A Espanha é casa de um idioma apaixonante, uma cultura rica e uma gastronomia de dar água na boca. Felizmente, nossa cidade guardou bastante dos presentes dados pelos imigrantes do país ibérico e hoje os paulistanos podem apreciar um pouquinho da vida castelhana no bairro ao lado.
Pensando nos amantes de uma paella e uma bela apresentação de flamenco, o Guia da Semana listou 8 lugares para você visitar em São Paulo e se sentir na Espanha. Confira:
Instituto Cervantes
O Instituto Cervantes é uma instituição criada na própria Espanha para promover e ensinar espanhol e divulgar a cultura espanhola e dos países que falam o idioma. Na unidade em São Paulo, a casa organiza cursos, exames de proficiência e estimula atividades culturais. Vale a pena ficar atento à programação no site.
Endereço: Avenida Paulista, 2439 – Cerqueira César
Almodóvar
O bar e restaurante localizado na Rua dos Pinheiros pretendia ser apenas mais um estabelecimento especializado na gastronomia espanhola em São Paulo, mas depois de um tempo acabou optando por aplicar as técnicas e bases do país ibérico aos ingredientes brasileiros. Além das deliciosas tapas e pratos típicos, você tem a opção de apreciar uma grande variedade de drinks. Seu nome homenageia um dos maiores cineastas do país e a decoração reflete uma tradicional casa espanhola.
Endereço: Rua dos Pinheiros, 274 - Pinheiros
Foto: Reprodução/Facebook
Sancho Bar y Tapas
O bar-restaurante espanhol conta com um ambiente bem típico, no qual sobressaem-se peças de presunto cru ibérico e cartazes de touradas. Sobre o balcão, ficam espalhadas dezenas de tapas montadas sobre o pão espanhol. Há também outras opções individuais, como Rabo de Toro (pão da casa, rabada braseada no vinho tinto), Croqueta de Paella, Croqueta de Jamón, Mini pulpo confitado con páprica (mini polvo), Medallón de Solomillo con Cream Cheese e muito mais. O menu também traz diversas opções ótimas para compartilhar.
Endereço: Rua Augusta, 1415 – Consolação
MASP
Quem disse que você precisa ir até o Reina Sofia, em Madri, para ver um quadro do Picasso? O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é considerado o mais importante museu do Hemisfério Sul e conta com mais de 10 mil peças artísticas de diferentes lugares e culturas, entre elas estão obras dos maiores nomes da arte espanhola. Velázquez, Picasso, Dalí e Goya são apenas alguns dos nomes que você pode encontrar no acervo permanente do MASP.
Endereço: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
Don Curro
Inaugurado em 1958 por dois espanhóis, o restaurante tem a mais famosa paella da cidade e já recebeu dezenas de prêmios de diversas publicações e rankings de restaurantes. Além da paella em variadas receitas, incluindo uma vegeteriana, a casa também oferece as famosas tapas como entrada e outros pratos mediterrâneos.
Endereço: Rua Oscar Freire, 439 – Jardins
Paellas Pepe
A casa oferece tradicionais pratos espanhóis com muito jamón e porções enormes da deliciosa paella. Mas o que realmente o destaca dos outros são as apresentações de flamenco aos finais de semana - você vai se sentir em Sevilha sem sair do sudeste da cidade de São Paulo.
Endereço: Rua Bom Pastor, 1660 - Ipiranga
Gràcia Bar
O restaurante em Pinheiros oferece algumas boas tapas para matar a fome, mas entra mesmo na lista pelas sangrias, tradicional bebida ibérica, e pela incrível decoração ao estilo modernista catalão. Não é um Gaudí, mas dá para enganar e fingir por uma noite que você está em Barcelona.
Endereço: Rua Coropés, 87 – Pinheiros
Foto: Reprodução/Site
La Churreria
Nada é mais espanhol que o famoso churros con chocolate. A sobremesa espanhola é apreciada no café da manhã, à tarde e a à noite no país. Não faz sentido visitar a Espanha e não sentir o prazer de mergulhar um churro em uma taça quentinha de chocolate meio-amargo. A La Churreria se propõe trazer o tradicional churros espanhol para São Paulo – se não der para ir para a Espanha, vá até o Itaim Bibi.
Endereço: Avenida São Gabriel, 549 - Itaim Bibi
Atualizado em 8 Out 2018.