A cidade de São Paulo, a metrópole mais rica do Brasil (e a oitava cidade do mundo com o maior número de habitantes), possui lugares incríveis para todos os gostos. Não é à toa que basta uma caminhada por algumas regiões da cidade para encontrar um cartão-postal a cada esquina.
Com tantas opções para explorar, fica difícil conhecer tudo o que a cidade da garoa tem a oferecer, certo? Para te ajudar a explorar São Paulo, o Guia da Semana fez uma galeria com 25 fotos que revelam o melhor de uma dos lugares mais ecléticos do mundo:
PATEO DO COLÉGIO
O Pátio do Colégio foi a primeira construção da Cidade e também marcou seu nascimento em 25 de janeiro de 1554. O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas.
CATEDRAL DA SÉ
A Catedral da Sé está localizada no marco zero de São Paulo e é um símbolo da cidade, tanto por sua importância histórica, quanto religiosa. O início da construção foi em 1913, a inauguração se deu em 1954, mas a catedral só ganhou seu formato definitivo em 2002.
PONTE ESTAIADA
A Ponte Estaiada é um dos cartões-postais de São Paulo! Ela conta com 138 metros de altura e a estrutura liga a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Marginal Pinheiros.
AVENIDA PAULISTA
A Avenida Paulista é uma das vias mais importantes de São Paulo. Ela abriga importantes edifícios comerciais e é possível passar um dia todo conhecendo suas lojas, restaurantes e espaços culturais. Aos domingos e feriados, ela fica fechado para carros.
MASP [MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO]
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand comporta uma coleção considerada a mais importante do Hemisfério Sul. Em seu acervo, conta com nomes como Renoir, Rembrant, Botticelli, Velázquez, Ticiano, Degas e Manet em exposições permanentes temáticas extremamente interessantes.
RUA 25 DE MARÇO
A Rua 25 de março é um endereço tradicional quando o assunto é compra barata. O local oferece desde artigos decorativos a muitas bugigangas.
FEIRINHA DA LIBERDADE
A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, ou a Feirinha da Liberdade, como é conhecida, é uma manifestação de cultura brasileira que mescla as tradições dos diversos povos que compõem sua população.
ESTAÇÃO DA LUZ
Na época da República, que ficou conhecida como “café com leite”, a Estação da Luz, com sua arquitetura fascinante, era símbolo de poder dos paulistanos. Fundada em 1901, a estação recebeu muitas figuras importantes e imigrantes de origens diversas durante o século 20.
PINACOTECA DE SÃO PAULO
A Pinacoteca do Estado tem recebido as principais exposições que chegam à cidade, sem contar as mostras permanentes que ocupam os andares superiores do local.
EDIFÍCIO ALTINO ARANTES
Reinaugurado em 2018, o Edifício Altino Arantes deu lugar ao Farol Santander, espaço multicultural na cidade de São Paulo. O espaço nasce com o objetivo de atrair as pessoas para o centro da cidade e conta com diversas atrações distribuídas por 18 dos 35 andares do edifício.
COPAN
O Copan é um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo. Localizado no número 200 da Avenida Ipiranga, no centro, foi inaugurado em 1966. É um símbolo da arquitetura moderna brasileira, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
PARQUE IBIRAPUERA
O Parque do Ibirapuera é uma das áreas verdes mais visitadas da cidade. Parte do seu sucesso se dá pelo seu tamanho e a quantidade de atrações que ele abriga: são mais de 390 acres formados por jardins coloridos, construções históricas, museus, auditórios e monumentos que lhe renderam o título de Patrimônio Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.
MOSTEIRO DE SÃO BENTO
Com uma fachada de cair o queixo, a estrutura atual do Mosteiro de São Bento foi construída entre 1910 e 1912 e já hospedou até o Papa Bento XVI. A construção é uma das poucas remanescentes do estilo Beuronense, movimento artístico alemão que quase foi erradicado com a Segunda Guerra Mundial.
MUSEU DO IPIRANGA
O prédio foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 com o intuito de ser um memorial da independência do país. O museu conta com um acervo de mais de 125 mil peças, incluindo a famosa tela “Independência ou Morte”. Infelizmente, ele está fechado para restauração por tempo indeterminado.
EDIFÍCIO MARTINELLI
O Edifício Martinelli foi o primeiro arranha-céu de São Paulo, feito em concreto armado em estilo neoclássico, com 30 andares e 130 metros de altura. Pertencia a Giuseppe Martinelli, empresário ítalo-brasileiro que fez fortuna no país.
THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Construído em 1903 e inaugurado em 1911, com a ópera Hamlet, de Ambrósio Thomas, o Theatro Municipal mantém o estilo renascentista barroco, inspirado na Ópera de Paris, mesmo depois de várias reformas.
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
O CCBB é um dos lugares mais fantásticos de São Paulo. O prédio, belíssimo e localizado no charmoso centro da cidade, foi construído em 1901 e funcionou como banco até 1996. Em 2001, abriu as portas como centro cultural e, desde então, nos oferece mostras e peças incríveis.
GALERIA DO ROCK
A Galeria do Rock é o lugar perfeito para quem procura coisas diferentes e alternativas ligadas ao universo da música. As lojas apresentam vitrines criativas e produtos curiosos, que vão de miniaturas a LPs raros e de roupas a adesivos e acessórios.
CINEMATECA BRASILEIRA
A Cinemateca Brasileira foi criada em 1940 a partir do surgimento do Clube de Cinema de São Paulo. O local é responsável pela preservação da produção audiovisual do Brasil e desenvolve atividades para difundir e restaurar o acervo, que é um dos maiores da América Latina.
JARDIM BOTÂNICO
Com aproximadamente 360 mil metros quadrados de área verde, o Jardim Botânico é um dos pontos turísticos da cidade de São Paulo. Os espaços repletos de plantas nativas e exóticas são parte da reserva de Mata Atlântica, e servem como abrigo para os mais diversos tipos de animais.
MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Símbolo histórico da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal - popularmente conhecido como Mercadão - é repleto de opções de comércio e lazer. Com uma enorme variedade de produtos, desde frutas, especiarias até refeições, o local conta com quase 300 estandes e se tornou, ao longo dos anos, um característico espaço gastronômico paulistano.
PARQUE DO CARMO
Localizado em uma antiga fazenda de um rico empresário, o Parque do Carmo é considerado o segundo maior parque da capital paulista, perdendo apenas para o Parque Estadual da Cantareira. Com cerca de 6 mil árvores, entre cerejeiras e eucaliptos, lagos naturais e diversas espécies de animais.
BECO DO BATMAN
Entre as vielas do bairro da Vila Madalena, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, fica localizada uma galeria de grafite a céu aberto conhecida como Beco do Batman – próxima à estação Clínicas do Metrô.
SALA SÃO PAULO
Considerada uma das mais belas salas de concerto do mundo, a Sala São Paulo dispõe dos melhores recursos para adequação acústica às diversas formações sinfônicas e camerísticas. É também utilizada para premiações, solenidades e espetáculos de outros gêneros.
EDIFÍCIO ITÁLIA
O Edifício Itália, localizado na Avenida Ipiranga, é o segundo maior prédio da cidade de São Paulo e um dos maiores do Brasil, com 46 andares e dezenove elevadores.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 7 Mar 2022.