à disposição dos parisienses 10 mil bicicletas de aluguel que são entregues em pontos fixos. Elas podem ser alugadas para apenas um dia, para uma semana ou mesmo com uma assinatura anual. A utilização diária custa 1 euro e a anual 39 euro. No último mês de setembro foram mais de 5 milhões de locações - mais do que o triplo do primeiro mês. Até o momento, os resultados obtidos já atingiram a meta prevista com apenas metade do sistema em funcionamento: 10.600 bicicletas e 750 estações. Os turistas também podem participar do programa, respeitando as regras e encarando o trânsito da capital francesa, o que não deve ser tão assustador para paulistanos e cariocas. Por conta da alta popularidade, Paris está atraindo representantes de outras grandes metrópoles interessados na idéia, como Londres, Chicago e Washington. A capital americana deve se tornar a primeira nos EUA a oferecer o serviço de aluguel self-service, planejado para este inverno no hemisfério norte. Os novos mercados são disputados acirradamente pelas concessionárias JC Decaux e a americana Clear Channel, que lançou a idéia em 1998. Depois de ter espalhado bikes em cidades da Suécia e Noruega, será responsável pelo serviço em Washington. Já a JC Decaux tem bicicletas em Lion, Tolousse, Marselha, Bruxelas, Sevilha, Viena, Luxemburgo, entre outras; mas sua principal conquista antes da Paris foi Barcelona. A cidade espanhola conta com o mesmo programa desde março, batizado de Bicing, que já superou todas as expectativas. |
Coco Chanel Wikipedia |
O luxo ainda possui um dispositivo anti-roubo e deve chegar às lojas em janeiro, pelo preço de 8.900 euro. No ano passado, a Armani também criou uma bicicleta com a assinatura da marca.
Atualizado em 6 Set 2011.