No dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, data que marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Em 2024, pela primeira vez, o feriado será reconhecido em todo o Brasil, deixando de depender de leis estaduais ou municipais.
São Paulo, como sempre, destaca-se com uma programação rica e diversa, trazendo eventos e atividades que vão além da celebração: são momentos para reflexão e discussões importantes sobre o tema.
Para te ajudar a aproveitar ao máximo, o Guia da Semana preparou um roteiro com os melhores eventos na cidade durante o feriado de 20 de novembro. Não perca!
Corrida e Caminhada da Consciência 2024
Em 2024, a grande novidade é a largada e a chegada dos atletas na famosa Praça Charles Miller, no bairro do Pacaembu, em frente ao lendário Estádio do Pacaembu. Os atletas também poderão se emocionar com diversão e aprendizado no Museu do Futebol. Para visitar gratuitamente o local, basta apresentar o número de peito na bilheteria do Museu do Futebol, no dia da prova.
- Horário: largada às 7h
- Endereço: Praça Charles Miller – Pacaembu
Visitas mediadas e atividades literárias no Museu da Língua Portuguesa
No dia 20 de novembro, o Núcleo Educativo prepara a atividade Saberes Negros, na qual autoras e autores negros serão introduzidos ao público por meio “santinhos”, materiais de papel com imagens de escritores presentes no conteúdo da exposição principal do Museu. A ação vai se desenrolar no Pátio B, das 11h30 às 12h30, com entrada gratuita.
- Horário: às 11h30
- Endereço: Museu da Língua Portuguesa [Praça da Luz, s/nº - Luz]
Show Joyce Alane
A cantora pernambucana Joyce Alane embala o público na data com seu repertório autoral e hits que vêm conquistando as plataformas de streaming. A cantora leva para o palco o álbum Tudo É Minha Culpa, seu primeiro grande trabalho autoral. A apresentação é gratuita e acontece no Terraço do 3º Piso do shopping.
- Horário: às 19h
- Endereço: Shopping Vila Olímpia [Rua Olimpíadas, 360 - Vila Olímpia, São Paulo]
OCUPA MAB
O festival gratuito contará com uma feira gastronômica de sabores africanos, apresentações de danças como o Tambor de Crioula, uma roda de dança tradicional em homenagem a São Benedito, além da 7ª edição do Kiki Ball Afrodiaspórico, explorando as contribuições culturais das festividades negras ao redor do Brasil, desde tradições como o Maracatu e o Bumba Meu Boi até movimentos atuais como o Batekoo e o Afropunk.
- Horário: das 11h ás 21h
- Endereço: Museu Afro Brasil Emanuel Araújo [Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 10]
Roda Delas
O palco da Pizzaria Dona Rosa será ocupado pela Roda Delas, uma roda de samba formada inteiramente por mulheres, idealizada com o intuito potencializar o protagonismo feminino na cena musical. O grupo celebrará o Dia da Consciência Negra com muitos sambas que honram a matriz africana desse gênero musical.
- Horário: às 19h30
- Endereço: Pizzaria Dona Rosa [Rua Caminha de Amorim, 242 - Vila Jataí]
Festival Ajô Odara no Teatro Oficina
As celebrações ao Dia da Consciência Negra prometem transformar o espaço emblemático do Teatro Oficina em um quilombo de resistência e pretitude. Entre apresentações e vivências, o evento contará com remontagens dos espetáculos “Madame”, "Atotô" e “Jardim das Iyabas”, ambos pela Cia Odara, pretendendo estabelecer conexões com origens ancestrais e valores da herança cultural preta. os ingressos variam de R$5 a R$100.
- Horário: das 10h às 23h
- Endereço: Teatro Oficina [Rua Jaceguai, 520 - Bixiga]
Eliana Pittman e SP POPS Jazz Band
O espetáculo "She’s Wonderful" estreia no dia 20 de novembro no SESC 24 de Maio. Neste show especial, Eliana traz ao público canções memoráveis, unindo sua interpretação única à sofisticação do jazz. Entre as canções, destacam-se alguns dos maiores clássicos do jazz, como "S'Wonderful" e "Summertime" de George Gershwin, "My Funny Valentine" de Richard Rodgers e Lorenz Hart, "Fly Me to the Moon" de Bart Howard, e "Unforgettable" de Irving Gordon.
- Horário: às 18h
- Endereço: SESC 24 de Maio [ Rua 24 de Maio, 109 - República]
Espetáculo "Aleatório" no SESC Vila Mariana
A dramaturga britânica narra a interrupção brutal da rotina de uma família negra, trazendo à tona questões de racismo e violência urbana. A sessão do dia 20 de novembro, haverá um Bate Papo gratuito, "Racismo e Necropolítica", com Débora Silva e Thiago Amparo e mediado por Nilcéia Vicente.
- Horário: às 16h30
- Endereço: SESC Vila Mariana [Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana]
Boogie Week no Tendal da Lapa
- Horário: das 10h às 22h
- Endereço: Centro Cultural Tendal da Lapa [Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca]
Dois anos da Casa de Samba Eulália
A casa de samba que traz a força da cultura nacional por meio das rodas de samba, menu recheado de comidas típicas brasileiras e homenagem às tias baianas, mães de santo, cozinheiras e sambistas celebra 2 anos no dia 20. A programação conta com sete horas de festa, com atrações como, “3+2 da Samba e Felipe Paixão”, “Babi Hellen” e “Samba 011 e Mirim”.
- Horário: a partir das 13h
- Endereço: Eulália [Rua Cavazzola, 64 - Vila Olímpia]
Exposição Novo Poder: passabilidade
Exposição individual de Maxwell Alexandre reúne mais de 50 retratos, todos pintados a óleo sobre papel pardo, exibindo pessoas negras caminhando confiantes, ocupando todo o espaço. Maxwell propõe uma ocupação simbólica de corpos negros em locais tradicionalmente pouco receptivos a estes sujeitos, como museus e galerias de arte.
- Horário: das 10h às 18h30
- Endereço: SESC Av. Paulista [Av. Paulista, 119 - Bela Vista]
Terra de Gigantes
Idealizada a partir das memórias dos parques temáticos – trem fantasma, labirinto de espelhos, montanhas e rodas –, Terra de Gigantes propõe um jogo de proporções em que o visitante é reduzido ou ampliado diante de projeções em diferentes escalas, enquanto atualiza a visão de uma nação brasileira.
- Horário: das 10h30 às 17h30
- Endereço: SESC Casa verde [Av. Casa Verde, 327 - Jardim São Bento]
Show de Jazz no Kia Ora
Conhecido por suas noites de muita música ao vivo, o Kia Ora preparou um show especial para o Dia da Consciência Negra. A casa recebe a cantora, compositora e intérprete Joy Sales, que dá voz aos grandes hits da lenda mundial do rap Lauryn Hill. O show apresenta um repertório que vai desde o pop rock, rap jazz até o groove, trazendo versões com improvisações e algumas surpresas para o público.
- Horário: às 19h30
- Endereço: Kia Ora [ R. Dr. Eduardo de Souza Aranha, 377 - Itaim Bibi]
E aí, o que você vai fazer no feriado?
Por Sofia Zizza
Atualizado em 19 Nov 2024.