Guia da Semana

Foto: Divulgação

Uma das inspirações da coleção verão 2010-2011 da Fit Nina foi a tribo indígena Rio Omo, da África, que influenciou nas estampas, no uso de flores e palha em acessórios

Está chegando a estação mais quente do ano, que remete as férias escolares, praia, sol, diversão e contato com a natureza para as crianças. É nessa vibe que as marcas lançaram suas coleções de roupas infantis no maior evento do segmento, o Fashion Weekend Kids. A última edição aconteceu entre os dia 21 a 28 de agosto, no Shoping Iguatemi, em São Paulo, e mostrou várias tendências verão 2010-2011 para o guarda-roupa mirim.

A idealizadora e organizadora do evento, Ana Cury, revela que percebeu muita similaridade entre o que os adultos vão vestir e as propostas apontadas para os pequenos na passarela. "Cores fortes, tecidos navy, estampas florais e militar", são os destaques de Ana, entre as tendências mostradas na 11ª edição do Fashion Weekend Kids.

Foto: Divulgação

A PUC optou por trazer o verão para as roupas dos meninos e meninas, através de estampas florais e coloridas. A coleção traz duas temáticas: o ocenano Atlântico e a Amazônia

Natureza em alta

A PUC trouxe o clima de agitação da alta estação do verão para passarela do Fashion Weekend Kids, no dia 21 de agosto. A moda casual e praia, com uma pegada surfista, foi inspirada em duas temáticas diferentes entre si, mas similares quando convergidas para uma esfera maior, que é a natureza. "Os temas usados foi o Atlântico e a Amazônia, que representam leveza e frescor", informa a analista de produtos da PUC, Ana Paula Siewert. As peças da linha Atlântico prezam por cores mais leves, algumas pastéis, mas todas que remetem a uma atmosfera mais zen.

Já as cores vibrantes e quentes podem ser encontradas nas roupas da linha Amazônia. As estampas de folhas, flores e animais fazem referência às ricas flora e fauna dessa floresta nacional. Ana Paula revela que a grande tendência das peças da PUC é o 'visual cinquentinha', que resgata o estilo das peças usadas no final dos anos 50 e início dos anos 60 tanto para as meninas, quanto para os meninos. "Adaptamos os looks vintage e retro ao perfil infantil, sem perder sua essência", explica.

A marca de roupas infantis para meninas Fit Nina também entrou no clima da natureza em sua coleção verão 2011, mostrada no mesmo dia da PUC, no evento de moda kids. As inspirações são mais rústicas e fazem referência às cestarias, às palhas e aos trêsses, explorados com detalhes nas estampas. Esse estilo se apresenta nas peças através de alças torcidas e cruzadas, drapeados e vestidos de viscose dupla com trêsse, por exemplo.

Foto: Divulgação

A cor púrpura é a uma forte tendência nas roupas infantis, até mesmo nas dos bebês, como aparece neste macacãozinho da Zig Mundi

Cores vibrantes

Outra inspiração da Fit Nina foi a estética das tribos africanas Rio Omo e é mostrada em acessórios de flores coloridas e palhas. Para explorar essa vertente, utilizaram uma ampla palheta de cores, que predomina os tons mais fortes, como vermelho, azul-marinho e marrom. Como a ligação da marca com o estilo de vida natural é forte, não poderiam faltar os coletes, vestidos e saias com franjas, que resgatam o espírito hippie.

As cores vivas imperam também na moda bebê. A púrpura, por exemplo, é a grande tendência entre os bodys, vestidos e macacões da Zig Mundi, que veste bebês e crianças de zero a três anos. A marca não participou do Fashion Weekend Kids, mas possui destaque no mercado de acordo com seu target, por aliar conforto, tendências de moda atuais e preocupação sócio-ambiental. "Também usamos na coleção tons de mescla combinados com cores tranquilas e naturais, em referência à consciência ecológica", fala um dos sócios, e responsável pelas criações, Juliano Barros.

Ele revela que descontração deve ser o lema para os pequenos se vestirem no verão. As meninas, conservando seu estilo delicado e glamouroso, podem optar por peças mais delicadas e elaboradas, com detalhes artesanais, divertidos bordados e aplicações de brilhos. Já os meninos, vão receber uma coleção da Zig Mundi bem alegre, com detalhes esportivos e bastante listras.

Foto: Divulgação

As franjas em saias, coletes e vestidos voltaram com tudo nas peças da Fit Nina e a maior referência é o estilo hipie que está em alta

Mais sobre o evento

O Fashion Weekend Kids teve sua primeira edição em 2005 e preencheu a lacuna que faltava no segmento de moda infantil. "Após o nascimento de minhas filhas, percebi o quanto este mercado estava crescendo e merecia atenção. Por isso resolvi criar um evento que não fosse apenas de moda, mas que trouxesse emoção junto com a roupa", lembra Ana Cury.

O evento teve uma grande ascensão ao longo desses cinco anos. De quatro marcas, passaram para dez; de um final de semana de desfiles, passou para dois; o público de 800 pessoas aumentou para 7000; e, finalmente, de uma cidade, houve a expansão para mais uma este ano.

Nos dias 25 e 26 de setembro, o Fashion Weekend Kids terá sua primeira edição no Rio de Janeiro, no Copacabana Palace. "Eu e minha equipe estamos muito felizes em levar para o Rio este sucesso de São Paulo", fala Ana, que se mostra muito entusiasmada com o evento na capital carioca. Em 2011, a intenção é levar o Fashion Weekend Kids para mais duas cidades: Porto Alegre e Brasília.

Atualizado em 6 Set 2011.