Os países árabes são um conjunto de estados distribuídos no norte da África e no Oriente Médio. Ao todo, são 22 países, mas aqui no Brasil predominam os libaneses e os sírios, principalmente em São Paulo. A cultura desses povos, que tiveram grande influência sobre países com os quais temos fortes laços, como Portugal e Espanha, está presente na nossa arquitetura, gastronomia e até nas nossas palavras: azeite, alface e atum são todas palavras que vieram da língua árabe.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 6 lugares em São Paulo para você conhecer melhor a cultura árabe. Confira:
25 de Março
Muita gente não sabe, mas em meio a todo o famoso caos da 25 de Março estão escondidos diversos cantinhos que guardam muito da cultura árabe. Isso porque a região recebeu muitos grupos de sírios e libaneses durante o século 19 que se estabeleceram e desenvolveram pequenos estabelecimentos. Os fãs de culinária e cultura árabe precisam dar uma volta pela 25 e descobrir as pequenas lojinhas que vendem deliciosas iguarias dessa rica gastronomia.
Empório Syrio
O Empório Syrio é, como o nome diz, um empório cheio de diversos produtos relacionados à cultura árabe. O estabelecimento foi fundado em 1924 pelo imigrante libanês Wadih Cury, que, até então trabalhando em feiras livres por São Paulo, percebeu a carência da comunidade árabe por lugares onde pudessem adquirir produtos de qualidade para a sua cozinha. Por lá, você pode encontrar frutas, especiarias, doces importados e muito mais.
Bairro do Ipiranga
O bairro do Ipiranga é famoso por muitos motivos, inclusive pelo fato de que foi ali que se estabeleceu uma importante família de imigrantes libaneses que vieram ao Brasil: os Jafet, que estiveram entre os primeiros grupos a chegar e construíram grandes mansões. A da foto é o Palácio dos Cedros, que apesar de sua estrutura renascentista, carrega inegáveis detalhes de estilos orientais e barrocos, além, é claro, dos cedros, a árvore símbolo do Líbano. Outra mansão famosa da família é o Palacete Rosa, um magnífico exemplo de arquitetura mourisca. O primeiro recebe eventos, enquanto o segundo é hoje uma residência particular, mas passear por lá para apreciá-los vale a pena.
Mesquita Brasil
Pessoas de qualquer religião são capazes de apreciar a Mesquita Brasil. Fundada em 1929 pela Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo no bairro do Cambuci, a Mesquita Brasil é o templo islâmico mais antigo de todo o Brasil. Ainda que muitos árabes não sejam muçulmanos, a importância do Islã na cultura árabe é inegável e os detalhes do edifício certamente merecem ser apreciados. Só é bom se lembrar de usar as roupas adequadas à ocasião.
Foto: Reprodução/Facebook Mesquita Brasil
Maxifour
O Maxifour é um mercado com ampla variedade de produtos de origem árabe, onde você pode encontrar desde doces e temperos a objetos decorativos. O espaço também guarda um restaurante e um café, onde é possível jantar ou só fazer um lanchinho da tarde. Os amantes de gastronomia e decoração árabe certamente precisam visitar.
Al Janiah
A maioria da comunidade árabe no Brasil descende do Líbano ou da Síria, mas o Al Janiah foi fundado por um refugiado palestino. O espaço logo cresceu e se transformou em um popular bar e centro cultural no bairro da Bela Vista, na região do Bixiga. Grande parte dos funcionários também é árabe, os pratos, árabes, são preparados por nativos e as paredes estão cheias de inscrições no alfabeto árabe ou artes dessa cultura. Além de ótima comida e drinks, o espaço organiza shows e debates - e não só relacionados ao mundo árabe.
Atualizado em 27 Dez 2018.